Hoje vamos fazer uma correção de cor simples e rápida no Photoshop. Estarei disponibilizando a mesma imagem para que vocês tentem fazer junto e caso tenham alguma dúvida, podem entrar em contato comigo.

Primeiro, vamos abrir a foto, no Photoshop e duplica-la. Deixamos sempre uma foto original de segurança, caso alguma coisa dê errado. Deixamos a foto original oculta.

2016-09-14-7

Vamos entrar no menu levels, apertando a tecla de atalho Ctrl+L ou Image > Adjustments > Levels:

2016-09-14-8

O modo mais correto de se usar o Levels é: segurar o ALT e arrastar o slider do lado direito, ou seja, o lado da Luz, e arrastar até aparecer uns pontinhos brancos, até “estourar a cor”. Então, pegar o conta contas branco, que é o terceiro, mais a direita, e clica em cima da cor branca, ou do ponto mais claro da foto.

Vamos fazer a mesma coisa do lado esquerdo, ou seja, o lado da sombra. Pressionar o ALT e arrastar o slider até aparecer pontos da sombra. Pegar o conta gotas preto, o primeiro, mais a esquerda, e clicar na sombra mais escura da foto.

2016-09-14-11

Já é possível notar uma diferença, porém, ainda pequena.

Agora, vamos usar o Color Balance, usando o atalho CTRL+B ou Image > Adjustments > Color Balance:

2016-09-14-13

O color balance é divido em 3 categorias: shadows (sombras), midtones (meio tons) e highlight (brilho). Deixe o item preserve luminosity marcado, assim ele preserva a luz e a sombra da foto original.

Aqui é importante estar com a janela de cor aberta. Primeiro, vamos clicar no Highlight e depois, com o conta gotas, clicar no ponto mais claro da foto.

Agora vamos para a parte mais chatinha. Na aba color (que na minha tela, está na parte direita do Photoshop), observe qual é o maior e o menor numero. O número que ficou no meio não deve ser alterado. Para ajustar você vai alterar os outros dois (o maior e o menor). Basta igualar os 3 valores. O objetivo é deixar os 3 números iguais.

Para o Highlight e Midtones, o procedimento é o mesmo. Basta fazer o ajuste no Color.

O resultado final é esse:

2016-09-14-16

E aqui, a foto original, para comparação:

corrigindo-cor

2 Comentários. Deixe novo

  • Dartagnan Valarini
    09/23/2016 5:48 pm

    Olá! Bem bacana seu texto!
    Posso complementar?

    Esses efeitos que você aplicou podem ser feitos em camadas! Com isso você não precisa duplicar a foto, já que se quiser ela original basta retirar o efeito, e além disso os efeitos ficam editáveis e você pode fazer alterações posteriores :D. Isso também acaba diminuindo o tamanho do arquivo final 😀

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu