Estudo de caso – Construindo uma marca

Publicado em 06/01/2020

Nesse post eu vou explicar de forma resumida como eu faço a construção de uma marca. E antes de mais nada, digo que é o meu método, e não é uma regra que a ser seguida ou o melhor método para todas as situações. Mas para mim tem dado muito certo e normalmente meus clientes tem aprovado de primeira a marca que faço. O processo de construção de uma marca não é algo tão simples como muitos acham. Exige muita atenção, criatividade, originalidade e competência. Precisamos ter prática, se sentir cada vez mais seguros e passar segurança e confiança para os nossos clientes. 

O cliente pagou e ele quer resultado, ele quer uma marca que traga bons resultados para ele. E é isso que nós, designers, temos que oferecer. Temos também que administrar o fato de que o cliente muitas vezes ele já vem com uma ideia formada. Ele viu uma marca que gostou e quer uma parecida. Mas nós designers entendemos e precisamos explicar que muitas vezes aquele tipo de marca não será útil e não trará um retorno para ele. E como chegamos a esta conclusão? Pela conversa que temos com o nosso cliente e pelo briefing que ele irá responder.

4

Marca que criei para a empresa Viex – Viagens Executivas

Após conversar um pouco com o cliente, o meu primeiro passo é o envio do briefing. O briefing pra mim é uma das etapas mais importantes do processo de criação de uma marca. É através dele que nós vamos poder conhecer os nossos clientes e entender o que realmente ele quer e, principalmente, o que precisa. Precisamos fazer as perguntas certas para obtermos as respostas corretas e funcionais para a criação da marca. Caso queira olhar o meu briefing, comente nesse post que eu envio para você.

Além de um bom briefing, precisamos de boas respostas. Não adianta o cliente responder apenas: “sim, não”. Explique antes de enviar o briefing que você precisa de respostas completas, pois a criação da marca depende muito do nível de detalhe das respostas dele.

A partir do briefing, comecei a trabalhar no redesign da marca. De forma resumida o briefing final da Next Ip foi: 

  • Mensagem: Soluções em comunicação convergente e Integração de ferramentas; 

  • Adjetivos: Especialista; Objetiva; Ágil; Responsável; Integradora.

  • Quais características a marca você acha necessário ter na marca? Moderno, clean, divertida, sofisticada, popular ou conservador? Moderna e clean com sofisticação.

  • Que mensagens sua marca deve transmitir para seus clientes? Serviços completos em comunicação convergente e telefonia IP

Com as respostas do briefing em mãos fui para o papel, como sempre faço. Fiz o mapa mental e desenhei muitos, muitos e muitos esboços. Acredito que essa seja uma grande diferença nos serviços prestados atualmente. É por isso que demoramos a entregar  uma marca bem feita e bem pensada. É no rascunho que devemos estar inspirados e não ter medo de desenhar e escrever o que vier na sua mente. É aqui que as ideias começam, e não há ideia ruim!

Construindo uma marca 2

Mapa mental+rascunhos Com os rascunhos feitos, vou para o laptop. No laptop eu já tenho uma ideia mais concreta. Não é mais o momento de ficar testando e perdendo muito tempo. Dou prioridade para testar a paleta de cor, tipografia e principalmente deixar a marca alinhada e na proporção. Nunca fui de utilizar a proporção áurea regularmente, mas ultimamente tenho procurado usar e tenho gostado muito do resultado. Acredito que sempre devemos melhorar em nossas técnicas para apresentarmos o melhor resultado para o nosso cliente. 

Construindo uma marca 3

Com a marca finalizada eu monto uma apresentação para o meu cliente. Nela eu explico cada detalhe da marca e como ela foi construída. A criação da apresentação da marca é uma etapa crucial para a aprovação da marca pelo cliente. É nela que, além de explicar como ela foi criada e construída mostra como a marca se aplica e se comporta em diversos meios e em diferentes tamanhos. Acaba servindo no final como um “mini manual” da marca. Na minha apresentação eu gosto de escrever sobre a empresa, falar o que ela faz, quanto tempo tem no mercado, seus objetivos e missões. E vou fazendo uma forma de storytelling, contando toda a trajetória até chegar ao resultado final. Mostro alguns dos meus rascunhos, qual foi o conceito usado para criar a marca, a utilização dos símbolos, o que ele quer dizer e transmitir. 

Além desses detalhes eu gosto de acrescentar alguns detalhes mais técnicos, para mostrar que a marca foi pensada e não feita de qualquer jeito. Para mostrar que ela irá funcionar em diferentes tamanhos e posições. Então eu colona na apresentação, as possibilidades de assinaturas, paleta de cor, o uso da marca em fundos de cores diferentes.

Enfim, eu chego nos mockups. O legal dos mockups é você usar os que mais façam sentidos para a empresa do seu cliente. Não adianta ficar enchendo de mockup que não querem dizer nada e que o cliente nunca irá usar. Ou usar mockups genéricos, como cartão de visita, uniforme, que a maioria das empresas usam. 

Construindo uma marca 4
Construindo uma marca 5

Em resumo, para criar uma marca você precisa ter um bom briefing e, de preferência, com boas e completas respostas, fazer vários rascunhos, passar a ideia mais importante para o laptop, digitalizar e escolher a paleta de cores e tipografia. Após a marca estar pronta, montar a apresentação.

Para ver esse trabalho completo clique aqui

Se você tiver mais alguma dica, comente que acrescento no post.

Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e/ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.

Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Alguns outros posts que você pode gostar

Pri Bellafronte

Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

Saber mais

Alguns dos meus projetos

Fique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos

Projeto de Identidade Visual Cadernos da Lina

Projeto de Identidade Visual Cadernos da Lina

Projeto de Identidade Visual Cafés Muzambo

Projeto de Identidade Visual Cafés Muzambo

Projeto de Identidade Visual MT Summit

Projeto de Identidade Visual MT Summit

Projeto de Identidade Visual Ateliê Flavia Salzano

Projeto de Identidade Visual Ateliê Flavia Salzano

Projeto de Identidade Visual UnBlock

Projeto de Identidade Visual UnBlock

Projeto de Identidade Visual MJB Sofware e Soluções

Projeto de Identidade Visual MJB Sofware e Soluções

A sua empresa pode ser a próxima

Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.

Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio

© 2020 Pri Bellafronte. Todos os direitos reservados.