O que é e para que serve um manual da marca?

Publicado em 21/07/2020

O manual da marca é um documento que vai servir de parâmetro para que a marca não seja mau usada futuramente, por exemplo, por agência de marketing ou por outro designers. A agência ou o designer pega o manual para ler e a partir dele, eles sabem como a marca poderá ser aplicada da forma mais correta. Desse modo, a  agência vai usar a marca de forma consistente nos materiais que ela precisar construir e criar.

Uma marca que não é usada de modo consistente perde valor de investimento e perde a confiança dos seus clientes. Porque terão erros de aplicação, cores, tipografias e diversos fatores que vão estragar a veiculação da marca de maneira consistente ao longo dos anos. 

Por tanto, a função do manual da marca é que a marca seja usada de modo consistente, do modo correto. Além, de ser fácil de se entender.

O manual de marca, além de técnico, é um documento que se aprofunda bastante no que a empresa é para o mercado, mas também sobre quais valores baseiam sua atuação. Ao desenvolver uma estratégia de branding que vai trabalhar a imagem da empresa, por exemplo, é importante ter como ponto de partida sua história, seus valores e sua personalidade na relação com o público.

Creating a strategy photo

O manual da marca educa e constrói a consciência da marca.

O manual de marca cumpre um importante papel quando se fala em marketing e publicidade. No desenvolvimento de uma campanha, ele é um dos documentos que precisa estar à disposição dos envolvidos — desde o planejamento até a execução. 

A visão da empresa e o significado da marca precisam de um veículo de comunicação acessível, portátil e pessoal. Os elementos do sistema de Identidade de marcas dependem de um conjunto inteligente de padronização e diretrizes.Padrões bons e sólidos economizam tempo e dinheiro. O tamanho da empresa determina a profundidade e a amplitude do conteúdo. 

Veja alguns itens importantes que precisam estar no manual da marca:

  • Valores, história e brand voice

  • Conceito do logotipo e suas aplicações

  • Paleta de cores da marca

  • Paleta de cores da marca

  • Elementos gráficos

  • Tipografia

  • Área de interferência (Área de segurança) 

  • Potencial de redução

  • Proibição da marca

  • Variação da marca

  • Conclusão

  • Agradecimento

Foto Manual da Marca

Quem terá acesso ao Manual?

O controle e a integridade do manual da marca é acessível para todos os participantes internos e externos responsáveis pela comunicação da marca. Os manuais estão cada vez mais fáceis de produzir e de ser acessados, podendo ter uma versão online, impressa, em formulários, PDF.

Aderir e utilizar o manual da marca por todos os envolvidos exige disciplina e vigilância. A adesão economiza tempo, dinheiro e frustrações com a marca, além de ajudar a construir a marca e o nome da empresa de forma sólida e consciente. 

Foto Manual da Marca 2

Para resumir

O Manual da Marca é um conjunto de informações que estabelecem a essência e a cultura da marca, e visam guiar o padrão da comunicação corporativa.

É a principal ferramenta do processo de gestão de marca ou branding. Deve ser do conhecimento de todos os colaboradores e parceiros. Por isto, deve ser de fácil acesso, pois seu uso pode ser necessário no dia a dia.

Abaixo deixo o exemplo de um manual que criei para empresa Next ip.

https://drive.google.com/file/d/1964ioMGH2OsxvhGmyBNKgL2fkSPXu51n/view?usp=sharing

Quer acrescentar mais alguma informação?  Tem uma opinião diferente sobre o assunto ou quer compartilhar ideias sobre isso? Sou todo ouvidos!

Se você tiver mais alguma dica, comente que acrescento no post.

Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e / ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.

Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Siga-me Facebook | Twitter | Behance

Alguns outros posts que você pode gostar

Pri Bellafronte

Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

Saber mais

Alguns dos meus projetos

Fique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos

Projeto de Identidade Visual Café Trigueiro

Projeto de Identidade Visual Café Trigueiro

Projeto de Identidade visual Sorelle

Projeto de Identidade visual Sorelle

Projeto de Identidade Visual Meninas Nail Design

Projeto de Identidade Visual Meninas Nail Design

Projeto de Identidade Visual SML Automação e energia

Projeto de Identidade Visual SML Automação e energia

Projeto de Identidade Visual G' Atelier

Projeto de Identidade Visual G' Atelier

Projeto de Identidade Visual Argue

Projeto de Identidade Visual Argue

A sua empresa pode ser a próxima

Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.

Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio

© 2020 Pri Bellafronte. Todos os direitos reservados.