Publicado em 04/12/2022
Também conhecido como “pensamento radiante”, é uma forma de pesquisa mental que permite aos designers explorar rapidamente o escopo de um dado problema, tópico ou assunto. Para a criação dos meus projetos de Identidade Visual eu sempre utilizo o mapa mental. Para mim ele é muito importante no sentido de juntar todas as informações que foram passadas no briefing.
A técnica foi desenvolvida por Tony Buzan, um autor de psicologia que vem promovendo seu método por meio de publicações e workshops. Embora Buzan tenha delineado regras específicas para os mapas mentais, como uso de cor diferente para cada ramificação do diagrama, seu método é usado de maneira solta e intuitiva por designers, escritores e muito mais profissionais.
Mapa mental é um diagrama confeccionado a partir de uma ideia central, que vai se ampliando em variados ramos. Cada uma dessas ramificações são desdobramentos do conceito inicial, como neurônios no cérebro. Também conhecido como mapa da mente – ou mind map –, ele pode ser feito à mão ou com a ajuda de programas e aplicativos.
No geral, são usados elementos e cores diferentes para criar um conceito visual facilmente identificável. A base dos mapas mentais são as palavras-chave. Por isso, é necessário ter a capacidade de reduzir os conceitos a apenas uma ou poucas palavras. A partir dos termos centrais é que vão se formando as ramificações do conteúdo.
Um mapa mental utiliza todas as habilidades do cérebro para interpretar palavras, imagens, números, conceitos lógicos, ritmos, cores e percepção espacial com uma técnica simples e eficiente. Ele nos dá a liberdade de ir aonde quer que nossa mente nos leve.
Existem alguns elementos importantes para a construção de um bom mind map.
Veja um passo a passo para montar o seu:
O título do mapa mental deve ser escrito em letras grandes no meio do papel. Na hora de escrevê-lo, leve em consideração: sobre o que será o mapa mental? Qual é seu objetivo ao montá-lo?
Quais os pontos mais importantes do seu tema? O que não pode ser esquecido? Levante quais são esses pontos e resuma cada um em uma ou poucas palavras.
Anote as informações relacionadas à cada subtópico utilizando outros subtópicos com palavras-chave, como na etapa anterior.
Após levantar e agrupar de forma hierárquica todos os pontos do seu tema, é hora de memorizá-los. Uma ótima forma de armazenar os agrupamentos, subtópicos e a forma que você dispôs eles no papel é fazendo um desenho simples ao lado de cada palavra principal.
Por fim, após montar todo o mapa, coloque uma sequência de números para representar qual a sequência das informações que devem ser memorizadas.
Para deixar seu mapa mental mais organizado e ajudar ainda mais seus estudos, leve em consideração:
Escreva tópicos claros e curtos, para memorizar as informações através de poucas palavras;
Trabalhe as mudanças de cores para mentalizar os agrupamentos;
A forma de organização, palavras e desenhos devem fazer sentido para você, não para outras pessoas.
@estudarfora.org.br fez ese mapa mentl incrível que estou compartilhando com vocês!
Caso você tenha interesse em se aprofundar nessa técnica, o principal livro escrito por Buzan sobre o tema chama-se Dominando a Técnica dos Mapas Mentais: Guia Completo de Aprendizado e o Uso da Mais Poderosa Ferramenta de Desenvolvimento da Mente Humana.
Seu principal objetivo é facilitar a compreensão, memorização e a gestão das informações. O processo de aprendizagem e assimilação de conteúdo é complexo e demanda, muitas vezes, a transmissão de uma série de informações ao mesmo tempo.
A pessoa que é “bombardeada” com diferentes dados de uma só vez, ao fim de um processo, pode concluir o conhecimento de maneira desconexa e “solta”. Por isso, a elaboração e uso dos mapas mentais serve como um condensador visual e prático de todas as principais informações que devem ser processadas.
Sem um apoio visual, as chances para alinhar todas as “peças” ficam mais complicadas. Assim, os mapas mentais podem ser comparados às ilustrações de um quebra-cabeças.
Eles funcionam como um guia para que possamos estruturar e ordenar nossos pensamentos. Com base nisso, veja os principais benefícios de desenvolver um mapa da mente:
Ajuda na fixação, memorização e aprendizado de conteúdos
Auxilia na compreensão e solução de problemas
Sistematiza os dados e informações, sendo grande aliado da gestão de informações
Organiza o pensamento
Colabora para a associação de informações desconexas
Pode ser usado como ferramenta em sessões de brainstorming.
Alguns sites voltados para a criação de mapas mentais podem ajudar a elaborar o planejamento de forma fácil, com ferramentas automatizadas que simplificam a organização dos pensamentos na tela.
O MindMeister permite criar mapas individuais ou em grupos com mais de cem colaboradores, ideal para utilização em empresas. A ferramenta de criação é fácil de usar e possui diversas possibilidades de segmentação, com cores, formas sinalizadoras e até emojis. Cada balão pode ser personalizado individualmente, sendo possível adicionar comentários, links, anexos e tarefas a produzir. Ao final, o site cria uma apresentação de slides automaticamente, em que cada tela apresentará uma ideia específica, permitindo explicá-las de forma clara.
O cadastro no MindMeister pode ser feito com endereço de e-mail ou conta do Google e Facebook. O mapa mental criado pelo usuário fica armazenado na nuvem do próprio serviço, podendo ser editado posteriormente de onde estiver, diretamente pelo navegador.
Após o login no GoConqr, que pode ser feito rapidamente com endereço de e-mail ou conta do Google e Facebook, basta escolher a opção “Mapa mental” no painel do usuário para iniciar seu mapeamento. A interface limpa permite criar o planejamento do zero. Para adicionar ideias, basta tocar no ícone de “+” e arrastar para onde desejar, criando um novo balão de informação organizadamente, e seguir o fluxo de criação a partir de cada novo ícone.
Para usar o Draw.io, o usuário precisa acessar o site e conectar a ferramenta a um serviço de nuvem, como o Google Drive ou One Drive, para que o trabalho fique salvo com segurança e possa ser acessado em qualquer lugar. Após a autorização, é possível escolher entre diversos modelos prontos de organogramas e mapas mentais. A partir de então, será possível editar os textos, remover os balões indesejados, criar ramificações e deixar o mapa do jeito que desejar.
Os mapas mentais não possuem uma estrutura rígida.
É você que define quais elementos e estratégias podem funcionar melhor para o seu propósito.
O mapa mental funciona como um resumo, e os resumos são concisos e objetivos. Por isso, um dos segredos do sucesso da ferramenta é a sua praticidade. Aqui é interessante entender um pouco como a nossa mente funciona para destacar a importância dos mapas. O cérebro humano é muito associativo, ou seja, faz conexões a partir de conhecimentos anteriormente adquiridos.
Assim, a nossa mente traça paralelos e define e cria conceitos. Ao vermos a imagem de um cão, por exemplo, chegam à nossa mente sentimentos como amizade, carinho e parceria. São ideias baseadas em nossas experiências. Você não precisa descrever todas essas qualidades, elas simplesmente estão ali, presentes em algum lugar da sua memória. Com o mapa mental, acontece o mesmo.
Não importa qual seja o objeto de seu mapa mental, sempre é possível enxergá-lo sob perspectivas diferentes. É como a trama de um livro ou série ou novela que tem diversos núcleos de personagens. Ela pode ser contada de formas diferentes, dependendo do ponto de vista e do enfoque. Ou seja, você precisa definir um tema principal para, depois, desenvolver assuntos secundários a partir dele.
Depois que você definir o tema principal do seu mapa mental, deve colocar esse objetivo no centro do organograma. Assim, terá espaço para desenvolver todos os demais temas a partir do tópico principal e mantê-lo em posição de destaque no seu esquema.
Algumas pessoas gostam de chamar esse tipo de mapa mental de árvore. Isso porque ele tem um tronco, onde estão os dados mais relevantes, e os galhos, que são ramificações com assuntos também importantes, mas derivados do principal. Se você preferir, não há necessidade de centralizar, de fato, o tema mais relevante, mas sim deixá-lo em destaque.
O mapa mental é uma ferramenta que busca trazer benefícios para a pessoa diretamente envolvida com ela. Se o seu mapa atingiu esse objetivo, ele é um ótimo mapa. Não existe competição para eleger o mapa mental mais bonito e você não ganha pontos por fazer desenhos profissionais. Por isso, deixe de lado o perfeccionismo.
Os mapas mentais são diagramas que relacionam diferentes informações a uma fonte central. Como neurônios conectados no cérebro, os dados se relacionam entre si e fornecem um mapa claro, simples e eficiente para a fixação do conteúdo.
Seja para usar nos estudos, trabalho ou vida pessoal, os mind maps são muito úteis e conseguem condensar as principais informações a respeito de algum conceito. Fazendo à mão ou com auxílio de softwares específicos, o importante é elencar os elementos imprescindíveis e conectá-los de forma que fiquem facilmente entendíveis.
Qual será o tema do seu próximo mapa mental? Conte, aqui nos comentários, como essas informações te ajudarão a construí-lo!
Espero que tenha gostado e não deixe de comentar. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.
Referências: fia.com.br , estudarfora.org.br e techtudo.com.br
–
Quer profissionalizar seu negócio através de uma Identidade Visual completa?
Você está no lugar certo!
Basta entrar em contato https://pribellafronte.com.br/ que estarei à disposição.
Siga-me no Instagram | Facebook | Behance
Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
Saber maisFique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos
Projeto de Identidade Visual Efficace Imob
Projeto de Identidade Visual Argue
Projeto de Identidade Fouet
Projeto de Identidade Visual Data Lúmina
Projeto de Identidade Visual Pontarolo Advogados Associados
Projeto de Identidade Visual Blocker Girl
Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.
Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio