Marcas com monogramas

Publicado em 08/09/2020

Acredito que esse tipo de marca é uma das mais utilizadas pelos designers. Eu particularmente, adoro e tenho muitos trabalhos utilizando esse tipo de marca. Acredito que em alguns casos traga exclusividade e originalidade se usada da forma correta. A letra isolada é bastante usada nas marcas como um ponto focal gráfico exclusivo. A letra traz um design único e proprietário, impregnado de personalidade e significado. É um estilo que gosto muito e busco bastante inspiração para utilizá-lo em meus projetos.

Algumas marcas com monogramas aparecem nas indústria de moda. Marcas como Louis Vuitton, Chanel e Gucci têm alguns dos designs de monograma mais icônicos. Eles existem há décadas e são reconhecidos mundialmente.

capa-post-sempre-monograma-101219
v1

O que é interessante sobre o design de um monograma é o valor sentimental que ele carrega com o uso de letras em siglas memoráveis e uma conexão mais profunda com o nome da empresa. As letras neste estilo de logotipo também podem ser combinadas com imagens para ilustrar ainda mais o conceito da marca

v2

O monograma age como um mnemônico. 

Mnemônico se refere a memória, a facilidade de memorização. Por isso é muito utilizado nas criação de marcas. 

Monogramas são uma das formas mais antigas de identificação, sendo o primeiro uso pelos antigos gregos em moedas para representar diferentes cidades. Ao longo da história, os monogramas foram frequentemente usados por pintores em suas obras de arte, bem como por famílias reais que dependiam deles para fins de distinção (muitas vezes para declarar propriedades) e para convites de casamento. 

Artistas e artesãos também utilizavam em pinturas, esculturas e peças de mobiliário. Também são encontrados dentro de brasões de armas ou de famílias reais, que remetem e identificam indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações.

charlemagnemoney

Quem foi Paul Rand?

Não podemos esquecer de citar esse Designer que utilizou monogramas em diversas marcas famosas. Em 15 de agosto de 1914, nascia em um dos condados Nova York, Brooklyn, um dos maiores designers de sua época, Peretz Rosenbaum, conhecido popularmente como Paul Rand. Professor, escritor, diretor de arte, designer e consultor de design de empresas como IBM, ABC e UPS.

Rand trabalhou por uma década na agência de publicidade Weintraub, após sair da mesma, se tornou freelancer e passou a desenvolver importantes projetos de identidade visual corporativa, tornando-se ainda mais conhecido e venerado no ramo criativo.

Algumas das marcas que Paul Rand utilizou monogramas:

e7c78699665cb6daaeb1eb1d7fd379a1

Quando escolher um logotipo com monograma para sua empresa?

Ao projetar uma marca, você quer algo que ressoe com seu público-alvo enquanto você estabelece o conceito de sua marca (as emoções que você deseja que as pessoas vinculem à sua marca).

Veja o logotipo da Chanel: a fonte serifada escrita à mão evoca sentimentos de luxo, classe e exclusividade.

Marcas com monogramas funcionam bem em mercados globais e são uma escolha inteligente para empresas com nomes longos ou difíceis de pronunciar. Eles também são fáceis de lembrar - todo mundo sabe que LV significa Louis Vuitton e, embora seja um nome francês e nem todo mundo fale francês, é memorável.

v3

Não posso deixar de citar a minha marca pessoal, que também é feita de um monograma. Utilizo a letra P para dar forma a um rostinho feliz, que preza pelo bom atendimento com os clientes. 

v5

Veja mais alguns exemplos de marcas com monogramas:

v4

Para resumir...

As marcas em monograma contam uma história. Elas revelam quem somos enquanto nos mantemos fiéis à tradição e à identidade da marca. São uma maneira brilhante e pessoal de tornar sua marca reconhecível.

Utilizando da forma correta é possível criar marcas memoráveis com o monograma, marcas com conceito, significado e valor.

Fonte: Design de identidade da marca, looka.com

Quer achar uma voz para sua marca, tem uma opinião diferente sobre o assunto ou quer compartilhar ideias sobre isso? Sou todo ouvidos!

Se você tiver mais alguma dica, comente que acrescento no post.

Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e / ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.

Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Siga-me Facebook | Twitter | Behance

Alguns outros posts que você pode gostar

Pri Bellafronte

Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

Saber mais

Alguns dos meus projetos

Fique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos

Projeto de Identidade visual Sorelle

Projeto de Identidade visual Sorelle

Projeto de Identidade Visual Juliana Salgado | Dermatologista

Projeto de Identidade Visual Juliana Salgado | Dermatologista

Projeto de Identidade Visual LET Engenharia

Projeto de Identidade Visual LET Engenharia

Projeto de Identidade Visual G' Atelier

Projeto de Identidade Visual G' Atelier

Projeto de Identidade Fouet

Projeto de Identidade Fouet

Projeto de Identidade Visual Blocker Girl

Projeto de Identidade Visual Blocker Girl

A sua empresa pode ser a próxima

Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.

Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio

© 2020 Pri Bellafronte. Todos os direitos reservados.