O que lhe vem a mente quando você ouve a palavra brainstorm? Com base no significado literal da palavra em inglês, muitos pensam em uma nuvem negra, com trovões, chovendo ideias.

 

Esse termo foi cunhado por Alex F. Osborn. Brainstorming significa atacar um problema a partir de todas as direções possíveis de uma só vez, bombardeando-o com perguntas rápidas para chegar a soluções viáveis. Osborn acreditava que até mesmo o problema mas difícil poderia ser finalmente trucidade se bombardeado por suficientes raios de pensamento. Acreditava que até mesmo as pessoas mais rígidas e presas aos hábitos poderiam se tornar imaginativas caso fossem colocadas na situação certa.

 

Hoje em dia, o Brainstorming é usado em toda a parte, desde nas escolas até nas salas de reuniões. O Brainstorming nos ajuda a defirmos os problemas e gerar conceitos iniciais no começo do projeto. Esses processos podem ser listas por rescrito, esboços e diagramas. Trata-se de uma forma prática de abrir sua mente e libertar o poder das ideias inusitadas.

 

COMO REALIZAR UM BRAINSTORM EM GRUPO

Convoque um moderador:

O moderador serve para anotar todas as ideias que surgirem, pode ser no papel, laptop, quadro. Agrupando ideias em categorias básicas ao longo do processo. Embora seja o líder do processo ele não é necessariamente o líder da equipe. Qualquer pessoa com energia, paciência e pulso firme pode exercer essa função.

 

Determine um tópico

Seu estudo será mais produtivo se você for especifico. Quanto mais restringir o tópico mais ele poderá estimular a discussão.

Anote tudo, até as bobagens

Todos os grupos devem ser sentir livres para expor suas ideias, sem censuras. Ideias inesperadas podem parecer bobas à primeira vista. Também é valido colocar as ideias chatas pois ajuda a limpar a mente para novas ideais.

Estabeleça um limite de tempo

As pessoas tendem a ser mais produtivas se sabem que o processo não irá durar para sempre. Objetivos estimulam pessoas a darem o seu melhor.

Dê seguimento

Avalie as ideias no final. Peça alguém para registrar os resultados e distribui-los. Alguns resultados acabam ficando esquecidos.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu