Publicado em 23/10/2018
Porque a sua empresa precisa de um bom profissional de designer gráfico? Você, empreendedor, já parou para pensar nisso, que você pode estar perdendo dinheiro e clientes? Neste post vou explicar melhor como solucionar esse problema e consequentemente trazer mais vendas e mais visibilidade para o seu negócio, seja ele físico ou online. Também irei listar algumas vantagens, dicas e principais benefícios que irá trazer, além de mostrar como uma marca pode influenciar na hora da escolha de um produto.
O que é design? E designer?
Para responder a primeira pergunta, preciso explicar o que é design e qual é a função de um designer. De forma bem resumida design é projeto. E a principal função de um designer é resolver problemas. Mas quais tipos de problemas? Pode ser problema para criar uma marca, fazer o design de um folder, de uma embalagem, produto ou até mesmo uma ilustração ou uma ideia.
E nós temos que estar aptos a resolver e pensar em qual é a melhor solução para o cliente. Por exemplo, um cliente pede a criação de um folder que será impresso com a finalidade de divulgar seus produtos. Porém o cliente tem um loja virtual. Eis a pergunta, será que ele precisa mesmo desse folder ou seria mais interessante ele pensar em outras formas de divulgar a sua marca e seus produtos? Por isso, não podemos pensar de forma restrita logo no começo do projeto. Devemos pensar no que realmente o cliente precisa e sugerir opções de soluções que sejam convenientes e apropriadas.
Para que serve uma marca?
A marca é imprescindível para quem tem algum tipo de negócio, seja ele online ou físico. Ela é um importante meio de divulgação, podendo passar, indiretamente, confiança e segurança, além de outras qualidades, e com esses diferenciais, gerar mais vendas para o seu empreendimento. Tudo isto torna o seu negócio mais visível, fixando-o na mente do consumidor.
De forma inteligente, um bom designer irá captar os pilares da marca através de um bom briefing (conjunto de perguntas que veremos mais a frente) que será respondido pelo cliente / empresa e transmitir na marca, na identidade, os principais pilares. Esses pilares podem ser passados principalmente através das cores, da forma e da tipografia.
Dicas na hora de escolher um bom profissional:
Veja se possui site, redes sociais. E se está sempre atualizado.
Veja seu portfólio com trabalhos anteriores.
Veja recomendações de clientes antigos.
O que é importante na hora de contratar um Designer? Veja algumas perguntas que podem ser feitas:
Qual é o prazo de entrega do trabalho?
Qual é a forma de pagamento?
Qual é a forma de entrega do trabalho?
Quais arquivos que vou receber?
E se eu não gostar? Tenho outras alternativas? Se sim, quantas?
Quero cancelar, como fazemos?
São algumas perguntas importantes a serem feitas e os dois precisam entrar num acordo. Uma sugestão neste sentido é o uso de um contrato. Neste contrato, ambos definirão sobre prazos, pagamento, cancelamento, entre outros, e ao final, devem entrar em acordo, validando e confirmando tudo aquilo que foi definido em conjunto neste mesmo contrato.
Então, para que preciso de um designer na minha empresa? Em que ele pode ajudar a melhorar minhas vendas?
Simples, um designer profissional, comprometido com a qualidade, irá ajudar na criação de uma identidade visual para a sua empresa. Uma marca, paleta de cores, que deverão ser usadas em todos os meios de divulgação, tanto impressos como online (folders, panfletos, cartão de visita, post para rede social, banners para site), tipografia que deverá ser usada nas mesmas condições das cores. Isto é a identidade da sua empresa, muito importante para a fixação da marca, da sua empresa na mente do consumidor final. Uma boa marca, que passe qualidade, confiança, tende a melhorar bastante a reputação da sua empresa. E assim, você passa a se destacar no seu meio.
Não importa qual seja o seu ramo, seja ele loja, dentista, médico, programador, engenheiro, biomédico, quem quer ser visto e lembrado na internet precisa de uma boa marca. Um dos maiores problemas de uma empresa é ser notado e uma boa marca irá ajudar muito nisso.
E quais os benefícios que uma identidade visual pode trazer?
Maior e melhor reconhecimento do cliente.
Melhora a reputação da sua empresa/empreendimento.
Maior confiança e segurança.
Maior credibilidade na hora da compra.
Dessa maneira, uma boa marca pode influenciar na hora da compra pelo cliente, além de passar mais segurança e confiança, aumentando assim as chances do cliente fazer uma ótima divulgação para seus amigos e familiares. Neste artigo procurei explicar da melhor forma os benefícios que um designer pode trazer para o seu negócio e provar que ele é essencial para o crescimento da sua empresa.
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Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
Saber maisFique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos
Projeto de Identidade Visual | Speciale Cafés
Projeto de Identidade Visual Arqué BE
Projeto de Identidade Visual Cadernos da Lina
Projeto de Identidade Visual MT Summit
Projeto de Identidade Visual | Salzano Cocoa
Projeto de Identidade Visual Data Lúmina
Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.
Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio