O que é e para que serve um manual da marca?

Publicado em 7/21/2020

O manual da marca é um documento que vai servir de parâmetro para que a marca não seja mau usada futuramente, por exemplo, por agência de marketing ou por outro designers. A agência ou o designer pega o manual para ler e a partir dele, eles sabem como a marca poderá ser aplicada da forma mais correta. Desse modo, a  agência vai usar a marca de forma consistente nos materiais que ela precisar construir e criar.

Uma marca que não é usada de modo consistente perde valor de investimento e perde a confiança dos seus clientes. Porque terão erros de aplicação, cores, tipografias e diversos fatores que vão estragar a veiculação da marca de maneira consistente ao longo dos anos. 

Por tanto, a função do manual da marca é que a marca seja usada de modo consistente, do modo correto. Além, de ser fácil de se entender.

O manual de marca, além de técnico, é um documento que se aprofunda bastante no que a empresa é para o mercado, mas também sobre quais valores baseiam sua atuação. Ao desenvolver uma estratégia de branding que vai trabalhar a imagem da empresa, por exemplo, é importante ter como ponto de partida sua história, seus valores e sua personalidade na relação com o público.

O manual da marca educa e constrói a consciência da marca.

O manual de marca cumpre um importante papel quando se fala em marketing e publicidade. No desenvolvimento de uma campanha, ele é um dos documentos que precisa estar à disposição dos envolvidos — desde o planejamento até a execução. 

A visão da empresa e o significado da marca precisam de um veículo de comunicação acessível, portátil e pessoal. Os elementos do sistema de Identidade de marcas dependem de um conjunto inteligente de padronização e diretrizes.Padrões bons e sólidos economizam tempo e dinheiro. O tamanho da empresa determina a profundidade e a amplitude do conteúdo. 

Veja alguns itens importantes que precisam estar no manual da marca:

  • Valores, história e brand voice

  • Conceito do logotipo e suas aplicações

  • Paleta de cores da marca

  • Paleta de cores da marca

  • Elementos gráficos

  • Tipografia

  • Área de interferência (Área de segurança) 

  • Potencial de redução

  • Proibição da marca

  • Variação da marca

  • Conclusão

  • Agradecimento

Quem terá acesso ao Manual?

O controle e a integridade do manual da marca é acessível para todos os participantes internos e externos responsáveis pela comunicação da marca. Os manuais estão cada vez mais fáceis de produzir e de ser acessados, podendo ter uma versão online, impressa, em formulários, PDF.

Aderir e utilizar o manual da marca por todos os envolvidos exige disciplina e vigilância. A adesão economiza tempo, dinheiro e frustrações com a marca, além de ajudar a construir a marca e o nome da empresa de forma sólida e consciente. 

Para resumir

O Manual da Marca é um conjunto de informações que estabelecem a essência e a cultura da marca, e visam guiar o padrão da comunicação corporativa.

É a principal ferramenta do processo de gestão de marca ou branding. Deve ser do conhecimento de todos os colaboradores e parceiros. Por isto, deve ser de fácil acesso, pois seu uso pode ser necessário no dia a dia.

Abaixo deixo o exemplo de um manual que criei para empresa Next ip.

https://drive.google.com/file/d/1964ioMGH2OsxvhGmyBNKgL2fkSPXu51n/view?usp=sharing

Quer acrescentar mais alguma informação?  Tem uma opinião diferente sobre o assunto ou quer compartilhar ideias sobre isso? Sou todo ouvidos!

Se você tiver mais alguma dica, comente que acrescento no post.

Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e / ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.

Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Siga-me Facebook | Twitter | Behance

Assine minha newsletter

© 2020 Pri Bellafronte. Todos os direitos reservados.