Publicado em 18/12/2018
Olá pessoal, tudo bem? Hoje vou falar um pouco sobre como sua empresa pode utilizar o design como uma vantagem competitiva, que pode proporcionar a ela benefícios ao atuar no mercado.
Se você quer que a sua empresa tenha destaque sobre a concorrência e se diferencie, você precisa que ela tenha um ótimo design de comunicação. Os benefícios são enormes quando uma empresa prioriza um bom design, como por exemplo, ter um design de marca e de identidade visual exclusivos, que irão trazer muito mais confiança e uma aceitação maior pelo cliente e público alvo, maior retorno financeiro, destaque e reconhecimento, além de outros benefícios. Você irá ter um custo com design para a sua empresa, mas o retorno certamente será muito maior e recompensador, criando um posicionamento claro da empresa. Ela irá ocupar um lugar na mente dos consumidores.
Muitas empresas, e principalmente as startups, na atualidade, estão investindo e aplicando em um bom design de comunicação, que consiste no planejamento e construção de mensagens visuais, em um processo que busca soluções originais e criativas para comunicar, divulgar e comercializar produtos e serviços. Acredito que esse “boom” de empreendedores tem ocorrido porque estamos passando por um momento onde as pessoas estão querendo e aprendendo a empreender mais. Entretanto, vemos o mercado massacrando muitas empresas sem foco e sem um bom design de comunicação, reduzindo a credibilidade destas empresas e, consequentemente, desvalorizando seu produto ou serviço. Isto, como consequência, não permite que a empresa coloque preços mais altos, condizentes com a qualidade do seu produto ou serviço, pois o cliente não consegue perceber esta qualidade. Ao longo deste artigo vou explicar o que é design de comunicação/visual, para que serve o design de comunicação, quais são os benefícios e vantagens que ele irá trazer para a empresa.
O design não deve ser praticado somente para grandes empresas. Os benefícios são claros para todas, principalmente para micro e pequenas empresas. O design de comunicação envolve a criação e o desenvolvimento de identidade visual, embalagens, editoração, mídia impressa e digital, anúncios e sinalização. Então, resta a pergunta: Como se constrói a identidade de uma marca? Sem nenhuma dúvida a memória é um mecanismo primordial para isso. Uma marca com impacto e inesquecível é o ponto de partida para sua empresa tenha o destaque merecido.
O que é design?
Todos nós temos percepções diferentes sobre o que seja design. Segundo Paul Rand, um grande designer americano que morreu em 1996, aos 82 anos, “Design é um conflito entre forma e conteúdo. Tudo é relativo. Design é relação. Relação entre forma e conteúdo. No momento que você cria algo estabelece uma relação boa ou ruim. Alguns não sabem, estão apenas desenhando” Se você não explicar, não será compreendido. Paul Rand, ainda complementa que design não é apenas um projeto, vai além. Projeto pode ser qualquer coisa, uma gravata pode ser um projeto e é uma definição de dicionário, assim como a estética.
O processo do design é um mistura de ações intuitivas e intencionais. E em muitos casos acaba sendo uma tarefa confusa. Acredito que design seja o desenvolvimento de técnicas para enquadrar e os problemas e gerar soluções, com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas. Embora, o design compreenda uma abordagem mais ampla, o foco deste artigo e do meu blog é design gráfico.
Portanto, design é a resolução de um problema, vindo desde a geração de ideias, chegando a sua forma, boa ou má. E durante esse processo de design podemos e devemos usar outras técnicas como o brainstorming, que consiste em uma busca implacável por ideias inovadoras que ajudem a refinar o problema.
Resumindo, design é:
Relação entre forma e conteúdo.
É mais que um projeto.
Ações intuitiva e intencionais
Gerar soluções / ideias
Resolução de um problema
Abaixo um exemplo do conceito de marca que criei para a empresa iTrue:
Partindo daí, design de comunicação visual, nada mais é do a mensagem que a sua empresa quer passar para o seu público. Seu público precisa se identificar, mostrando de forma clara seus objetivos e valores. Além disso, é importante manter um padrão visual em todos os meios de comunicação, isso irá transmitir de forma clara o que a sua empresa que passar, e como consequência você não terá um retrabalho e nem gastar mais para fazer um redesign da sua empresa. O ideal é o ter o design desde o começo.
Para que serve o design na sua empresa?
Além do que já citei, o design serve principalmente para transmitir segurança, credibilidade e profissionalismo. Ter um design de marca ruim ou amador vai fazer com que você perca muitas oportunidades boas. Você vai conseguir oportunidades, mas normalmente não serão as melhores, com clientes medianos que não querem pagar pelo valor justo. Isso não está restrito somente a criação da sua marca, isso serve para todos os demais itens de divulgação, como papelaria, embalagem, anúncio, vai depender do seu foco e do seu objetivo.
Como muitos falam, seu cartão de visita é sua porta de entrada. Hoje em dia isso vai além do cartão. Devemos estar preparados para tudo: sites, folders, vitrine de uma loja. Estas definições dependem muito do seu foco. Um bom design desde o início de sua empresa aumenta a sua entrada no mercado competitivo, agrega valor e gera um diferencial para os clientes. Lembrando que é muito importante que sua identidade esteja inserida em todos os pontos de visualização pelo cliente, seja na embalagem, email, material impresso e etc.
Portanto o design serve para:
Fixar a sua empresa/marca na mente dos clientes
Comunicação com mais eficiência
Impressão positiva
Reconhecimento e memorização
Deixa claro a sua oferta de valor
Benefícios do design para a sua empresa
Acredito que um bom design de comunicação só tenha benefícios para a sua empresa, pois é através dele que o público irá criar laços e se identificar com a sua empresa, mostrando para o seu público elementos vitais para a identificação do seu negócio. Um bom design traz originalidade, qualidade, profissionalismo, leva a repetição da compra, pois passa mais confiança. De todos os tipos de design, o design de comunicação e identidade visual, é o que irá trazer mais rápido os resultados, principalmente se for usado da forma correta, com um bom planejamento de marketing e bom uso das redes sociais e afins.
Abaixo cito alguns benefícios do design de comunicação para a sua empresa:
Aumenta a vantagem competitiva no mercado
Qualidade e profissionalismo
Melhora a experiência do consumidor
Maior efetividade nas compras
Originalidade
Adesão da marca
Retorno sobre o investimento
Reduz custos
Construção de valor
Aumenta a entrada no mercado
Assim sendo, ter um bom design será o seu diferencial com relação aos seus concorrentes. Sua empresa, com uma boa marca, transmite mais segurança e confiança para o consumidor, o que consequentemente irá gerar mais vendas e mais reconhecimento. A criação de um logotipo irá transmitir os pilares da sua empresa, ou seja, a mensagem e a sensação que ela quer passar para os seus consumidores finais.
O investimento pode parecer caro e sem muito propósito, mas é fato que as empresas que passaram a investir em um bom design de comunicação encontram-se em vantagem em número de vendas. É fundamental investir em design para a sua empresa desde o começo, pois muitas empresas não conseguem sobreviver ao primeiro ano de suas atividades. Imagine sem um bom design de comunicação. É preciso entender de uma vez por todas que design, não é gasto, e sim investimento!
Vai continuar perdendo tempo e investindo dinheiro em uma comunicação errada e falha ou vai fazer o investimento correto? Só você pode responder e correr atrás do que é melhor para o seu negócio.
Caso você precise de um bom profissional para a criação da sua marca e ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa basta entrar em contato, estarei a sua disposição.
Espero que você tenha gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.
Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
Saber maisFique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos
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Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.
Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio