Como apresentar a sua empresa para o mercado?

Publicado em 19/05/2020

Essa é uma pergunta que é raramente feita. Será que realmente é importante apresentar a sua marca / empresa para o mercado? Existe uma maneira certa ou errada? Eu acredito que sim e isso é apenas o pontapé inicial para toda a jornada de sucesso que a sua empresa terá dentro do seu ramo específico. É preciso pensar estrategicamente antes de lançar a sua marca no mercado, ver tendências e pensar se é importante ou não segui-las. Nem todas as tendências são para serem seguidas, depende muito do seu objetivo e do rumo que a sua empresa quer ter. 

Neste post nós veremos de forma simples e objetiva algumas maneiras de como lançar a sua marca no mercado e algumas estratégias de divulgação que certamente irão te ajudar.

Para tanto, antes do lançamento é interessante estipular metas, como:

  • Aumentar a consciência da marca e entendimento entre todos os funcionários

  • Construir lealdade à empresa

  • Promover a nova identidade

  • Criar uma conexão emocional

  • Influenciar positivamente a escolha e/ou comportamento de seus públicos

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 Um lançamento é uma excelente ferramenta para a uma jogada de marketing. As grandes empresas aproveitam essa oportunidade para construir consciência e valor da marca. Pequenas organizações como nós, que não temos muito investimento financeiro podemos, por exemplo, aproveitar uma oportunidade de uma nova reunião para apresentar um novo cartão de visita ou para enviar um comunicado em PDF para cada cliente, colega ou fornecedor. Isso não requer muito investimento financeiro. Outras empresas usam os canais de marketing existentes, como por exemplo, folhetos dentro dos relatórios. Circunstâncias diferentes exigem estratégia de lançamentos diferentes. 

Quando a empresa é média e tem mais funcionários, o lançamento mais importante é para os próprios funcionários da empresa. É importante que cada funcionário da empresa entenda o valor da marca e transmita esse novo sentimento para todos os colaboradores e consumidores. Portanto, para um lançamento externo, pode se fazer o seguinte:

  • Construa um momento.

  • Comunique para cada funcionário porque é importante passar o valor da marca

  • Reitere o que a marca significa

  • Diga aos funcionários por isso está sendo feito

  • Comunique o que isso significa

  • Fale sobre as metas e missões

  • Reveja o básico da identidade: Significado, valor

  • Faça os funcionários serem “embaixadores” da marca

  • Mostre exemplos concretos de como os funcionários podem viver a marca

  • Dê algo tangível, como cartão de visita, camisas.

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 Agora, para o lançamento externo, ou seja, para os consumidores finais podemos fazer da seguinte forma:

  • Escolha o momento certo para o lançamento

  • Crie mensagens consistentes

  • Produza a combinação de média correta

  • Mobilize o marketing e serviços ao consumidor

  • Foque no consumidor

  • Planeje o momento com bastante antecedência

  • Conte para os consumidores, conte de novo e conte mais uma vez sobre o lançamento.

  • Lançamento do site

Dentre as algumas medidas que já citei, anteriormente vou selecionar algumas e dar uns exemplos mais profundos e específicos:

Campanha Multimídia:

A internet transformou e mudou a forma de visibilidade da marca / empresa. Hoje uma empresa sem site ou sem uma presença online é praticamente uma empresa que não quer se destacar ou competir. Os sites estão sempre evoluindo e não podemos ficar para trás. E com um site você pode se planejar e criar um anúncio em plataformas como o Google Ads, por exemplo. Google Ads é a plataforma de anúncios e principal fonte de receita do Google. Nele, o próprio anunciante desenvolve seus anúncios e determina onde exibi-los, seja na Rede de Pesquisa, em diversos sites pela Rede de Display ou até em outros produtos como Youtube e Gmail.

E dependendo do seu público é interessante optar pelas campanhas das redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin. Uma ótima gestão de mídias sociais, com certeza irá te trazer muitos benefícios. É através das redes sociais que o consumidor tem o contato mais direto com o produto. Nele outros consumidores podem opinar sobre o produto e ter mais informação que outros consumidores compartilham.

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Reuniões na empresa

Para quem tem uma empresa com mais funcionários, uma reunião na empresa é um facilitador para transmitir o valor que a marca terá. Antes do lançamento oficial da marca, treine bastante cada funcionário independente do setor que ele atue. Procure fazer atividades de comunicação em apoio a implementação da marca, alinhar todas as ideias com cada funcionário e fazer uma estratégia de  treinamento interno para os funcionários. Dessa forma eles irão absorver bem o valor da marca.

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Camisa para colaboradores

É muito legal o funcionário vestir a camisa da empresa. Acredito que esse método transmita credibilidade, passe confiança e dê aos funcionários a sensação de serem “donos da marca”. Neste exemplo a empresa está dando algo tangível, relacionado à marca, fazendo um apelo aos sentidos dos pessoas, que podem ver e tocar. Alimenta o reconhecimento, amplia a diferenciação e torna mais acessível.

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Pintura de veículos

É um meio bem interessante dependendo do tipo de negócio que a sua empresa tem. Por exemplo, se ela faz algum tipo de entrega e está sempre na rua é um excelente meio de divulgação. Nele você pode colocar um canal para contato e adicionar de forma resumida o que a sua empresa faz, com a finalidade de captar a atenção de possíveis futuros clientes. Não costuma ser a forma mais barata e também só funciona em alguns casos, mas se no seu valer a pena, vai fundo! 

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Materiais externos de divulgação

Um exemplo bem legal e que todos já devem ter visto são as mochilas/bolsas que os entregadores de comidas usam, como o Ifood. É um ótimo custo/benefício, pois tem uma boa durabilidade e passam por vários lugares, ou seja, tem muita mais chances de muitas pessoas diferentes vêem e lembrarem. Outro exemplo do mesmo estilo e com mais materiais de divulgação é o Rappi. Além das mochilas alguns tem casaco e a própria embalagem que vem alguns produtos.

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Gifting

Essa é uma estratégia bem legal onde a empresa dá um presente para o cliente, mas essa estratégia vai muito além de somente dar um presente ou brinde. Ela cria uma experiência diferenciada e principalmente um vínculo emocional, demonstrando que você dá valor para aquela pessoa.

Divulgar a sua empresa vai além dos meios escolhidos é preciso ter uma boa estratégia e estar alinhada com a linguagem que a marca quer passar. Podemos utilizar imagens atraentes, sons, animações, folders e diferentes meios como vimos anteriormente para despertar a atenção do seu público-alvo. Mas Independente do orçamento e do escopo do projeto, um lançamento exige um plano de comunicação completo. Porém, vale ressaltar que, há ocasiões em que uma empresa prefere não chamar atenção dos seus consumidores e então decide não atuar.  

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Com algumas dessas informações você conseguirá perceber quais estão funcionando ou não e poderá se dedicar apenas aquelas que lhe trazem algum tipo de retorno. Porém é muito importante medir e observar tudo o que você fez e vai fazer para não fazer um trabalho em vão e ficar sem lucro. 

E aí? Já sabe qual é a sua melhor estratégia?

Se você tiver mais alguma dica, comente que acrescento no post.

Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e / ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.

Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

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Pri Bellafronte

Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

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