Publicado em 23/11/2020
Os emblemas são marcas registradas com uma forma intrinsecamente ligada ao nome da organização. Os elementos nunca estão isolados, ou seja, o nome ou a abreviatura da empresa é inserida dentro do ícone gráfico.
Trata-se de um formato em que todos os elementos estão integrados em um único emblema. Isso torna o design mais compacto e útil para ser impresso em materiais publicitários menores. No entanto, a legibilidade fica comprometida quando reduzidos. É preciso ter cuidado com o desenho desse tipo, já que o nome da empresa precisa ficar legível dentro do emblema.
Algumas marcas conhecidas também se apropriam desse formato, como a Ford, Nivea, Lego e Brahma.
Nivea: o logotipo da Nivea é um clássico emblema, baseado no produto mais tradicional da empresa (lata de creme azul), perfeitamente traduzido pelo círculo azul
Ford: o logotipo da Ford preserva a mesma tipografia da década de 1920, mas com o emblema azul em degradê que traz modernidade à marca
Lego: a Lego conseguiu criar um logotipo divertido e marcante, que já teve várias versões, mas nunca perdeu seu estilo de emblema e tipografia arredondada.
A utilização de emblemas em automóveis
Mais que simples símbolos de identificação das marcas dos fabricantes de automóveis, os Emblemas trazem em sua maioria diversos aspectos da história da marca. Fatos e curiosidades que contribuem para despertar a curiosidade dos apaixonados por carros.
Alfa Romeo
Seu símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade de Milão) e pela serpente devorando um homem (símbolo da família real milanesa).
O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.
Atualmente a marca de Milão passou por uma modernização em seu logo no ano passado, mas os elementos principais ainda estão presentes. Do lado esquerdo, a cruz vermelha representa a própria cidade natal da montadora, já que era o símbolo da família real milanesa na época. Já o lado direito do símbolo mostra um homem sendo consumido por um dragão conhecido como Biscione. Este era o emblema da Casa Visconti, que comandou Milão entre os séculos 13 e 15.
Fiat
O nome FIAT é um acrônimo de Fabbrica Italiana Automobili Torino, fundada por Giovanni Agnelli, em 11 de Julho de 1899.
O logótipo da marca sofreu bastantes evoluções no decorrer dos anos. O primeiro logotipo da Fiat foi criado pelo pintor turinense Giovanni Carpanetto, a partir de um anúncio publicitário. Era o desenho de um pergaminho feito em latão. Em estilo rococó, que traduzia os gostos da época e a forma dos primeiros carros, muito semelhantes as carruagens. Trazia por extenso a razão social da empresa: Fabbrica Italiana di Automobili Torino e o número do chassis do veículo. A sigla não era o nome oficial da empresa, mas apenas a marca reservada ao produto.
Atualmente, O 15º logotipo é uma variante em estilo mais moderno do emblema usado pela companhia nos anos 20 (4º logótipo). Desenhado pelo Centro de Estilo Fiat, vem com a moldura e inscrição prateadas, com caracteres de corpo mais largo do que os símbolos históricos, sobre um fundo azul ponteado opaco e 72 milímetros de diâmetro.
Os famosos quatro losangos inclinados 18 graus permanecem na parte posterior dos modelos como assinatura inconfundível da empresa. O objetivo em relançar o logotipo, foi de justamente associar as glórias daquele período, quando suas máquinas eram imbatíveis no automobilismo de competição, com a solidez e a modernidade do presente.
Por algum tempo as 4 letras foram substituídas por 4 barras inclinadas (brancas ou cromadas) mas, atualmente, o símbolo remonta aos primeiros veículos fabricados pela Fiat no século passado.
Recentemente o escritório da Ana Couto Design fez todo o redesign da marca em um processo lindo e muito bem executado, “tirando” o elemento gráfico mas mantendo o padrão de identidade visual.
Veja o principal elemento para o redesign da marca:
-Uma marca com origem italiana e uma história de sucesso no Brasil é a única do mercado que pode falar e transmitir com propriedade sua personalidade meio italiana e mezzo brasileira, pop, encantadora e espontânea.
Com a FIAT, resgatamos o lado cool de estar nas ruas, em todos os lugares, como uma marca democrática. Pop, uma marca que sabe se conectar com todos e que está por dentro do que acontece na cultura popular.
Resgatamos também um ícone da história da Fiat e o atualizamos de forma contemporânea: a FIAT Flag, uma homenagem à bandeira italiana, que foge de caricaturas e amplia o universo visual da marca, indo além de produto em si.
Todo o trabalho estratégico e criativo foi pensado para consolidar a FIAT como uma marca que vai muito além do mercado automobilístico, com potencial de fazer ainda mais parte da vida das pessoas em diferentes momentos e de criar diversas parcerias pela estrada afora, seja com café ou marcas de roupa.
Resumindo
Emblemas são memoráveis e conferem um ar de profissionalismo, tradicionalismo e importância à sua marca. Eles também dão a impressão de que a sua empresa existe há muitos anos e de que não irá a lugar nenhum tão cedo.
Mais uma vez, pense na escalabilidade quando desenhar seu emblema, já que esses logotipos tendem a ter designs mais detalhados que podem não ficar tão bonitos quando são redimensionados.
Além disso, os emblemas não oferecem a mesma flexibilidade que os logotipos padrão que combinam texto e símbolo; portanto, tenha certeza absoluta do seu design antes de difundir o seu logotipo no mundo.
Fonte: Design de identidade da marca, antigomodelismo.com.br, neilpatel.com/br/
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Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
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Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.
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