Marcas abstratas

Publicado em 9/29/2020

Dando continuidade à nossa sequência de posts sobre marcas, hoje é a vez de marcas abstratas. As marcas com figuras abstratas possuem ilustrações que se distanciam da realidade. O grande desafio na criação de um logo com figura abstrata é transmitir aquilo que a empresa é sem se apoiar muito em realismo.

O logo tem um significado abstrato e intrínseco. Não necessariamente tem alguma representação da marca. Mas nos faz lembrar dela. Normalmente são utilizadas formas geométricas. Como no caso da Renault e seu losango, por exemplo: 

Em 1997, a Pepsi introduziu um novo design na forma de escadas que levam você ao topo. A ideia por trás do logotipo circular de 2001 era acompanhar o mundo em rápida evolução.

Atualmente, a Pepsi está usando um círculo vermelho, branco e azul a fim de capturar a atenção das pessoas e como uma homenagem aos soldados americanos.

Forma visual

A marca abstrata usa a forma visual para transmitir uma grande ideia ou um atributo da marca. Essas marcas, por sua natureza, podem fornecer ambiguidade estratégica e funcionam bem para grandes empresas que tenham muitas divisões com poucas relações entre si. Diferentemente da Marca Pictórica, na maioria das vezes possui uma forma inédita. A marcas abstratas são muito eficazes para empresas que se baseiam em serviços e tecnologia. No entanto, o bom design de marcas desse tipo é extremamente difícil. 

O conjunto de associações abstratas que caracterizam os aspectos ou dimensões mais importantes da marca, com o objetivo de fundamentar sua estratégia, criar um posicionamento diferenciado e, principalmente, suportar a expansão da marca em novas categorias. 

Veja por exemplo, o logo abstrato da Audi transmitem o luxo de seus carros através dos seus anéis prateados.

Formas Geométricas

Um logotipo abstrato apresenta uma ou várias formas geométricas: diamantes, triângulos, quadrados, linhas e quaisquer outras formas que você possa imaginar. Quando se trata de desenhos abstratos, o único limite é a sua imaginação!

Entre os maiores nomes que fazem uso do design abstrato estão a Adidas e a Pepsi. Vamos dar uma olhada mais de perto em como esses gigantes visualizaram suas identidades corporativas.

A Adidas não possui um, mas três logotipos abstratos:

ADIDAS

O logotipo da adidas foi projetado e criado pelo fundador, Adi Dassler, que usou as três listras no calçado adidas, tornando a empresa reconhecível instantaneamente. As listras não mudaram muito ao longo dos anos, apenas mudaram de forma. Nos anos 60, Käthe e Adi Dassler criaram o logotipo “Trefoil” como marca adicional da adidas para ser usado em roupas. Mais tarde, ele tornou-se o símbolo corporativo da empresa. Em 1997, a Adidas apresentou as três barras inclinadas como o design de seu novo logotipo corporativo. A ideia é simbolizar uma montanha que representa desafios e metas as serem alcançadas.

Resumindo

Como você pode ver, imagens abstratas podem representar várias coisas, por exemplo, uma flor, globo, escadas e até mesmo gratidão e respeito.

Embora nem sempre sejam simples, imagens abstratas são sinônimos de criatividade e pensamento positivo. Para criar um design abstrato inteligente, você deve se distanciar do caminho comum e ver o mundo com novos olhos.

Fonte: Design de identidade da marca, looka.com

Quer achar uma voz para sua marca, tem uma opinião diferente sobre o assunto ou quer compartilhar ideias sobre isso? Sou todo ouvidos!

Se você tiver mais alguma dica, comente que acrescento no post.

Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e / ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.

Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Siga-me Facebook | Twitter | Behance

Assine minha newsletter

© 2020 Pri Bellafronte. Todos os direitos reservados.