Publicado em 21/07/2020
O manual da marca é um documento que vai servir de parâmetro para que a marca não seja mau usada futuramente, por exemplo, por agência de marketing ou por outro designers. A agência ou o designer pega o manual para ler e a partir dele, eles sabem como a marca poderá ser aplicada da forma mais correta. Desse modo, a agência vai usar a marca de forma consistente nos materiais que ela precisar construir e criar.
Uma marca que não é usada de modo consistente perde valor de investimento e perde a confiança dos seus clientes. Porque terão erros de aplicação, cores, tipografias e diversos fatores que vão estragar a veiculação da marca de maneira consistente ao longo dos anos.
Por tanto, a função do manual da marca é que a marca seja usada de modo consistente, do modo correto. Além, de ser fácil de se entender.
O manual de marca, além de técnico, é um documento que se aprofunda bastante no que a empresa é para o mercado, mas também sobre quais valores baseiam sua atuação. Ao desenvolver uma estratégia de branding que vai trabalhar a imagem da empresa, por exemplo, é importante ter como ponto de partida sua história, seus valores e sua personalidade na relação com o público.
O manual de marca cumpre um importante papel quando se fala em marketing e publicidade. No desenvolvimento de uma campanha, ele é um dos documentos que precisa estar à disposição dos envolvidos — desde o planejamento até a execução.
A visão da empresa e o significado da marca precisam de um veículo de comunicação acessível, portátil e pessoal. Os elementos do sistema de Identidade de marcas dependem de um conjunto inteligente de padronização e diretrizes.Padrões bons e sólidos economizam tempo e dinheiro. O tamanho da empresa determina a profundidade e a amplitude do conteúdo.
Veja alguns itens importantes que precisam estar no manual da marca:
Valores, história e brand voice
Conceito do logotipo e suas aplicações
Paleta de cores da marca
Paleta de cores da marca
Elementos gráficos
Tipografia
Área de interferência (Área de segurança)
Potencial de redução
Proibição da marca
Variação da marca
Conclusão
Agradecimento
O controle e a integridade do manual da marca é acessível para todos os participantes internos e externos responsáveis pela comunicação da marca. Os manuais estão cada vez mais fáceis de produzir e de ser acessados, podendo ter uma versão online, impressa, em formulários, PDF.
Aderir e utilizar o manual da marca por todos os envolvidos exige disciplina e vigilância. A adesão economiza tempo, dinheiro e frustrações com a marca, além de ajudar a construir a marca e o nome da empresa de forma sólida e consciente.
O Manual da Marca é um conjunto de informações que estabelecem a essência e a cultura da marca, e visam guiar o padrão da comunicação corporativa.
É a principal ferramenta do processo de gestão de marca ou branding. Deve ser do conhecimento de todos os colaboradores e parceiros. Por isto, deve ser de fácil acesso, pois seu uso pode ser necessário no dia a dia.
Abaixo deixo o exemplo de um manual que criei para empresa Next ip.
https://drive.google.com/file/d/1964ioMGH2OsxvhGmyBNKgL2fkSPXu51n/view?usp=sharing
Quer acrescentar mais alguma informação? Tem uma opinião diferente sobre o assunto ou quer compartilhar ideias sobre isso? Sou todo ouvidos!
Se você tiver mais alguma dica, comente que acrescento no post.
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Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
Saber maisFique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos
Projeto de Identidade Visual | Revela
Projeto de Identidade Visual Efficace Imob
Projeto de Identidade Visual | Marilene Ramaldes
Projeto de Identidade Visual Juliana Salgado | Dermatologista
Projeto de Identidade Fouet
Projeto de Identidade Visual | Speciale Cafés
Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.
Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio