Definição do problema | Método utilizando o Design Think focado no Design de marcas

Publicado em 24/08/2022

A maioria dos projetos de design começam com um problema, como por exemplo melhorar um produto, logotipo ou ilustrar uma ideia. Aqui no Studio não é muito diferente, quando um cliente me envia um email solicitando um orçamento para a criação da marca ele normalmente vem com um problema. A loja pode não estar vendendo bem ou a marca dele não está passando credibilidade, são inúmeros problemas. Sabemos que um bom logotipo e uma boa identidade visual para a empresa é o ponto crucial para que uma empresa comece a passar uma boa impressão para seus clientes. Clientes e designers muitas vezes pensam no problema de forma restrita logo no começo, o que limita o sucesso do resultado. 

Vamos dar início a um projeto bem legal, onde eu estarei escrevendo e analisando todas as etapas do processo do design, utilizando o design think. Agora como disse no título estamos na definição do problema

posts-novos

No início do processo de design, as ideias têm pouco valor e surgem em grande quantidade, são lançadas com abundância e tratadas com desapego. Mais tarde esse mar de ideias é reduzido para manter as que têm maior chance de sucesso. Visualizar e testar cada uma das ideias consome muito tempo, por isso, muitas vezes o muitas vezes é aconselhável começar com um período lúdico de estudos. Como criação de listas, criação de esboços e mapeamento. 

Ferramentas para definir um problema

Métodos como brainstorming e mapas mentais ajudam os designers a gerar conceitos centrais, enquanto outros métodos ( como entrevistas, grupos focais e mapeamento da marca - Isso veremos mais a fundo nos próximos posts) buscam esclarecer o problema, perguntando o que os usuários  desejam ou o que já foi feito anteriormente. Muitas dessas técnicas poderiam ser empregadas em qualquer etapa de um projeto. O brainstorming é a primeira etapa no processo de muitos designers.

design-de-marca-1

No exemplo desta foto foi um case para um cliente que tinha como um problema o lançamento de um evento e ele queria uma marca para um evento, um programa que ele estava criando. Ele era nutricionista e estava criando uma campanha chamada Programa Viver Bem. Esse projeto deve ter uns 8 anos já. E nele eu utilizei o brainstorming, essa confusão de ideias, quantidades infinitas para no final aproveitar uma ideia.  

Pense um pouco. O que você faria? 

Ao utilizar a ferramenta de definição de problemas, pergunte-se sempre se cada elemento do problema pode ser subdividido. Assim, você pode fazer novas relações e descobrir soluções totalmente novas.

Até mesmo um jogo de palavras pode facilitar tudo. Compare as duas situações:

  •  “Colar um papel em uma parede”

  •  “Prender um papel em uma parede”

design-de-marca-2

Podem surgir soluções bem diferentes, certo? Lance mão de outros recursos, como dicionários e até calculadoras. Definir um problema é tão importante quanto definir uma solução. Na verdade, você deve ter problemas bem traçados antes de imaginar soluções.

Um problema bem formulado já é meio caminho andado.

Não se esqueça:

  • Olhe o problema de diversos ângulos.

  • Observe pontos de vista diferentes.

  • Apresente fatos que ajudem a configurar o problema.

  • Não encare um problema como algo único.

  • Amplie sua visão evitando o “olhar viciado”.

  • Troque palavras

 

Concluindo:

Porque essas técnicas, sejam elas comuns ou estruturadas, são necessárias? Uma pessoa criativa não pode sentar e simplesmente ser criativa? A maioria dos métodos envolvem externalização de ideias de forma que possam ser visualizadas e comparadas, classificadas e combinadas, avaliadas e compartilhadas. O pensamento não ocorre somente dentro do cérebro. Ele ocorre à medida que ideias se transformam em coisas tangíveis: Palavras, esboços, protótipos e propostas.  

– 

Quer profissionalizar seu negócio através de uma Identidade Visual completa?

Você está no lugar certo! Basta entrar em contato  https://pribellafronte.com.br/ que estarei à disposição.

Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Siga-me no Instagram | Facebook | Behance

Alguns outros posts que você pode gostar

Pri Bellafronte

Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

Saber mais

Alguns dos meus projetos

Fique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos

Projeto de Identidade Visual Cafés Muzambo

Projeto de Identidade Visual Cafés Muzambo

Projeto de Identidade Visual Café Trigueiro

Projeto de Identidade Visual Café Trigueiro

Projeto de Identidade Visual Argue

Projeto de Identidade Visual Argue

Projeto de Identidade Visual LET Engenharia

Projeto de Identidade Visual LET Engenharia

Projeto de Identidade visual Sorelle

Projeto de Identidade visual Sorelle

Projeto de Identidade Visual Arqué BE

Projeto de Identidade Visual Arqué BE

A sua empresa pode ser a próxima

Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.

Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio

© 2020 Pri Bellafronte. Todos os direitos reservados.