Marcas pictóricas

Publicado em 21/09/2020

Antes de começar a explicar o que são marcas pictóricas, vamos ao dicionário para saber exatamente o que quer dizer pictórico. 

pic·tó·ri·co

(latim pictor, -oris, pintor + -ico)

adjectivo

1. Relativo à pintura. = PINTURESCO, PITORESCO

2. Relativo a imagem.

Então, já sabemos que pictórico significa que algo ou alguma coisa é relativo a imagem. Em alguns casos pode ser denominado logotipo pictorial. 

A marca pictórica usa uma imagem literal e fácil de reconhecer. A imagem em si pode aludir ao nome da empresa ou à sua missão, ou pode ser o símbolo de um atributo da marca. 

Abaixo, temos dois casos de marcas pictóricas: a Lacoste e a NBC.

pic1

O crocodilo da LaCoste, criado após o apelido dado a Rene Lacoste, um excelente jogador na quadra de tênis. 

Apple

A marca é uma das marcas mais famosas do mundo e é um excelente exemplo de uma marca pictórica. A Apple é representada por uma maçã. Extrapolando um pouco, também pode ser índice, pois o espaço vazio no contorno indica que um pedaço dessa maçã foi tirado. E, acima de tudo, é um símbolo: a maçã mordida sugere muitas idéias, e o arco-íris do “logo” original remete à diversidade cultural característica da sociedade da Califórnia.

O primeiro logo da empresa era um tanto quanto exagerado e representa a cena de Newton e sua maçã. Não é preciso nem olhar por muito tempo para perceber que o logo não iria fazer sucesso. Afinal, ele vai totalmente contra um dos mais fortes princípios de Jobs: a simplicidade.

pic3

Evolução de Marca: Shell

A palavra “Shell” apareceu pela primeira vez em 1891 como marca comercial do querosene que a Marcus Samuel and Company enviava ao Extremo Oriente. A pequena loja de Londres comercializava originalmente antiguidades e conchas do mar oriental. Em 1897, Samuel estabeleceu a The Shell Transport and Trading Company. A primeira logomarca, de 1901, era uma concha de mexilhão. Em 1904, uma concha de vieira (ou pécten) proporcionou o elemento visual para o nome e a marca corporativos.

O nome da empresa era “Shell” (concha), e cada um dos petroleiros da Samuel que transportava querosene para o Extremo Oriente recebeu um nome diferente de uma concha. O pécten pode ter sido inspirado no brasão do casaco de um sócio da empresa, o sr. Graham, que importava querosene da Samuel para a Índia e tornou-se diretor da The Shell Transport and Trading Company.

pic4

Em 1915, a Shell Company da Califórnia construiu seus primeiros postos de combustíveis e precisava fazê-los destacar-se da concorrência. Resolveram utilizar cores vivas, que não ofendesse os californianos: por causa das fortes origens espanholas do estado, escolheram o vermelho e o amarelo. 

As cores efetivamente utilizadas desenvolveram-se ao longo dos anos, principalmente em 1995, quando o Vermelho Shell e o Amarelo Shell foram introduzidos para marcar o lançamento de nossa nova identidade visual no varejo. O pécten permanece como um dos maiores símbolos de marca do século 21.

A maior dificuldade

A dificuldade, em marcas pictóricas, está em escolher a imagem que melhor transmita os valores da empresa. Ao fazer isso, seremos capazes de reconhecer a marca à qual nos referimos em um piscar de olhos. 

Uma marca sem valor e significado acaba não sobrevivendo ao mercado tão saturado em marcas e fechando nos seus primeiros 5 anos de atividades. É importante pensar, consultar profissionais experientes para que possam te ajudar nessa jornada, para que ela não seja frustrante.

Resumindo

Os tipos de marca pictórica são aqueles que utilizam uma imagem literal e reconhecível, referindo-se ao nome ou missão da empresa. Portanto, o significado de uma marca é traduzido em uma imagem reconhecível que chega rapidamente à mente do cliente.

Tanto a forma como a cor da imagem são facilmente reconhecíveis pelo público e têm um alto poder de fixação em suas mentes.

Fonte: Design de identidade da marca, looka.com

Quer achar uma voz para sua marca, tem uma opinião diferente sobre o assunto ou quer compartilhar ideias sobre isso? Sou todo ouvidos!

Se você tiver mais alguma dica, comente que acrescento no post.

Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e / ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.

Alguns outros posts que você pode gostar

Pri Bellafronte

Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

Saber mais

Alguns dos meus projetos

Fique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos

Projeto de Identidade Visual Capim Limão

Projeto de Identidade Visual Capim Limão

Projeto de Identidade Visual SML Automação e energia

Projeto de Identidade Visual SML Automação e energia

Projeto de Identidade Visual Kepher

Projeto de Identidade Visual Kepher

Projeto de Identidade visual Sorelle

Projeto de Identidade visual Sorelle

Projeto de Identidade Visual Data Lúmina

Projeto de Identidade Visual Data Lúmina

Projeto de Identidade Visual Cântico Café

Projeto de Identidade Visual Cântico Café

A sua empresa pode ser a próxima

Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.

Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio

© 2020 Pri Bellafronte. Todos os direitos reservados.