Publicado em 29/09/2020
Dando continuidade à nossa sequência de posts sobre marcas, hoje é a vez de marcas abstratas. As marcas com figuras abstratas possuem ilustrações que se distanciam da realidade. O grande desafio na criação de um logo com figura abstrata é transmitir aquilo que a empresa é sem se apoiar muito em realismo.
O logo tem um significado abstrato e intrínseco. Não necessariamente tem alguma representação da marca. Mas nos faz lembrar dela. Normalmente são utilizadas formas geométricas. Como no caso da Renault e seu losango, por exemplo:
Em 1997, a Pepsi introduziu um novo design na forma de escadas que levam você ao topo. A ideia por trás do logotipo circular de 2001 era acompanhar o mundo em rápida evolução.
Atualmente, a Pepsi está usando um círculo vermelho, branco e azul a fim de capturar a atenção das pessoas e como uma homenagem aos soldados americanos.
Forma visual
A marca abstrata usa a forma visual para transmitir uma grande ideia ou um atributo da marca. Essas marcas, por sua natureza, podem fornecer ambiguidade estratégica e funcionam bem para grandes empresas que tenham muitas divisões com poucas relações entre si. Diferentemente da Marca Pictórica, na maioria das vezes possui uma forma inédita. A marcas abstratas são muito eficazes para empresas que se baseiam em serviços e tecnologia. No entanto, o bom design de marcas desse tipo é extremamente difícil.
O conjunto de associações abstratas que caracterizam os aspectos ou dimensões mais importantes da marca, com o objetivo de fundamentar sua estratégia, criar um posicionamento diferenciado e, principalmente, suportar a expansão da marca em novas categorias.
Veja por exemplo, o logo abstrato da Audi transmitem o luxo de seus carros através dos seus anéis prateados.
Formas Geométricas
Um logotipo abstrato apresenta uma ou várias formas geométricas: diamantes, triângulos, quadrados, linhas e quaisquer outras formas que você possa imaginar. Quando se trata de desenhos abstratos, o único limite é a sua imaginação!
Entre os maiores nomes que fazem uso do design abstrato estão a Adidas e a Pepsi. Vamos dar uma olhada mais de perto em como esses gigantes visualizaram suas identidades corporativas.
A Adidas não possui um, mas três logotipos abstratos:
ADIDAS
O logotipo da adidas foi projetado e criado pelo fundador, Adi Dassler, que usou as três listras no calçado adidas, tornando a empresa reconhecível instantaneamente. As listras não mudaram muito ao longo dos anos, apenas mudaram de forma. Nos anos 60, Käthe e Adi Dassler criaram o logotipo “Trefoil” como marca adicional da adidas para ser usado em roupas. Mais tarde, ele tornou-se o símbolo corporativo da empresa. Em 1997, a Adidas apresentou as três barras inclinadas como o design de seu novo logotipo corporativo. A ideia é simbolizar uma montanha que representa desafios e metas as serem alcançadas.
Resumindo
Como você pode ver, imagens abstratas podem representar várias coisas, por exemplo, uma flor, globo, escadas e até mesmo gratidão e respeito.
Embora nem sempre sejam simples, imagens abstratas são sinônimos de criatividade e pensamento positivo. Para criar um design abstrato inteligente, você deve se distanciar do caminho comum e ver o mundo com novos olhos.
Fonte: Design de identidade da marca, looka.com
Quer achar uma voz para sua marca, tem uma opinião diferente sobre o assunto ou quer compartilhar ideias sobre isso? Sou todo ouvidos!
Se você tiver mais alguma dica, comente que acrescento no post.
Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e / ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.
Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.
Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
Saber maisFique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos
Projeto de Identidade Visual Punix
Projeto de Identidade Visual Juliana Salgado | Dermatologista
Projeto de Identidade Visual Blocker Girl
Projeto de Identidade Visual UnBlock
Projeto de Identidade Visual Cântico Café
Projeto de Identidade Visual Efficace Imob
Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.
Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio