Publicado em 16/08/2022
O processo do design é um mistura de ações intuitivas e intencionais. Começar um projeto pode envolver rituais pessoais, como uma longa caminhada, uma boa leitura, ou esforços estruturados, como entrevistar o cliente ou aplicar um questionário. Muitos designers começam pelo brainstorming, que consiste em uma busca incansável por ideias inovadoras que ajuda a refinar o problema e ampliar a forma como se pensa sobre ele.
Praticamente qualquer pessoa pode melhorar pode aprender a melhorar suas capacidades criativas. Ao decompor esse processo em etapas, implementando métodos conscientes de pensamento e execução, os designers têm a possibilidade de abrir suas mentes para soluções incríveis que irão satisfazer os clientes e eles próprios.
O design é uma tarefa confusa. Os designers geram inúmeras ideias que não são usadas. Muitas vezes começamos de novo, retrocedendo e cometendo erros. Designers de sucessos aprendem a aceitar esses erros, esse vai e vem, sabendo que a primeira ideia é raramente a última e que o problema em sí pode mudar à medida que o projeto evolui.
O desenvolvimento de inovações e tecnologia apresentou uma série de metodologias e ferramentas fundamentais para auxiliar nos processos atuais de empresas e projetos. Quando falamos na busca por soluções, o Design Thinking é o termo que mais chama atenção.
Isso acontece porque essa forma de pensar é eficiente para resolver problemas, solucionar desafios e chegar a resultados certeiros em tarefas profissionais ou pessoais.
O design thinking é uma abordagem para solucionar problemas de forma inovadora. Geralmente está associado ao desenvolvimento de produtos e serviços, porém o conceito é muito mais amplo.
A estrutura padrão do Design Thinking é dividida em 4 etapas. Essa divisão é importante para a delimitação da atuação de cada pessoa e para a criação de processos eficientes para solucionar cada detalhe de um problema. Diferentemente de outras técnicas de resolução de problemas, ele foca no ser humano para encontrar soluções. O Design Thinking prioriza as necessidades e os problemas das pessoas para as quais sua criação é voltada, ajudando a perspectiva humana a orientar a solução.
Ele busca melhorar a vida das pessoas resolvendo seus problemas e criando experiências melhores. Além disso, ele pode ser aplicado em todos os setores e a praticamente todos os tipos de problemas.
O design thinking é desenvolvido em etapas. Conheça cada uma delas:
1. Imersão
A primeira etapa do design thinking envolve bastante pesquisa. É preciso investigar tudo o que envolve e afeta a empresa, além de analisar a concorrência.
A imersão inclui análise SWOT, benchmarking, Big Data e feedback dos clientes.
2. Ideação
O brainstorming e os mapas mentais são ferramentas importantes nesta parte do processo. A ideação começa com a identificação dos pontos que precisam ser aprimorados.
Neste momento, a conversa entre a equipe deve fluir. Ninguém deve se sentir constrangido a não compartilhar seus insights.
3. Prototipação
Hora dos testes. A equipe deve escolher quais ideias da etapa anterior que têm maiores chances de darem certo.
Criar protótipos de produtos e serviços é uma forma de reduzir falhas, além de gerar economia para a empresa.
Com os testes realizados, a equipe deve decidir se a ideia já pode ser implementada ou se mais ajustes devem ser feitos.
4. Implementação
Na última etapa do design thinking, é hora de levar a solução ao público. O produto ou serviço já pode ser lançado no mercado, seguindo uma estratégia de comunicação e publicidade estabelecida pela área de marketing.
Lembre-se de que o processo não termina aqui. Um produto sempre pode ser melhorado, a partir da experiência de clientes, fornecedores e colaboradores.
O objetivo deste e dos próximos posts é mostrar todas as fases do processo de design, desde a pesquisa do problema até a geração de ideias, chegando à criação da forma. E no final eu vou mostrar como eu desenvolvi um projeto de Identidade visual usando quase todas as técnicas que vou mostrar para vocês.
A primeira etapa que veremos no próximo post será sobre a definição do problema.
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Se tiver mais alguma dica, pode comentar que acrescento no post.
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Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.
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Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
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Projeto de Identidade Visual | Marilene Ramaldes
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