Como definir problemas no Design gráfico?

  1. Início
  2. Branding
  3. Como definir problemas no Design gráfico?

A maioria dos projetos de design começa com um problema, como, por exemplo, melhorar um produto, criar uma marca ou ilustrar uma ideia. Nós designers, assim como os clientes, muitas vezes pensamos sobre o problema de forma restrita logo no começo, o que limita o sucesso do resultado. Um cliente que diz precisar de um novo folheto talvez tivesse resultados melhores com um site, evento promocional ou plano de marketing. Um designer que acha que o cliente precisa de uma nova marca talvez descubra que um ícone pictórico ou um novo nome funcionaria melhor para o seu público em geral.

No início do processo de design, as ideias têm pouco valor e surgem em grande quantidade, são lançadas em abundância e tratadas com desapego. Mais tarde esse mar de ideias é reduzido para manter as que têm maior chance de sucesso. Visualizar e testar cada uma das propostas conceituais viáveis consome tempo. Por isso, nós muitas vezes começamos com um período “recreativo“ de estudos, de duração indeterminada. Esse processo envolve criação de listas, esboços de imagens e o mapeamento.

Métodos como brainstorming e mapas mentais (já falado anteriormente) nos ajudam a gerar conceitos centrais, enquanto outros métodos, como entrevistas buscam esclarecer o problema, perguntando o que os cliente desejam ou o que já foi feito anteriormente. O brainstorming é a primeira etapa no processo de muitos designers e o pai de muita ferramenta de pensamento.

Porque essas técnicas são necessárias? Uma pessoa criativa não pode simplesmente se sentar e ser criativo? A maioria dos métodos de pensamento envolve realização de ideias, de forma que possam ser visualizadas e comparadas, avaliadas e compartilhadas. O pensamento não ocorre somente dentro do cérebro. E ele corre a medida que as ideias fugazes se transformam em coisas tangíveis: palavras, esboços, protótipos e propostas.

Caso você precise de um bom profissional para a criação da sua marca e ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa basta entrar em contato, estarei a sua disposição.

Espero que você tenha gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Siga-me Facebook | Twitter | Behance

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu