Publicado em 28/08/2019
Nos dias de hoje uma empresa sem design, é uma empresa sem vida que passa despercebida pelos seus clientes e pelos seus concorrentes. Não passa credibilidade e muito menos confiança. E o que isso pode gerar? Diminuição nas vendas, dificuldade na divulgação da empresa e até falta de motivação. Quando a empresa não transmite valor ao cliente pode ficar cada vez mais difícil de resgatar e convencer o cliente sobre o seu potencial. É necessário e fundamental investir em uma estratégia que transmita o seu real valor, mostrando o seu diferencial e o seu posicionamento em relação aos seus concorrentes. Toda a empresa precisa ter uma missão, um foco e um objetivo isso vale não apenas para uma empresa, vale para nós também. Sem foco e determinação ficamos perdidos e fazendo muitas vezes coisas sem sentido que não agregam em nada valor para a empresa. Nas imagens que usarei neste post são casos reais que eu mesma produzi e criei.
Como o design pode ajudar na sua empresa?
Design é projeto. E o design vai ajudar a guiar a sua empresa para o caminho certo. Além de desempenhar um papel importantíssimo na criação da marca e da identidade visual da sua empresa. Por exemplo, se o seu problema for o reconhecimento da sua empresa o processo de redesign da marca é o ideal. Nele será estudado o todo o processo desde a estratégia da sua empresa até a concepção da marca. Um projeto mais completo, como a identidade visual da empresa engloba a criação de papelaria e outros itens que são de extrema importância para a empresa. Se você vende um produto e acha que ele não está bom o suficiente, o design de embalagens pode ajudar a aumentar o número de vendas. A identidade da marca gera reconhecimento, aumenta a sua diferenciação dos seus concorrentes, e torna grandes ideias e empresas mais acessíveis. O importante é reconhecer que a sua empresa precisa de ajuda e procurar o profissional qualificado para melhor atender. Resumindo, o design ajuda a sua empresa a:
Se diferenciar do seus concorrentes
Se destacar no mercado
Cria e agrega valor a sua marca
Aumenta o seu poder de competição no mercado
Maior credibilidade com os seus clientes
Melhora a estratégia da sua empresa
Sabhya- Pontos de contato da empresa com o consumidor.
Como encontrar um designer que vai resolver o meu problema?
Nos dias de hoje muitas pessoas se intitulam como “designer”. Não estou aqui para criticar, mas apenas para dar dicas de como escolher um bom profissional que irá ajudar a resolver o seu problema e não a criar um problema, como plágios de marcas, marcas sem conexão com o briefing, ou seja, marcas que não condizem com oque a empresa quer passar para o seu público. Uma marca não precisa ser somente “bonitinha” ela precisa transmitir os pilares da empresa, seu foco e seu objetivo. Um bom profissional, precisa ter um portfólio. É através dele que você irá ver o seu estilo de trabalho, o seu potencial e o perfil do designer. Analisar os trabalhos anteriores, ver avaliações de clientes e o método que o designer trabalha. Um bom portfólio ajuda a diferenciar um bom profissional e com experiência e de um mau profissional ou um profissional que esteja começando. Não estou criticando os profissionais que estão começando a sua carreira e sim dos que se dizem “profissionais”. Eu também já fui iniciante, e sei como é difícil de conseguir nosso primeiro e bom cliente. Somente com o tempo, bons clientes e estudos nós conseguimos melhorar o nosso portfólio.
De um modo geral o designer precisa:
Apresentar um bom portfólio com projetos anteriores
Ver qual o foco do designer e se ele vai conseguir ajudar a resolver o seu problema
Ter um método de trabalho que ajude a resolver o problema que ele irá receber
Propor melhorias para o problema
Estudo e processo de criação da marca Sabhya
Porque preciso investir em um bom design para o meu negócio?
São inúmeras as vantagens de se ter um bom design para o seu negócio. Além de algumas que citei anteriormente posso enumerar mais algumas vantagens. Uma empresa que tem uma boa identidade visual está sem sombra de dúvidas na frente de uma empresa que não possui uma identidade visual boa e que transmita o que a empresa quer passar para o seu cliente. A empresa entende o que o consumidor quer e precisa a transmite essa mensagem através de sua marca. Ela amplia a fidelidade do cliente, exigindo determinação e disposição para investir em tal. E o principal transmitir para o cliente uma mensagem para captar aquele cliente que escolhe uma marca concorrente e não a sua. Por tanto, o design de identidade é de extrema importância para qualquer empresa seja ela pequena, startup ou uma empresa grande e já consolidada no mercado. O mundo muda, assim como nossos consumidores. Nós devemos saber agradar eles para termos um retorno. Alguns pontos positivos para ter um bom design na sua empresa:
Fidelidade do consumidor
Pontos de contato (Papelaria – cartão de visita, folder, panfleto e etc)
Gestão da marca
Visibilidade
Facilita a compra pelo consumidor
Facilita a venda
Sendo assim, um investimento constante em design é certamente recompensado com uma competitividade duradoura nesse mercado tão concorrido. Um bom profissional, vai perceber o seu problema, vai analisar o seu comportamento e vau melhorar o seu desempenho. A identidade da marca se expressa em cada ponto de contato da marca, desde um simples cartão de visita até um folder. Se trona parte da empresa, é um símbolo constante de seus valores fundamentais e de suas tradições. Precisamos reconhecer que vivemos num mundo cheio de marcas, e a nossa é apenas mais uma, mas porque não ser mais uma, com destaque? Precisamos abraçar cada oportunidade de posicionar a nossa empresa na mente dos consumidores e comunicar a ideia da marca.
Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e/ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.
Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.
Referência: Design de identidade da marca
Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
Saber maisFique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos
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Projeto de Identidade Visual Meninas Nail Design
Projeto de Identidade Visual MT Summit
Projeto de Identidade Visual Dr. Marcus Felipe de Oliveira
Projeto de Identidade Visual SML Automação e energia
Projeto de Identidade Visual | Arena 7 point
Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.
Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio