Guia rápido para criação de uma marca

Publicado em 23/05/2018

Nesse artigo irei escrever um pouco sobre o processo de criação de uma marca, como algumas etapas importantes e uma ordem, que não precisa ser seguida, mas é a ordem que eu uso 🙂

Obviamente a criação de uma marca abrange muito mais estudo, conhecimento, gestalt e afins. Aqui é um guia, um resumo com a minha experiência, que pode ou não ser útil a algumas pessoas. Caso você precise de um bom designer gráfico para a sua empresa, basta entrar em contato. 

E vamos ao passo a passo, começando com um gráfico com os passos do meu processo:

processo criação de marca 1

1º Briefing

Por trás de quase todos os projetos de design, tanto para a criação de marca quanto para uma postagem na rede social, há um processo muito importante chamado briefing. Esse processo requer que o designer e o cliente invistam tempo e esforço mental no projeto já de início.

Assim, o briefing serve como um ponto de inspeção para avaliar o trabalho durante o processo. Funciona basicamente como base para cada etapa do processo de design, desde a geração de conceitos e realização de pesquisas até a produção de campanhas publicitárias, exposições e identidade da marca.

Eu utilizo um questionário como ponto de partida para ajudar os meus clientes a pensarem nas metas de seu projeto. Em seguida, nós, designers, utilizamos pesquisas para dar um suporte ao briefing inicial do cliente.

Combinando o briefing do cliente com as nossas pesquisas, conseguimos soluções eficazes e focadas.

Como refinar um briefing

  1. Faça perguntas: Faça uma lista de perguntas sobre o projeto ao cliente. As respostas servirão como um primeiro rascunho de ideias. Algumas perguntas possíveis: O que torna o seu projeto diferencial? Porque você acredita que seu projeto será bem sucedido? Quem é o seu público?

  2. Conduza a pesquisa: Conheça bem o seu cliente e o seu público. Se necessário faça pesquisas de campo. Conheça iniciativas semelhantes. O que foi feito antes? Sua descoberta se alinha com as respostas do cliente? Atualize e refine o seu briefing em resposta às suas descobertas.

  3. Reduza o objetivo do briefing: Usando as respostas do seu cliente e sua própria pesquisa, defina a essência do projeto.

  4. Defina a mensagem principal: Liste as principais ideias a transmitir. Discuta o briefing com o seu cliente e após isso comece a desenvolver soluções adequadas para o projeto.

2º Pesquisa

É muito importante pesquisar sobre a marca. Por exemplo, para a criação de uma marca de cerveja, não adianta você ir direto para as referências de marcas. É interessante você estudar sobre como é feita, a sua origem, ingredientes e afins. Buscar imagens relacionadas, ler sobre o assunto não somente na internet, mas em livros, revistas e outros meios.

Aqui ainda não é a etapa de referências, não confunda! Essa é a próxima etapa. Aqui o objetivo é abrir o leque sobre o assunto se informando, coletando dados e ficando por dentro das suas origens para poder pesquisar sobre assuntos que tenham sentindo para a criação da sua marca. Portanto, aqui a finalidade é a descoberta, a investigação para a construção de novos conhecimentos em busca de uma base que irá servir muito para o desenvolvimento e a criação de uma marca. Nessa etapa nós nos tornamos um pesquisador!

Após coletar os dados necessários para a pesquisa é interessante filtrar esse material, analisando, interpretando e descartando o material que não interessa e deixando somente o que for útil para a criação da marca.

processo de criação de marca 2

3º Referência

Nessa etapa é que iremos fazer uma pesquisa para termos referências de marcas já criadas. Mas é muito importante tomar cuidado para não se “apegar” na ideia de um outro designer. Mas onde podemos conseguir boas referências  e todo o conceito da criação de uma marca? O Behance é uma ótima alternativa, talvez a minha preferida! Outra possibilidade é pesquisar o manual de marcas de algumas empresas maiores.

processo de criação de marca 3

Essas referências vão servir como um modelo. Aqui podemos pegar referências não só para a ideia na criação da marcar, mas para a paleta de cor, tipografia, construção e afins.

A referência serve justamente para distinguirmos o nosso trabalho dos outros, mostrando como um trabalho pode nos ajudar contribuindo para a construção e criação de uma marca.

4º Brainstorming e rascunhos

O que lhe vem a mente quando você ouve a palavra brainstorm? Com base no significado literal da palavra em inglês, muitos pensam em uma nuvem negra, com trovões, chovendo ideias.

Hoje em dia, o Brainstorming é usado em toda a parte, desde as escolas até as salas de reuniões. O Brainstorming nos ajuda a definir os problemas e gerar conceitos iniciais no começo do projeto. Esses processos podem ser listas por rescrito, esboços e diagramas. Trata-se de uma forma prática de abrir sua mente e libertar o poder das ideias inusitadas. Costumo usar aqui os pilares da marca como referência para o meu Brainstorming.

Como realizar um brainstorm em grupo?

  • Convoque um moderador: 

    O moderador serve para anotar todas as ideias que surgirem, pode ser no papel, laptop, quadro. Agrupando ideias em categorias básicas ao longo do processo. Embora seja o líder do processo ele não é necessariamente o líder da equipe. Qualquer pessoa com energia, paciência e pulso firme pode exercer essa função.

  • Determine um tópico: 

    Seu estudo será mais produtivo se você for especifico. Quanto mais restringir o tópico mais ele poderá estimular a discussão.

  • Anote tudo, até as bobagens: 

    Todos os grupos devem se sentir livres para expor suas ideias, sem censuras. Ideias inesperadas podem parecer bobas à primeira vista. Também é valido colocar as ideias chatas, pois ajudam a limpar a mente para novas ideais.

  • Estabeleça um limite de tempo: 

    As pessoas tendem a ser mais produtivas se sabem que o processo não irá durar para sempre. Objetivos estimulam pessoas a darem o seu melhor.

  • Dê seguimento: 

    Avalie as ideias no final. Peça alguém para registrar os resultados e distribui-los. Alguns resultados acabam ficando esquecidos.

processo de criação de marca 4

Finalizado o brainstorming vamos para os rascunhos. A parte mais legal para iniciarmos a criação das ideias.

Para termos bons rascunhos e consequentemente boas ideias precisamos de um bom briefing! O briefing e as respostas dos cliente são essenciais! Então, caso o seu cliente não tenha respondido muito bem, deixou alguma pergunta em branco, volte a conversar com ele!

Nessa hora nós vamos rabiscar muito, muito e muito! Nada pode ser descartado. Serão mais de 50, 100 ideias.

processo de criação de marca 5
processo de criação de marca 6

5º: Reflexão

Aqui nós vamos pegar todas as ideias para refletir e aproveitar somente o que for útil. Trabalhar nas possibilidades de criação. Escolher as ideias que mais tenham a ver com a marca e passar elas para o computador. Vamos trabalhar tipografias, paleta de cor, possibilidades de assinaturas, testar se ela vai funcionar em tamanhos diferentes.

processo de criação de marca 7

Aqui é a hora de testarmos ela no meio digital, o meio em que o cliente quer ver o resultado final, que é o mais importante que você vai entregar a ele.

6º Revisão

Nessa etapa, você já está satisfeito com a marca, mas a aprovação final quem dá é o cliente. Assim, iremos juntar tudo o que foi feito, rever todo o conceito, desde o briefing até aonde nós chegamos. Vamos nos fazer algumas perguntas, como: Eu usaria um item com essa marca? Ela está atraente? Essa tipografia está legível? Porque eu compraria alguma coisa com essa marca? O que essa marca me passa e transmite? Ela funciona bem em tamanhos reduzidos, cores contrastantes?

São algumas perguntas que ajudam a pensar se a marca tem um propósito correto no mercado, se ela está de acordo com o briefing passado pelo cliente.

7º Apresentação

Essa etapa é muito importante. Aqui nós vamos basicamente contar uma história para o nosso cliente. Vamos contar tudo, desde a pesquisa até a revisão. Como se fosse um cronograma mesmo. Vamos falar que a marca foi feita baseada no briefing que ele respondeu, vamos explicar o nosso conceito para a criação, o resultado, o impacto que ela pode gerar, a geração da paleta de cor, a escolha da tipografia, como a marca funciona em diversos materiais e fundos diferentes. Tudo isso mostrando e comprovando que a marca foi feita de forma exclusiva e diferenciada.

processo de criação de marca 8

8º Entrega

Marca aprovada e hora mais feliz, a hora da entrega da marca! Normalmente eu junto todos os arquivos, tipografia, apresentação, marca editável, salvo em png, jpeg, e mando tudo pelo WeTransfer. Ele gera um link que fica disponível por um determinado período.

A criação de uma marca é então um processo longo e árduo que precisa de estudos e conhecimentos, portanto precisa ser valorizada e consequentemente ter um preço justo.

Caso você precise de um bom profissional para a criação da sua marca e ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa basta entrar em contato, estarei a sua disposição.

Espero que você tenha gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Alguns outros posts que você pode gostar

Pri Bellafronte

Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

Saber mais

Alguns dos meus projetos

Fique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos

Projeto de Identidade Fouet

Projeto de Identidade Fouet

Projeto de Identidade Visual Efficace Imob

Projeto de Identidade Visual Efficace Imob

Projeto de Identidade Visual Cântico Café

Projeto de Identidade Visual Cântico Café

Projeto de Identidade visual Almeida Santos Advogados

Projeto de Identidade visual Almeida Santos Advogados

Projeto de Identidade Visual SML Automação e energia

Projeto de Identidade Visual SML Automação e energia

Projeto de Identidade Visual MT Summit

Projeto de Identidade Visual MT Summit

A sua empresa pode ser a próxima

Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.

Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio

© 2020 Pri Bellafronte. Todos os direitos reservados.