O Poder do Hábito: Porque Fazemos O Que Fazemos Na Vida e Nos Negócios

  1. Início
  2. Dicas
  3. O Poder do Hábito: Porque Fazemos O Que Fazemos Na Vida e Nos Negócios

Essa semana terminei de ler o livro – O Poder do Hábito: Porque Fazemos O Que Fazemos Na Vida e Nos Negócios, do autor Charles Duhigg. Que livro bom!

No livro o autor expõe exemplos de pessoas que com simples mudanças no comportamento pode fazer toda diferença, ainda mais quando ela vira um hábito.

Para o autor, os hábitos surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço, seria impossível adquirir hábitos novos todos os dias, e por isso, uma vez aprendidos, eles jamais desaparecem de fato.

Ao se deparar com a necessidade de aprender uma nova habilidade, como um novo idioma, ou um instrumento musical, o cérebro consome uma imensidão de energia. Mas, com a prática as regiões responsáveis pela atenção e controle de esforço vão diminuindo suas atividades e passamos a funcionar no “piloto automático”. É quando adotamos a rotina. Desse modo, você terá tempo e energia para se concentrar em coisas novas que exijam o pensamento e aprendizagem.

Para chegar até a este ponto, conheça as 3 etapas do loop do hábito.

1. Gatilho: um desejo de mudança 

2. Rotina: a assiduidade

3. Recompensa: um prazer

 

Para CRIAR um hábito: Ache uma deixa simples e óbvia. Defina claramente as recompensas.

Um livro que vale muito a pena ser lido, que vai agregar conhecimento e ajudar no nosso dia a dia sermos cada vez melhor!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu