O que é briefing de criação?

  1. Início
  2. Branding
  3. O que é briefing de criação?

 

Por trás de quase todos os projetos de design, tanto para a criação de marca, como para uma postagem na rede social há um processo muito importante chamado de briefing. Esse processo requer que o designer e o cliente invistam tempo e esforço mental no projeto já de início.

Assim, o briefing serve como um ponto de inspeção para avaliar o trabalho durante o processo. Funciona basicamente como base para cada etapa do processo de design, desde a geração de conceitos e realização de pesquisas até a produção de campanhas publicitárias, exposições e identidade da marca.

Eu utilizo um questionário como ponto de partida para ajudar os meus clientes a pensarem nas metas de seu projeto. Em seguida, nós, designers utilizamos pesquisas para dar um suporte ao briefing inicial do cliente.

Combinando o briefing do cliente com as nossas pesquisas, conseguimos soluções eficazes e focadas.

 

Como refinar um briefing

  1. Faça perguntas: Faça uma lista de perguntas sobre o projeto ao cliente. As respostas servirão como um primeiro rascunho de ideias. Algumas perguntas possíveis: O que torna o seu projeto diferencial?, Porque você acredita que seu projeto será bem sucedido?, Quem é o seu público? Dentre outras perguntas.
  2. Conduza a pesquisa: Conheça bem o seu cliente e o seu público. Se necessário faça pesquisas de campo. Conheça iniciativas semelhantes. O que foi feito antes? Sua descoberta se alinha com as respostas do cliente? Atualize e refine o seu briefing em resposta as duas descobertas.
  3. Reduza o objetivo do briefing: Usando as respostas do seu cliente e sua própria pesquisa, defina a essência do projeto.
  4. Defina a mensagem principal: Liste as principais ideias a transmitir. Discuta o briefing com o seu cliente e após isso comece a desenvolver soluções adequadas para o projeto.

Caso você precise de um bom profissional para a criação da sua marca e ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa basta entrar em contato, estarei a sua disposição.

Espero que você tenha gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Siga-me Facebook | Twitter | Behance

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu