Publicado em 10/11/2021
Que tarefa mais difícil é essa. Como sabemos o quanto iremos cobrar para um futuro cliente, para que o valor justo para ambos? Será que estou cobrando barato demais e deixando de ganhar dinheiro? Ou estou cobrando caro e ninguém vai querer pagar? A verdade é que só você saberá essas respostas. Só você sabe da sua qualidade, do tempo que você leva fazendo um projeto e dos seus custos, como por exemplo, luz, programas como o pacote Adobe e outros investimentos como laptop, câmeras, cadeira, cursos, etc.
Há alguns anos, quando eu passava um orçamento, sempre me dava um frio na barriga em pensar que o cliente acharia muito caro, fora da realidade. Mas a verdade é que sempre irão existir clientes assim, uns dispostos a pagar mais e outros menos (e alguns até a não pagar). E está tudo certo! Sempre irão existir clientes para cada tipo de profissional, para cada nicho. E isso faz com que exista espaço para o profissional que está começando agora, precisa de experiência e acaba cobrando um valor mais em conta, até os profissionais mais experientes, que cobram valores mais altos.
O lucro está diretamente associado ao processo de precificação. Ao colocar algum produto ou serviço no mercado, é essencial que a empresa responsável cumpra algumas etapas para que o produto chegue ao cliente em preço competitivo, mas que isso também não afete a saúde financeira do negócio. O preço deve conter uma margem de lucro, para tornar a venda viável e interessante, ao mesmo tempo que é acessível para o público a quem ele é destinado.
Basicamente, precificação é um processo que consiste em mensurar o valor de um produto. Porém, ela não é simplesmente encontrar o preço de venda, pois possui diferentes variáveis.
Para calcular o preço de um serviço ou produto, é importante que remunere o que esteja envolvido no seu processo de fabricação, pague os custos dos materiais utilizados e ainda tenha uma representação financeira do que o produto propõe. Uma precificação equivocada pode colocar em risco a saúde de um negócio. Portanto, é essencial que no planejamento seja encontrado um valor que consiga cobrir os custos e oferecer o lucro.
Quanto você gastou para criar o projeto? Esse dado é fundamental para todos os outros passos se você quiser precificar corretamente.
Agora, é preciso visualizar as despesas da empresa, definindo gastos fixos e variáveis.
Custos variáveis: são esporádicos e dependem do volume de venda. Exemplo: papel, caneta
Custos fixos: devem ser pagos, não importando o valor do seu faturamento. Exemplo: Luz, Pacote Adobe
Ao definir uma margem para que seu negócio sobreviva, você deve respeitá-la.
Há muitos empreendedores que nunca ouviram falar em markup e ainda aqueles que confundem o termo com margem de lucro.
Margem de lucro: é a porcentagem que volta para o caixa quando todos os custos são pagos. Calcula-se subtraindo os custos do preço final do produto.
Markup: é o percentual aplicado aos produtos, ou seja, o lucro desejado.
Sabendo o que esses termos representam para seu negócio, precificar um produto se torna uma tarefa mais simples e assertiva.
Além das tabelas de preço que existem por aí, é preciso fazer uma pesquisa minuciosa dos principais concorrentes de mercado antes de precificar: quanto vendem, por quanto e para quem.
Maior controle sobre os resultados
Otimização dos processos
Aproveitamento do mercado
Liderança de produto e de qualidade
Estratégias de precificação
Foco
Custo
Diferenciação
Por fim, para evitar erros que são bastante comuns e que podem trazer diversos riscos ao seu negócio, é importante tomar conhecimento de alguns passos que não devem ser tomados.
Ainda que seja positivo para o consumidor e para a empresa conseguir ofertar um preço mais barato do que seus concorrentes, ao colocar um preço muito menor, você poderá tirar a lucratividade do seu negócio.
Bem, como podemos perceber não existe fórmula mágica e nem truque matemático para determinar o melhor preço de venda para seus produtos.
O que temos é um verdadeiro processo, que, sendo executado correta e cuidadosamente, aumenta as chances de realizar uma boa venda.
Afinal, é muito mais fácil ajustar um preço de venda quando conhecemos nossas margens e sabemos até onde podemos chegar.
Quer achar uma voz para sua marca, tem uma opinião diferente sobre o assunto ou quer compartilhar ideias sobre isso? Sou todos ouvidos!
Se você tiver mais alguma dica, comente que acrescento no post.
Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e / ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.
Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.
Fonte: Sebrae e Bling
Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
Saber maisFique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos
Projeto de Identidade Fouet
Projeto de Identidade Visual Efficace Imob
Projeto de Identidade Visual Oito Cafés Especiais
Projeto de Identidade Visual Café Trigueiro
Projeto de Identidade Visual Blocker Girl
Projeto de Identidade visual Almeida Santos Advogados
Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.
Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio