Publicado em 18/02/2020
Você é uma das pessoas que fazem rascunho para tudo ou preferem ir direto para o computador? Gosta de ficar rabiscando diversas ideias? Se sim esse post foi feito para você! Se não, talvez esse post possa fazer você pensar um pouco melhor a respeito de rascunhar suas ideias no papel antes.
Nesse post eu vou falar da importância do rascunho em qualquer projeto relacionado a design gráfico, e mais especificamente em design de marcas, que é a minha área de especialização. Acredito que a maior importância do rascunho nos projetos é a liberdade de expressão. No rascunho vale tudo, até mesmo desenhar ou rabiscar alguma coisa que não tenha sentido para aquele momento. É no rascunho que podemos usar e abusar da criatividade, rabiscar sem medo de sermos julgados, sem o receio de frases como: ”tá bonito”, “tá feio”. Além, é claro, de nos poupar tempo para a criação do projeto. Quando já temos a ideia desenhada no papel basta, fica muito mais fácil passarmos ela para o computador para fazer o detalhamento. Eu, particularmente, uso bastante os rascunhos na criação e desenvolvimento das marcas. Todos os meus projetos de criação de marca geram uma quantidade bem grande.
Rascunho que fiz para uma marca de produto alimentício
O rascunho, também conhecido como rough ou sketch, são ideias que escrevemos e desenhamos no papel. Nele nós podemos rabiscar, fazer anotações e esboço de uma ideia. Fazer rascunho nos ajuda a organizar nossas ideias antes de darmos a forma definitiva, melhorando a qualidade final da arte.
Todo o processo de criação, de uma marca até um desenho ou até mesmo a um layout, se inicia com a organização de ideias.
Ao fazermos alguns rascunhos, estamos analisando nossas ideais e é nesse momento que podemos fazer alterações que acharmos necessárias para melhorar o resultado final. Analisar o rascunho é muito importante para pouparmos tempo na criação da arte final.Um bom rascunho com diversas e diferentes ideias é o primeiro grande passo para uma boa arte.
Em qualquer projeto podemos pegar um pedaço de papel e um lápis para esboçarmos ideias do que queremos fazer, seja para criar um folder, um panfleto, layout de site e aplicativos. No meu caso, utilizo para esboçar diversas ideias para a criação de marca. Mais a frente dou alguns exemplos dos meus rascunhos. Mas como exemplo, no caso de um folder, podemos utilizar o rascunho para nos ajudar na posição dos elementos que irão compor a peça, como textos, imagens, figuras e localizar onde cada informação deverá entrar na arte final. Pode ocorrer de mudarmos alguma posição na hora de passar a nossa ideia para o computador, mas o rascunhos dá um bom guia de como a arte final deve ficar.
Outro exemplo são as ilustrações. Eu sou da moda antiga e gosto de desenhar primeiro no papel e em seguida digitalizar o meu desenho. Essa também é uma outra forma de utilizarmos o rascunho. Outra possibilidade é fazer o rascunho direto no computador. Atualmente vários softwares conseguem simular bem essa fase. Já trabalhei com alguns deles e o resultado foi muito bom. Mas o ideal é que o computador não trave e tenha uma boa configuração, para não atrapalhar na hora da criação. Caso contrário, o papel talvez seja realmente uma melhor alternativa.
Do rascunho para o vetor. Ilustração que fiz.
Em meus projetos de criação de marca, o rascunho é fundamental. Eu simplesmente não consigo criar uma marca sem antes desenhar e rabiscar muito no papel. Passo horas e dias rabiscando muitas ideias e é uma das etapas mais legais e interessante na criação de uma marca. O rascunho serve para libertar as nossas ideias, desenhar o que vem na nossa mente, sem medo de sermos julgados por estar feio ou por não fazer muito sentido. É a hora e o lugar certo para você testar, criar, explorar a nossa capacidade criativa para gerar soluções criativas e inovadoras, sugerindo qualquer ideia ou pensamento que vem a nossa mente. E a partir dessas ideias nós reunimos o maior número de possibilidade que levem a uma solução eficaz para resolver o problema do nosso cliente.
Na criação de uma marca é fundamental termos ideias, sermos criativos e originais. E para tal o rascunho é importantíssimo pois ele ajuda a gerar um grande volume de novas ideias. E como qualquer outro processo, é preciso ter foco, ausência de críticas e combinação de ideias.
Quanto mais ideias e rabiscos, melhor. É possível encontrar qualidade dentro de uma grande quantidade de ideias. E durante o rascunho não devemos criticar nossas ideias. um dos objetivos do rascunho de marcas é focar na quantidade de ideias e eliminar qualquer bloqueio. Não existe ideia ruim na fase do rascunho.
Para meus trabalhos com criação de marca, eu tenho um sketchbook onde procuro deixar todos os meus rascunhos juntos para futuras consultas. É interessante para poder ver a evolução dos nossos desenhos e de nossa criatividade, além de ver a quantidade de ideias que foram descartadas e as que foram aproveitadas.
Assim sendo, vale muito a pena utilizarmos dessa técnica de rascunhar as nossas ideias antes de resolvermos o problema. Principalmente no rascunho de criação de marcas, que é onde a nossa criatividade deve rolar livremente.
E você, utiliza dessa técnica? Como você cria suas marcas ou desenhos?
Se você tiver mais alguma dica, comente que acrescento no post.
Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e/ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.
Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.
Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
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