Ícone, índice, símbolo

  1. Início
  2. Dicas
  3. Ícone, índice, símbolo

A semiótica, também chamada de semiologia é o estudo de como funcionam os signos (representação de algo a que atribuímos valor, significado ou sentido). A semiótica foi criada no século XX como uma ferramenta analítica a ser utilizada por linguísticas, antropólogos e críticos. Ela serviu de base para uma variedade de tradições intelectuais, desde a filosofia e a antropologia até a crítica na literatura e na arte.

Nós designers podemos utilizar a semiótica para gerar formas significativas, bem como para estudar os signos e comunicações existentes. Por exemplo, para criar uma marca ou um sistema de ícones, os designers podem olhar para as categorias básicas de signos visuais para gerar ideias com diversos graus de abstração ou de familiaridade.

O filósofo americano Charles Peirce e seu seguidor Charles Morris identificaram três tipos básicos de signos: ícone, índice e símbolo. Um ícone (como por exemplo um desenho de uma árvore) possui semelhança física com a ideia que representa. Um índice aponta para o seu referente ou consiste em um vestígio ou impressão direta de um objeto ou evento. A sombra de uma árvore, assim como um fruto ou semente que cai no chão são índices da árvore. Signos indiciais muitas vezes sinalizam uma ação ou um processo físico. A fumaça indica fogo; os sintomas indicam doença; uma seta destaca uma determinada direção. Por fim, um símbolo é abstrato (como a palavra escrita árvore); sua forma não tem qualquer semelhança com o seu significado.

Os signos visuais muitas vezes incorporam atributos de mais de uma categoria de signo. Uma placa de banheiro feminino mostrando uma mulher de vestido é um ícone (retratando a figura humana), mas é também um índice (indicando a localização do banheiro).

Siga-me Facebook | Twitter | Behance

Ficou alguma dúvida? Basta entrar em contato, estarei a disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu