Publicado em 23/05/2018
Nesse artigo irei escrever um pouco sobre o processo de criação de uma marca, como algumas etapas importantes e uma ordem, que não precisa ser seguida, mas é a ordem que eu uso 🙂
Obviamente a criação de uma marca abrange muito mais estudo, conhecimento, gestalt e afins. Aqui é um guia, um resumo com a minha experiência, que pode ou não ser útil a algumas pessoas. Caso você precise de um bom designer gráfico para a sua empresa, basta entrar em contato.
E vamos ao passo a passo, começando com um gráfico com os passos do meu processo:
Por trás de quase todos os projetos de design, tanto para a criação de marca quanto para uma postagem na rede social, há um processo muito importante chamado briefing. Esse processo requer que o designer e o cliente invistam tempo e esforço mental no projeto já de início.
Assim, o briefing serve como um ponto de inspeção para avaliar o trabalho durante o processo. Funciona basicamente como base para cada etapa do processo de design, desde a geração de conceitos e realização de pesquisas até a produção de campanhas publicitárias, exposições e identidade da marca.
Eu utilizo um questionário como ponto de partida para ajudar os meus clientes a pensarem nas metas de seu projeto. Em seguida, nós, designers, utilizamos pesquisas para dar um suporte ao briefing inicial do cliente.
Combinando o briefing do cliente com as nossas pesquisas, conseguimos soluções eficazes e focadas.
Como refinar um briefing
Faça perguntas: Faça uma lista de perguntas sobre o projeto ao cliente. As respostas servirão como um primeiro rascunho de ideias. Algumas perguntas possíveis: O que torna o seu projeto diferencial? Porque você acredita que seu projeto será bem sucedido? Quem é o seu público?
Conduza a pesquisa: Conheça bem o seu cliente e o seu público. Se necessário faça pesquisas de campo. Conheça iniciativas semelhantes. O que foi feito antes? Sua descoberta se alinha com as respostas do cliente? Atualize e refine o seu briefing em resposta às suas descobertas.
Reduza o objetivo do briefing: Usando as respostas do seu cliente e sua própria pesquisa, defina a essência do projeto.
Defina a mensagem principal: Liste as principais ideias a transmitir. Discuta o briefing com o seu cliente e após isso comece a desenvolver soluções adequadas para o projeto.
É muito importante pesquisar sobre a marca. Por exemplo, para a criação de uma marca de cerveja, não adianta você ir direto para as referências de marcas. É interessante você estudar sobre como é feita, a sua origem, ingredientes e afins. Buscar imagens relacionadas, ler sobre o assunto não somente na internet, mas em livros, revistas e outros meios.
Aqui ainda não é a etapa de referências, não confunda! Essa é a próxima etapa. Aqui o objetivo é abrir o leque sobre o assunto se informando, coletando dados e ficando por dentro das suas origens para poder pesquisar sobre assuntos que tenham sentindo para a criação da sua marca. Portanto, aqui a finalidade é a descoberta, a investigação para a construção de novos conhecimentos em busca de uma base que irá servir muito para o desenvolvimento e a criação de uma marca. Nessa etapa nós nos tornamos um pesquisador!
Após coletar os dados necessários para a pesquisa é interessante filtrar esse material, analisando, interpretando e descartando o material que não interessa e deixando somente o que for útil para a criação da marca.
Nessa etapa é que iremos fazer uma pesquisa para termos referências de marcas já criadas. Mas é muito importante tomar cuidado para não se “apegar” na ideia de um outro designer. Mas onde podemos conseguir boas referências e todo o conceito da criação de uma marca? O Behance é uma ótima alternativa, talvez a minha preferida! Outra possibilidade é pesquisar o manual de marcas de algumas empresas maiores.
Essas referências vão servir como um modelo. Aqui podemos pegar referências não só para a ideia na criação da marcar, mas para a paleta de cor, tipografia, construção e afins.
A referência serve justamente para distinguirmos o nosso trabalho dos outros, mostrando como um trabalho pode nos ajudar contribuindo para a construção e criação de uma marca.
O que lhe vem a mente quando você ouve a palavra brainstorm? Com base no significado literal da palavra em inglês, muitos pensam em uma nuvem negra, com trovões, chovendo ideias.
Hoje em dia, o Brainstorming é usado em toda a parte, desde as escolas até as salas de reuniões. O Brainstorming nos ajuda a definir os problemas e gerar conceitos iniciais no começo do projeto. Esses processos podem ser listas por rescrito, esboços e diagramas. Trata-se de uma forma prática de abrir sua mente e libertar o poder das ideias inusitadas. Costumo usar aqui os pilares da marca como referência para o meu Brainstorming.
Como realizar um brainstorm em grupo?
Convoque um moderador:
O moderador serve para anotar todas as ideias que surgirem, pode ser no papel, laptop, quadro. Agrupando ideias em categorias básicas ao longo do processo. Embora seja o líder do processo ele não é necessariamente o líder da equipe. Qualquer pessoa com energia, paciência e pulso firme pode exercer essa função.
Determine um tópico:
Seu estudo será mais produtivo se você for especifico. Quanto mais restringir o tópico mais ele poderá estimular a discussão.
Anote tudo, até as bobagens:
Todos os grupos devem se sentir livres para expor suas ideias, sem censuras. Ideias inesperadas podem parecer bobas à primeira vista. Também é valido colocar as ideias chatas, pois ajudam a limpar a mente para novas ideais.
Estabeleça um limite de tempo:
As pessoas tendem a ser mais produtivas se sabem que o processo não irá durar para sempre. Objetivos estimulam pessoas a darem o seu melhor.
Dê seguimento:
Avalie as ideias no final. Peça alguém para registrar os resultados e distribui-los. Alguns resultados acabam ficando esquecidos.
Finalizado o brainstorming vamos para os rascunhos. A parte mais legal para iniciarmos a criação das ideias.
Para termos bons rascunhos e consequentemente boas ideias precisamos de um bom briefing! O briefing e as respostas dos cliente são essenciais! Então, caso o seu cliente não tenha respondido muito bem, deixou alguma pergunta em branco, volte a conversar com ele!
Nessa hora nós vamos rabiscar muito, muito e muito! Nada pode ser descartado. Serão mais de 50, 100 ideias.
Aqui nós vamos pegar todas as ideias para refletir e aproveitar somente o que for útil. Trabalhar nas possibilidades de criação. Escolher as ideias que mais tenham a ver com a marca e passar elas para o computador. Vamos trabalhar tipografias, paleta de cor, possibilidades de assinaturas, testar se ela vai funcionar em tamanhos diferentes.
Aqui é a hora de testarmos ela no meio digital, o meio em que o cliente quer ver o resultado final, que é o mais importante que você vai entregar a ele.
Nessa etapa, você já está satisfeito com a marca, mas a aprovação final quem dá é o cliente. Assim, iremos juntar tudo o que foi feito, rever todo o conceito, desde o briefing até aonde nós chegamos. Vamos nos fazer algumas perguntas, como: Eu usaria um item com essa marca? Ela está atraente? Essa tipografia está legível? Porque eu compraria alguma coisa com essa marca? O que essa marca me passa e transmite? Ela funciona bem em tamanhos reduzidos, cores contrastantes?
São algumas perguntas que ajudam a pensar se a marca tem um propósito correto no mercado, se ela está de acordo com o briefing passado pelo cliente.
Essa etapa é muito importante. Aqui nós vamos basicamente contar uma história para o nosso cliente. Vamos contar tudo, desde a pesquisa até a revisão. Como se fosse um cronograma mesmo. Vamos falar que a marca foi feita baseada no briefing que ele respondeu, vamos explicar o nosso conceito para a criação, o resultado, o impacto que ela pode gerar, a geração da paleta de cor, a escolha da tipografia, como a marca funciona em diversos materiais e fundos diferentes. Tudo isso mostrando e comprovando que a marca foi feita de forma exclusiva e diferenciada.
8º Entrega
Marca aprovada e hora mais feliz, a hora da entrega da marca! Normalmente eu junto todos os arquivos, tipografia, apresentação, marca editável, salvo em png, jpeg, e mando tudo pelo WeTransfer. Ele gera um link que fica disponível por um determinado período.
A criação de uma marca é então um processo longo e árduo que precisa de estudos e conhecimentos, portanto precisa ser valorizada e consequentemente ter um preço justo.
Caso você precise de um bom profissional para a criação da sua marca e ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa basta entrar em contato, estarei a sua disposição.
Espero que você tenha gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.
Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
Saber maisFique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos
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Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.
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