Os quatros princípios básicos de design

Publicado em 02/06/2016

Hoje vou falar um pouquinho dos 4 princípios básicos do design =)

O termo design significa projetar. É necessário que comecemos o texto deixando esse significado bem claro, pois mesmo sendo muito utilizada, a palavra design, ainda causa dúvidas sobre a sua real significância.

Quem atua nas áreas de comunicação e criação visual, por exemplo, costuma classificar os designs, ou layouts, como “bons ou ruins”, como algo que “funciona ou não funciona”, e por aí vai. O importante é termos em mente que essas afirmações não são ditas aleatoriamente, mas sim, com base nos quatro princípios do design: contraste, repetição, alinhamento e proximidade. Devido ao “olhar de águia” dos profissionais da área, são rapidamente percebidos quando negligenciados pelo criador do layout.

A utilização desses quatro princípios básicos do design é capazes de estabelecer a ordem na disposição dos elementos no layout, facilitando a sua interpretação e compreensão da mensagem.

Sempre que você for montar uma peça, seja um folder, um banner para o Facebook, um ebook, cartão de visita, qualquer peça, é muito importante ter em mente esses quatros itens:

  • Contraste:

     

    Ele evita que os elementos da página sejam semelhantes. Se os elementos da peça, como a fonte, cor, tamanho, espessura da linha, forma, não forem iguais, então você deve deixá-los bem diferentes. Normalmente ele é o mais importante atrativo visual de uma peça e faz com que o leitor pare e olhe para ela em primeiro lugar.

Um grande exemplo de design com bastante contraste é a obra de Robbie Cobb, que não apenas contrasta escuro e claro, mas também grosso e fino, para atingir um design impactante e atraente.

11Contrast 1

  • Repetição:

     

    Repita os elementos visuais do design por toda a peça, como cores, formas, texturas, fontes, conceitos gráficos. Isso aumenta a organização e fortalece a unidade.

Confira este pacote de design por Nastya Chamkina, que usa repetição para criar belas estampas. As estampas não precisam ser monótonas e floridas como aquelas cortinas velhas; elas podem ser divertidas e eficazes. Que tal, então, inserir um padrão de estampas em seu próximo design?

4Repetition 2

  • Alinhamento:

     

    Não deve ser colocado na peça de maneira solta. Todo o elemento precisa ter uma conexão visual com o outro elemento, criando assim um visual limpo, organizado, sofisticado e renovado.

 Confira o exemplo abaixo, criado por Matt Willey, e tente descobrir quantas colunas ele usou no grid deste design.

13Grid 3

  • Proximidade:

     

    Itens que são relacionados com os outros devem ser agrupados.  Quando vários itens estão próximos eles se tornam uma unidade visual em vez de diversas unidades soltas. Isso ajuda a organizar a informação, reduz a confusão visual e dá ao leitor uma estrutura clara.

Quando muito próximos, os objetos de um layout podem formar uma unidade visual e, até mesmo, construir novas imagens. Por outro lado, se não for essa a intenção, a proximidade exagerada é capaz de fazer com que um elemento atrapalhe o outro e torne o design poluído. Não haveria sentido se o nome do produto, estivesse distante de sua descrição e do seu preço. Agrupar informações facilita a leitura, organiza os elementos do design e auxilia o observador na tomada de decisões: “- Irei comprar essa piscina pois ela possui a litragem ideal para a minha casa e está com um ótimo preço. Agora vou aproveitar o solzão!”. Viu? O observador percebeu os produtos, focou na piscina, leu as descrições e comprou.

1 qllvrR AQRjTCBzlFhCe8g

Tendo esses princípios em mente, você tem a base para ter um bom design no trabalho que for desenvolver. Logicamente existem muitos pontos que designers e diretores de arte sabem explorar muito bem que valorizam mais o trabalho, porém com estes princípios o design fica mais harmonioso e de fácil entendimento da mensagem para quem estiver vendo. Bom, é isso. Uma forma bem resumida de fixar esses 4 pilares.

Se você tiver mais alguma dica, comente que acrescento no post.

Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e / ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.

Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Siga-me Facebook | Twitter | Behance

Alguns outros posts que você pode gostar

Pri Bellafronte

Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

Saber mais

Alguns dos meus projetos

Fique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos

Projeto de Identidade Visual Blocker Girl

Projeto de Identidade Visual Blocker Girl

Projeto de Identidade Visual Redesign da Joeli Carvalho | Personal Chef

Projeto de Identidade Visual Redesign da Joeli Carvalho | Personal Chef

Projeto de Identidade Visual Punix

Projeto de Identidade Visual Punix

Projeto de Identidade visual Almeida Santos Advogados

Projeto de Identidade visual Almeida Santos Advogados

Projeto de Identidade Visual Data Lúmina

Projeto de Identidade Visual Data Lúmina

Projeto de Identidade Visual Cafés Muzambo

Projeto de Identidade Visual Cafés Muzambo

A sua empresa pode ser a próxima

Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.

Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio

© 2020 Pri Bellafronte. Todos os direitos reservados.