Medo e fracasso.

Publicado em 27/11/2017

Para a maioria das pessoas, o fracasso vem como bagagem e muitas vezes está ligado diretamente aos nossos tempos de escola. Desde cedo a mensagem é enfiada em nossas cabeças. Fracassar é ruim, fracassar significa que você não estudou ou não se preparou, que você se descuidou, ou pior ainda, não é suficientemente inteligente. Assim o fracasso é um motivo de vergonha. E essa percepção sobrevive na vida adulta, mesmo nas pessoas que aprenderam a repetir de cor os argumentos corriqueiros a respeito do bom fracasso. Quantos artigos você já leu sobre esse assunto? Apesar de externamente concordarem, muitos ainda mantêm a mesma reação emocional de quando crianças. Em meu dia a dia sempre vejo pessoas resistirem ao fracasso, rejeita-lo e tentar evita-lo, porque, os erros são embaraçosos e ele dói. Falhar é ruim e ninguém gosta.

Precisamos pensar no fracasso de uma forma diferente. Quando abordado de uma forma certa, pode ser SIM uma oportunidade de crescimento. Mas a maneira pela qual a maioria das pessoas interpreta essa afirmação é que os erros são um mal necessário. Isso não é verdade. Erros não são ruins. Eles são uma consequência inevitável de se fazer algo de novo. (Assim devem ser considerados valiosos; sem eles não haveria originalidade). Aceitação do fracasso é parte importante do aprendizado, e isso não basta, porque o fracasso é doloroso e nossos sentimentos a respeito da dor tendem a impedir a compreensão do seu valor. Para separar as partes boas e más do fracasso, é preciso reconhecer a realidade da dor e os benefícios dos crescimento resultante.

phobia-portrait-of-a-fearful-troubled-woman-QELBBHG

Eu, por exemplo, fracassei na minha primeira escolha da minha carreira. Poucos sabem, mas minha primeira formação foi em Biomedicina, e ainda fiz Pós-graduação em Hematologia. Eu fracassei, aceitei e não desisti e muito menos me acomodei no meu emprego. Pedi demissão e fui ser feliz. Fiz uma outra faculdade, a de Design Gráfico. Hoje estou muito feliz com a minha profissão, eu realmente amo o que faço.

O fracasso é uma manifestação de aprendizado e exploração. Se você não experimenta o fracasso, então está cometendo um erro muito maior: está sendo guiado pelo desejo de evita-lo. Nunca desista porque errou, aceite e leve ele como um aprendizado para toda a vida. Faça um grande favor a si mesmo e erre, mas erre muito. Só erra quem faz, quem age, quem ousa vencer seus medos, quem acredita nas próprias verdades, sendo capaz de assumir seus atos e não se acovardando diante do inesperado.

Siga-me Facebook | Twitter | Behance

Espero que tenha gostado. Não deixe de comentar abaixo caso conheça alguma história parecida.

Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Retirado e editado do livro Criatividade S.A.

Alguns outros posts que você pode gostar

Pri Bellafronte

Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

Saber mais

Alguns dos meus projetos

Fique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos

Projeto de Identidade Visual Dr. Marcus Felipe de Oliveira

Projeto de Identidade Visual Dr. Marcus Felipe de Oliveira

Projeto de Identidade Visual Pontarolo Advogados Associados

Projeto de Identidade Visual Pontarolo Advogados Associados

Projeto de Identidade Visual UnBlock

Projeto de Identidade Visual UnBlock

Projeto de Identidade Visual MJB Sofware e Soluções

Projeto de Identidade Visual MJB Sofware e Soluções

Projeto de Identidade Visual Redesign da Joeli Carvalho | Personal Chef

Projeto de Identidade Visual Redesign da Joeli Carvalho | Personal Chef

Projeto de Identidade visual Almeida Santos Advogados

Projeto de Identidade visual Almeida Santos Advogados

A sua empresa pode ser a próxima

Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.

Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio

© 2020 Pri Bellafronte. Todos os direitos reservados.