Princípios da identidade da marca

Publicado em 10/07/2019

Olá pessoal! Neste post de hoje vou falar sobre alguns princípios de identidade da marca que uso no meu dia a dia para criação. Ao criarmos uma identidade de marca devemos sempre pensar nos seguintes pontos: a visão da marca, o valor, o significado, a autenticidade, diferenciação, durabilidade, coerência, flexibilidade, comprometimento e valor. Esses itens são fundamentais para para um processo criativo responsável, independente do tamanho da empresa. Esses princípios valem para sempre, não importando qual o seu objetivo. Pode ser um lançamento de um app, redesign de uma empresa, criação de embalagens, etc.

A funcionalidade de uma marca não é o único critério para se chegar ao topo. Hoje em dia existem mais de um milhão de marcas comerciais registradas. Mas o que torna uma marca melhor do que a outra? Como definir a melhor identidade? Esses ideais não se referem a uma estática específica, sendo o design nesse caso um pré-requisito. Uma identidade da marca precisa ser audaciosa e memorável. Permite um rápido reconhecimento, tem um valor duradouro e tem sucesso em várias mídias.

No infográfico abaixo explico de forma resumida cada um dos itens fundamentais para a criação da identidade da marca.

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  • Visão

A visão exige coragem. Grandes ideias, produtos e empresas são sustentados por pessoas que tem a capacidade de imaginar o que os outros não enxergam. O design muitas vezes defende o futuro. Muitos lideres que gastam seu tempo compartilhando suas ideias e desafios, compreendem a força para a construção de sua cultura e marca. Designers possuem a incrível capacidade de ouvir e sintetizar informações englobando todo o material. 

  • Significado

As melhores marcas representam algo importante, como uma grande ideia, um posicionamento estratégico, valores bem definidos e destaque. Os símbolos em algumas marcas também são veículos de significado. Quanto mais usados e mais pessoas entendem o que representam, mais poderosos se tornam. São a forma de comunicação mais rápida. Por exemplo, os clientes da Apple quando veem o logo pensam em inovação e prazer. O significado impulsiona a criatividade. Para ser compreendido, comunicado e aprovado, o significado precisa de uma explicação. Todos os elementos da identidade precisam de uma estrutura lógica e um significado, além do significado evoluir com o tempo. À medida que uma empresa cresce, seu negócio pode passar por mudanças significativas., e analogamente, o significado de sua identidade de marca.

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Foto: Apple

  • Autenticidade

A autenticidade refere ao autoconhecimento e à tomada de decisões coerente com eles. As organizações que sabem quem são e o que representam começam o processo de identidade de uma posição positiva. Criam marcas sustentáveis e verdadeira.  A marca deve combinar com a a missão, a história, a cultura e a personalidade. A marca da Coca-cola, foi revitalizada e a presença da marca icônica em seus produto, como em copos e caminhões trouxe a tona o simples prazer de tomar uma Coca e com isso a Coca voltou a ser uma grande empresa. Esse processo de gestão de marca deu a Coca a confiança de mais emoção e significados graças ao design audacioso.

  • Diferenciação

Existem muitas marcas hoje em dia tentando chamar nossa atenção diariamente. E dentre estas tantas opções, como escolher uma marca e não a outra? As marcas precisam mostrar a diferença e facilitar a vida dos clientes na hora de entendê-la. Seja diferente. Quando todos fizerem”zig”, faça “zag”.

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Foto: Unsplash

  • Durabilidade

As marcas transmitem confiança. E para conquistar a durabilidade é preciso se comprometer com a ideia central durante bastante tempo e a capacidade de mudanças. As marcas precisam durar muito, além da moda do momento. Isso capa para marcas que fizeram o redesign, mas mantendo a ideia central do elemento da identidade.

  • Coerência

Sempre que o cliente está usando a marca, ela deve parecer familiar e a experiência com a marca deve ser positiva. A coerência é a qualidade capaz de garantir que todas a peças se encaixem perfeitamente para o cliente. É apenas uma linha de base projetada para transmitir confiança, fidelidade e agradar o cliente. Quando a empresa tem o seu posicionamento claro e o modo que ela quer ser percebida ela possui coerência e todas as suas comunicações usam um única voz. A coerência surge a partir do entendimento das necessidades e preferências do cliente-alvo. Todos os pontos de contato são considerados experiências de marca. O uso unificado nos produtos ajuda ao cliente na comunicação na hora da escolha do serviço.

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Foto: Twitter.

  • Flexibilidade

A inovação obriga as marcas a serem flexíveis. As marcas abertas a mudança, precisam ter um sistema de identidade de marcas flexíveis para aproveitar rapidamente as novas oportunidades que aparecem no mercado. Uma identidade eficaz posiciona a empresa para mudanças e para o crescimento futuro. Os instrumentos da identidade de marca estimulam a criatividade dentro de parâmetros estabelecidos e garantem que a marca sempre terá um reconhecimento imediato.

  • Comprometimento

A marca precisa ser protegida, preservada e cultivada para assegurar sua integridade e relevância. Gerenciar uma marca exige competência e muita disciplina. Engana-se quem pensa que acabou o trabalho com uma identidade nova. Pelo contrário, o trabalho árduo só começou.

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Foto: Sebrae

  • Valor

O valor é inegável nas marcas. A identidade da marca é uma ferramenta estratégica que aproveita todas as oportunidades para construir consciência, aumentar o reconhecimento, comunicar a qualidade e exclusividade.

Esses são alguns dos ideais de uma marca, cada um com sua peculiaridade e funções específica. Nós, designers, somos mediadores entre o cliente e o público. Uma marca deve subentender as metas e o posicionamento do cliente a atender as necessidades. Não existe regra absoluta sobre qual é a melhor abordagem. Cada tipo de identidade tem suas vantagens e desvantagens, que dependem de um séria de fatores. No final das contas, é importante que a solução de design reaja ao problema que precisa ser resolvido.

Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e/ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.

Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Referência: Design de identidade da marca

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Pri Bellafronte

Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

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