Os quatros princípios básicos de design

Publicado em 6/2/2016

Hoje vou falar um pouquinho dos 4 princípios básicos do design =)

O termo design significa projetar. É necessário que comecemos o texto deixando esse significado bem claro, pois mesmo sendo muito utilizada, a palavra design, ainda causa dúvidas sobre a sua real significância.

Quem atua nas áreas de comunicação e criação visual, por exemplo, costuma classificar os designs, ou layouts, como “bons ou ruins”, como algo que “funciona ou não funciona”, e por aí vai. O importante é termos em mente que essas afirmações não são ditas aleatoriamente, mas sim, com base nos quatro princípios do design: contraste, repetição, alinhamento e proximidade. Devido ao “olhar de águia” dos profissionais da área, são rapidamente percebidos quando negligenciados pelo criador do layout.

A utilização desses quatro princípios básicos do design é capazes de estabelecer a ordem na disposição dos elementos no layout, facilitando a sua interpretação e compreensão da mensagem.

Sempre que você for montar uma peça, seja um folder, um banner para o Facebook, um ebook, cartão de visita, qualquer peça, é muito importante ter em mente esses quatros itens:

  • Contraste:

     

    Ele evita que os elementos da página sejam semelhantes. Se os elementos da peça, como a fonte, cor, tamanho, espessura da linha, forma, não forem iguais, então você deve deixá-los bem diferentes. Normalmente ele é o mais importante atrativo visual de uma peça e faz com que o leitor pare e olhe para ela em primeiro lugar.

Um grande exemplo de design com bastante contraste é a obra de Robbie Cobb, que não apenas contrasta escuro e claro, mas também grosso e fino, para atingir um design impactante e atraente.

  • Repetição:

     

    Repita os elementos visuais do design por toda a peça, como cores, formas, texturas, fontes, conceitos gráficos. Isso aumenta a organização e fortalece a unidade.

Confira este pacote de design por Nastya Chamkina, que usa repetição para criar belas estampas. As estampas não precisam ser monótonas e floridas como aquelas cortinas velhas; elas podem ser divertidas e eficazes. Que tal, então, inserir um padrão de estampas em seu próximo design?

  • Alinhamento:

     

    Não deve ser colocado na peça de maneira solta. Todo o elemento precisa ter uma conexão visual com o outro elemento, criando assim um visual limpo, organizado, sofisticado e renovado.

 Confira o exemplo abaixo, criado por Matt Willey, e tente descobrir quantas colunas ele usou no grid deste design.

  • Proximidade:

     

    Itens que são relacionados com os outros devem ser agrupados.  Quando vários itens estão próximos eles se tornam uma unidade visual em vez de diversas unidades soltas. Isso ajuda a organizar a informação, reduz a confusão visual e dá ao leitor uma estrutura clara.

Quando muito próximos, os objetos de um layout podem formar uma unidade visual e, até mesmo, construir novas imagens. Por outro lado, se não for essa a intenção, a proximidade exagerada é capaz de fazer com que um elemento atrapalhe o outro e torne o design poluído. Não haveria sentido se o nome do produto, estivesse distante de sua descrição e do seu preço. Agrupar informações facilita a leitura, organiza os elementos do design e auxilia o observador na tomada de decisões: “- Irei comprar essa piscina pois ela possui a litragem ideal para a minha casa e está com um ótimo preço. Agora vou aproveitar o solzão!”. Viu? O observador percebeu os produtos, focou na piscina, leu as descrições e comprou.

Tendo esses princípios em mente, você tem a base para ter um bom design no trabalho que for desenvolver. Logicamente existem muitos pontos que designers e diretores de arte sabem explorar muito bem que valorizam mais o trabalho, porém com estes princípios o design fica mais harmonioso e de fácil entendimento da mensagem para quem estiver vendo. Bom, é isso. Uma forma bem resumida de fixar esses 4 pilares.

Se você tiver mais alguma dica, comente que acrescento no post.

Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e / ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.

Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Siga-me Facebook | Twitter | Behance

Assine minha newsletter

© 2020 Pri Bellafronte. Todos os direitos reservados.