Os bastidores da criação de uma Identidade Visual

Publicado em 01/10/2022

A importância de uma boa identidade visual na estratégia de qualquer negócio deve ser vista como prioridade. Quando a estratégia é bem trabalhada, mais fácil é o processo de encantamento e conversão por parte dos clientes. Por isso, é tão fundamental ter uma para a sua empresa e mais importante ainda é a criação, o desenvolvimento dela. 

Neste artigo eu vou trazer um pouco dos bastidores de como eu trabalho para gerar um Identidade visual autêntica, com estudos e muito trabalho. Mas certamente irá trazer bons resultados para meus clientes. Nos casos em que ela é escassa ou mal desenvolvida, a realidade é dura, mas direta: ninguém (ou quase ninguém) dará a devida importância ao seu negócio, se o seu negócio está neste ponto eu posso te ajudar.

 

De uma forma resumida vamos ver as etapas que eu faço no meu processo de criação:

Imersão 

  1. Briefing

  2. Posicionamento da marca

  3. Análise dos concorrentes

  4. Propósito da marca

  5. Personalidade da marca

  

Processo criativo

No meu processo criativo eu utilizo alguns métodos que me ajudam demais 

  1. Mapa mental

  2. Rascunhos

  3. Paleta de cores

  4. Tipografia

 

Criação do logotipo 

  1. o logotipo

  2. Grid

  3. Inserindo a paleta de cor e tipografia

  4. Variações de assinatura

  5. Pattern e textura

 

Aplicações

  1. Mockups

 

Imersão

De uma forma bem resumida a imersão engloba a fase onde usamos o Google, revistas, livros com a finalidade de absorver muito conteúdo do nosso cliente. Aqui eu separo ela em etapas: 

 

Briefing

Para mim o briefing é a etapa mais importante para a criação do logotipo e da Identidade Visual. É aqui que vou descobrir e começar a processar todas as informações para um boa criação. 

O briefing são perguntas bem específicas e direcionadas para o meu cliente. Aqui eu pergunto sobre tudo, sobre os concorrentes, sobre o público alvo, missão, valores, perfil da empresa, aparência do projeto e posicionamento da marca. Gosto também de deixar um espaço para o meu cliente dizer o que ele quer.

Por exemplo, às vezes ele quer porque quer uma cor em específico, então eu deixo uma pergunta em aberto para saber. Lógico que se a cor não fizer sentido para a marca eu explico o meu ponto de vista profissional e se ainda sim ele quiser a cor eu faço o que ele pediu. Caso queira mudar, após isso eu cobrarei uma taxa extra.

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Posicionamento da marca

Posicionamento são todas as associações que o cliente tem em sua mente. É importante para a construção da marca ao longo dos anos. É como ele percebe a marca.

Envolve visibilidade e conexão com os usuários, pois somente é possível promover o posicionamento de marca se o segmento de mercado e os potenciais clientes forem devidamente compreendidos e obtiverem as respostas que almejam em suas buscas. Para toda empresa, independentemente de seu porte e nicho, uma estratégia bem-sucedida se traduz em benefícios.

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Análise dos concorrentes

Aqui eu faço um estudo dos concorrentes direto do meu cliente, com pesquisas no cenário mercadológico, observando as tendências das cores e tipografias principalmente. Para então fazer uma análise final dando o meu ponto de vista do que pode mudar ou não.

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Propósito da marca

 

O propósito de uma marca é o motivo pelo qual ela foi criada. Ou seja, é aquilo que a empresa quer transparecer ao mundo, é a sua essência. Essa essência deve ser percebida pelo cliente que vai ter contato com seu produto/serviços. Assim, o propósito deve ser o item mais relevante para guiar as ações da empresa. Somente dessa forma, os clientes poderão ter uma confiança maior nas ações tomadas pela marca.

Eu sempre gosto de fazer 3 perguntas:

  1. O que a empresa faz?

  2. Como você faz?

  3. Por que você faz?

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Personalidade da marca

São as possibilidades de tradução que podemos tirar do briefing a passar para a Identidade visual. Esses atributos servem para explorar cores, tipografia, a própria personalidade da marca e qual a expressão que ela quer transmitir para seus clientes. Se é uma marca séria ou descontraída, exclusivo ou inclusivo, convencional ou rebelde, autoritário ou rebelde, maduro e clássico ou jovem e inovador.

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Processo criativo

No meu processo criativo eu utilizo alguns métodos que me ajudam na hora que estou fazendo a criação de algum projeto. 

Mapa mental

Para alcançar e interpretar os conceitos por trás da marca, fiz uso do mapa mental.

Através do mapa mental, busco relações entre as coincidências dos conceitos relacionados ao projeto. Essas coincidências apontam a direção e reforçam o significado por trás da marca.

Mapa mental é um diagrama confeccionado a partir de uma ideia central, que vai se ampliando em variados ramos. Cada uma dessas ramificações são desdobramentos do conceito inicial. Elementos relacionados somados à base do briefing nos levaram a linha de interpretação através do mapa mental.

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Rascunhos

Com base no briefing, nos estudos que foram feitos e também através do mapa mental eu já consigo esboçar algumas ideias. Aqui são trabalhas muitas ideias e as mais diversas possíveis até chegar numa solução final que englobe todos os pilares que foram definidos nas etapas anteriores.  

O legal é não descartar nenhuma ideia, vai que no final a gente consegue aproveitar?

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Paleta de cores

Na paleta de cores eu procuro sempre explicar o porque foi escolhida a cor para que o cliente possa entender da melhor forma qual o objetivo de cada uma. Faço uso também das psicologia das cores que ajudam muito no conceito. 

Além de deixar mostrar qual a cor será mais predominante na Identidade Visual. 

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Tipografia

A tipografia é o principal elemento comunicador. Sua relevância é tão fundamental quanto as imagens, as cores, a diagramação e toda a identidade visual de uma marca. Aqui eu ofereço uma tipografia principal e uma de apoio para serem utilizadas nas redes sociais e em papelarias. 

O logotipo normalmente eu entrego em curvas, ou seja, ele não poderá ser modificado. 

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Criação do logotipo

Passando pelas etapas da imersão e do processo criativo é hora de passarmos a nossa ideia final para o laptop, vamos vetorizar e torná-la digital para que possa ser utilizada em diversos meios. Eu uso o Adobe Illustrator para vetorizar.

 

O logotipo

Trazer uma ideia do papel para o meio digital às vezes pode ser muito frustrante. Por vários motivos como, não ficar exatamente o que você esperava, demorar mais que o esperado e não saber utilizar a ferramenta.

O que recomendo é ter bastante paciência, tempo e procurar treinar o software, principalmente as teclas de atalho.

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Grid

Na maioria dos meus projetos eu procuro utilizar grid para deixar o logotipo o mais proporcional possível.

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Inserindo a paleta de cor e tipografia

Hora de juntar a paleta de cor escolhida e as tipografias tanto a principal como a de apoio. 

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Variações de assinatura

A marca pode apresentar diversas opções de assinatura. Eu gosto de oferecer a versão principal e versões de apoio. Acho bem interessante oferecer vários tipos de assinatura, pois em cada momento o seu cliente poderá utilizar uma.

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Pattern e textura

O pattern e ou textura são elementos que irão acompanhar a Identidade visual. Eles podem ser usados em embalagens, redes sociais e etc.

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Aplicações

A ambientação traz os elementos da marca para inspirar e transmitir os valores da empresa de forma dinâmica e alegre. E podemos representar através de mockups.

Mockups

Onde a magia acontece. Aqui a marca e a Identidade Visual são representados através de mockups com o intuito de provar que a marca funcionou bem.

 

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Esse é todo o processo para a criação de uma Identidade visual. Vamos valorizar o trabalho de um bom profissional?

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Pri Bellafronte

Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

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