Lettermark - Marcas com Palavras

Publicado em 25/08/2020

Fala pessoal, tudo bem com vocês? Eu vou começar um sequência de posts falando um pouco mais sobre marcas e como elas são classificadas. Nesse primeiro post eu vou falar um pouco sobre marcas com palavras. A tipografia é o elemento que mais se repete na comunicação visual de uma marca. Pelo simples motivo de que todas as mensagens e pontos de contato da marca precisam de texto para serem decifradas. 

Mas o que são marcas com palavras? Como diz o nome, consiste em uma ou mais palavras independentes. Pode ser o nome de uma empresa ou um acrônimo. Acrônimos são palavras formadas através da junção de letras ou sílabas iniciais de um grupo de palavras, que se pronuncia como uma palavra só, por exemplo, IBM. As melhores marcas com palavras impregnam uma ou mais palavras legíveis com as características especiais de uma fonte tipográfica e podem integrar elementos abstratos ou pictóricos.

Vamos ver alguns exemplos de marcas famosas que usam somente tipografia com o nome da empresa ou um acrônimo: 

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O “E” inclinado e diferenciado da marca Dell dinamiza e fortalece o nome monossilábico da empresa. O acrônimo IBM transcendeu a enorme mudança tecnológica em seu setor.

Tipografia

A tipografia é a arte de escolher e usar um estilo apropriado de tipografia, lettering ou fonte, de uma forma que reforce o significado das palavras, reforçando também suas mensagens através de sutilezas dos sentimentos, transmitidos pelas formas específicas de cada letra e pelas formas das palavras.

Cada estilo tipográfico transmite ao leitor uma mensagem única. As letras clássicas e romanas possuem uma nuance cultural; fontes modernas e simples são limpas e diretas; a caligrafia é romântica, enquanto as fontes digitais podem ser técnicas ou vernaculares até engraçados.

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Continuando

Com muita frequência, o designer começa o seu trabalho com uma fonte já existente, seja padrão ou alguma mais incomum, de algum designer ou site independente e então modifica levemente alguma letra, para deixar uma palavra específica melhor integrada, mais legível e em sintonia com a característica desejada da marca.

Embora pareça ser uma tarefa simples, ela necessita de habilidades mecânicas, além de levar em consideração a sutileza das letras, sua integridade e seus fundamentos tradicionais. 

Vamos ver alguns exemplos de marcas feitas somentes com tipografias de fontes que temos instalados em nosso laptop:

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Aparência e sentido

Aparência e sentido é a linguagem visual que torna um sistema proprietário e imediatamente reconhecível, além de expressar um ponto de vista. O sistema de apoio compreende cores, imagens, tipografia e composição. É ele que dá coesão e diferenciação a todo um programa de identidade visual. Todos os elementos de uma identidade visual devem ser intencionalmente desenhados para que possam impulsionar a estratégia da marca, cada um fazendo a sua parte em um esforço comum para integrar e diferenciar. Na tipografia os sistemas incorporam famílias tipográficas (uma, às vezes duas). E em muitos casos a tipografia pode ser criada exclusivamente para uma marca ou projeto. 

“A aparência é definida por cor, escala, proporção, tipografia e movimento. O sentido é emocional e orientado por experiências.” Abbott Miller, Sócio, Pentagram

Para resumir

Por fim, a escolha tipográfica certa para um logotipo necessita de familiarização com uma grande quantidade de famílias tipográficas, compreendendo a personalidade e os sentimentos transmitidos por cada uma, e de ser capaz de usar a tipografia ideal em prol do briefing de design.

O importante é enxergar as letras pelo o que elas são: complexas, símbolos criados delicadamente que transmitem não apenas um som ou uma ideia, mas um caractere rico carregado de cultura e história. 

Fonte: Design de identidade da marca, Design de logotipos

Quer achar uma voz tipográfica para sua marca, tem uma opinião diferente sobre o assunto ou quer compartilhar ideias sobre isso? Sou todo ouvidos!

Se você tiver mais alguma dica, comente que acrescento no post.

Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e / ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.

Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

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Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

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