Princípios da identidade da marca

  1. Início
  2. Dicas
  3. Princípios da identidade da marca

Olá pessoal! Neste post de hoje vou falar sobre alguns princípios de identidade da marca que uso no meu dia a dia para criação. Ao criarmos uma identidade da marca devemos sempre pensar nos seguintes pontos: a visão da marca, o valor, o significado, a autenticidade, diferenciação, durabilidade, coerência, flexibilidade, comprometimento e valor. Esses itens são fundamentais para para um processo criativo responsável, independente do tamanho da empresa. Esses princípios valem para sempre, não importando qual o seu objetivo. Pode ser um lançamento de um app, redesign de uma empresa, criação de embalagens, etc.

A funcionalidade de uma marca não é o único critério para se chegar ao topo. Hoje em dia existem mais de um milhão de marcas comerciais registradas. Mas o que torna uma marca melhor do que a outra? Como definir a melhor identidade? Esses ideais não se referem a uma estática específica, sendo o design nesse caso um pré-requisito. Uma identidade da marca precisa ser audaciosa e memorável. Permite um rápido reconhecimento, tem um valor duradouro e tem sucesso em várias mídias.

No infográfico abaixo explico de forma resumida cada um dos itens fundamentais para a criação da identidade da marca.

 

  • Visão

A visão exige coragem. Grandes ideias, produtos e empresas são sustentados por pessoas que tem a capacidade de imaginar o que os outros não enxergam. O design muitas vezes defende o futuro. Muitos lideres que gastam seu tempo compartilhando suas ideias e desafios, compreendem a força para a construção de sua cultura e marca. Designers possuem a incrível capacidade de ouvir e sintetizar informações englobando todo o material.

 

  • Significado

As melhores marcas representam algo importante, como uma grande ideia, um posicionamento estratégico, valores bem definidos e destaque. Os símbolos em algumas marcas também são veículos de significado. Quanto mais usados e mais pessoas entendem o que representam, mais poderosos se tornam. São a forma de comunicação mais rápida. Por exemplo, os clientes da Apple quando veem o logo pensam em inovação e prazer. O significado impulsiona a criatividade. Para ser compreendido, comunicado e aprovado, o significado precisa de uma explicação. Todos os elementos da identidade precisam de uma estrutura lógica e um significado, além do significado evoluir com o tempo. À medida que uma empresa cresce, seu negócio pode passar por mudanças significativas., e analogamente, o significado de sua identidade de marca.

Foto: Apple

  • Autenticidade

A autenticidade refere ao autoconhecimento e à tomada de decisões coerente com eles. As organizações que sabem quem são e o que representam começam o processo de identidade de uma posição positiva. Criam marcas sustentáveis e verdadeira.  A marca deve combinar com a a missão, a história, a cultura e a personalidade. A marca da Coca-cola, foi revitalizada e a presença da marca icônica em seus produto, como em copos e caminhões trouxe a tona o simples prazer de tomar uma Coca e com isso a Coca voltou a ser uma grande empresa. Esse processo de gestão de marca deu a Coca a confiança de mais emoção e significados graças ao design audacioso.

  • Diferenciação

Existem muitas marcas hoje em dia tentando chamar nossa atenção diariamente. E dentre estas tantas opções, como escolher uma marca e não a outra? As marcas precisam mostrar a diferença e facilitar a vida dos clientes na hora de entendê-la. Seja diferente. Quando todos fizerem”zig”, faça “zag”.

Google sign

Foto: Unsplash

  • Durabilidade

As marcas transmitem confiança. E para conquistar a durabilidade é preciso se comprometer com a ideia central durante bastante tempo e a capacidade de mudanças. As marcas precisam durar muito, além da moda do momento. Isso capa para marcas que fizeram o redesign, mas mantendo a ideia central do elemento da identidade.

  • Coerência

Sempre que o cliente está usando a marca, ela deve parecer familiar e a experiência com a marca deve ser positiva. A coerência é a qualidade capaz de garantir que todas a peças se encaixem perfeitamente para o cliente. É apenas uma linha de base projetada para transmitir confiança, fidelidade e agradar o cliente. Quando a empresa tem o seu posicionamento claro e o modo que ela quer ser percebida ela possui coerência e todas as suas comunicações usam um única voz. A coerência surge a partir do entendimento das necessidades e preferências do cliente-alvo. Todos os pontos de contato são considerados experiências de marca. O uso unificado nos produtos ajuda ao cliente na comunicação na hora da escolha do serviço.

Branding

Foto: Twitter.

  • Flexibilidade

A inovação obriga as marcas a serem flexíveis. As marcas abertas a mudança, precisam ter um sistema de identidade de marcas flexíveis para aproveitar rapidamente as novas oportunidades que aparecem no mercado. Uma identidade eficaz posiciona a empresa para mudanças e para o crescimento futuro. Os instrumentos da identidade de marca estimulam a criatividade dentro de parâmetros estabelecidos e garantem que a marca sempre terá um reconhecimento imediato.

 

  • Comprometimento

A marca precisa ser protegida, preservada e cultivada para assegurar sua integridade e relevância. Gerenciar uma marca exige competência e muita disciplina. Engana-se quem pensa que acabou o trabalho com uma identidade nova. Pelo contrário, o trabalho árduo só começou.

Sebrae - Como criar e registrar a marca da sua empresa

Foto: Sebrae

  • Valor

O valor é inegável nas marcas. A identidade da marca é uma ferramenta estratégica que aproveita todas as oportunidades para construir consciência, aumentar o reconhecimento, comunicar a qualidade e exclusividade.

 

Esses são alguns dos ideais de uma marca, cada um com sua peculiaridade e funções específica. Nós, designers, somos mediadores entre o cliente e o público. Uma marca deve subentender as metas e o posicionamento do cliente a atender as necessidades. Não existe regra absoluta sobre qual é a melhor abordagem. Cada tipo de identidade tem suas vantagens e desvantagens, que dependem de um séria de fatores. No final das contas, é importante que a solução de design reaja ao problema que precisa ser resolvido.

Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e/ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.

Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Referência: Design de identidade da marca

Siga-me Facebook | Twitter | Behance

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu