Publicado em 11/02/2019
Olá, pessoal. Nesse post eu vou esclarecer para vocês de forma simples e rápida a diferença entre marca e identidade visual, suas principais características, funções, exemplos e afins.
O que é marca?
A medida que a concorrência cria uma infinidade de escolhas, as empresas passam a buscar formas de estabelecer uma ligação emocional com os clientes, tornar-se insubstituíveis e desenvolver relações duradouras. Uma marca forte e bem desenvolvida se destaca em um mercado saturado. As pessoas se apaixonam pela marca, confiam e acreditam em sua superioridade. O modo como a marca é percebida pelo público afeta o seu sucesso, não importando se você é uma start-up, uma ONG ou um produto.
Esses são alguns dos pontos centrais para um bom desenvolvimento de uma marca. Ela precisa se fixar de forma positiva na mente dos consumidores, eles precisam se apaixonar por ela. Assim, o “boca a boca” ocorrerá de forma positiva e natural.
As marcas tem três funções principais:
Navegação: As marcas ajudam os consumidores na escolha final dentre uma infinidade de opções.
Segurança: As marcas precisam transmitir a qualidade do produto ou serviço e dão segurança ao cliente de que ele está tomando a decisão certa.
Envolvimento: As marcas precisam usar imagens, linguagens e associações para estimular os clientes a se identificar com elas.
Além dessas funções é interessante que a marca tenha alguns pontos de contato. Cada ponto é uma oportunidade para aumentar a consciência da marca e promover a fidelidade do cliente.
O que é identidade da marca?
A identidade da marca é tangível. Você pode vê-la, tocá-la, segura-la e observa-la se movendo. A identidade da marca alimenta o reconhecimento, amplia a diferenciação e torna grandes ideias e significados mais acessíveis. Ela reune elementos diferentes e os unifica em sistemas integrados.
A identidade da marca incorpora os elementos intangíveis como, emoção e essência, à marca.
Se você quiser aprender um pouco mais sobre como montar e criar a uma marca eu fiz um post falando sobre como faço e meu método.
Caso você precise de um bom profissional para a criação da sua marca e ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa basta entrar em contato, estarei a sua disposição.
Espero que você tenha gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.
Referência: Design de identidade da marca
Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
Saber maisFique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos
Projeto de Identidade Visual G' Atelier
Projeto de Identidade Visual Cadernos da Lina
Projeto de Identidade Visual Oito Cafés Especiais
Projeto de Identidade Visual Arqué BE
Projeto de Identidade Visual | Salzano Cocoa
Projeto de Identidade Visual | GF Produtos naturais
Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.
Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio