Publicado em 24/08/2022
A maioria dos projetos de design começam com um problema, como por exemplo melhorar um produto, logotipo ou ilustrar uma ideia. Aqui no Studio não é muito diferente, quando um cliente me envia um email solicitando um orçamento para a criação da marca ele normalmente vem com um problema. A loja pode não estar vendendo bem ou a marca dele não está passando credibilidade, são inúmeros problemas. Sabemos que um bom logotipo e uma boa identidade visual para a empresa é o ponto crucial para que uma empresa comece a passar uma boa impressão para seus clientes. Clientes e designers muitas vezes pensam no problema de forma restrita logo no começo, o que limita o sucesso do resultado.
Vamos dar início a um projeto bem legal, onde eu estarei escrevendo e analisando todas as etapas do processo do design, utilizando o design think. Agora como disse no título estamos na definição do problema
No início do processo de design, as ideias têm pouco valor e surgem em grande quantidade, são lançadas com abundância e tratadas com desapego. Mais tarde esse mar de ideias é reduzido para manter as que têm maior chance de sucesso. Visualizar e testar cada uma das ideias consome muito tempo, por isso, muitas vezes o muitas vezes é aconselhável começar com um período lúdico de estudos. Como criação de listas, criação de esboços e mapeamento.
Métodos como brainstorming e mapas mentais ajudam os designers a gerar conceitos centrais, enquanto outros métodos ( como entrevistas, grupos focais e mapeamento da marca - Isso veremos mais a fundo nos próximos posts) buscam esclarecer o problema, perguntando o que os usuários desejam ou o que já foi feito anteriormente. Muitas dessas técnicas poderiam ser empregadas em qualquer etapa de um projeto. O brainstorming é a primeira etapa no processo de muitos designers.
No exemplo desta foto foi um case para um cliente que tinha como um problema o lançamento de um evento e ele queria uma marca para um evento, um programa que ele estava criando. Ele era nutricionista e estava criando uma campanha chamada Programa Viver Bem. Esse projeto deve ter uns 8 anos já. E nele eu utilizei o brainstorming, essa confusão de ideias, quantidades infinitas para no final aproveitar uma ideia.
Ao utilizar a ferramenta de definição de problemas, pergunte-se sempre se cada elemento do problema pode ser subdividido. Assim, você pode fazer novas relações e descobrir soluções totalmente novas.
Até mesmo um jogo de palavras pode facilitar tudo. Compare as duas situações:
“Colar um papel em uma parede”
“Prender um papel em uma parede”
Podem surgir soluções bem diferentes, certo? Lance mão de outros recursos, como dicionários e até calculadoras. Definir um problema é tão importante quanto definir uma solução. Na verdade, você deve ter problemas bem traçados antes de imaginar soluções.
Um problema bem formulado já é meio caminho andado.
Não se esqueça:
Olhe o problema de diversos ângulos.
Observe pontos de vista diferentes.
Apresente fatos que ajudem a configurar o problema.
Não encare um problema como algo único.
Amplie sua visão evitando o “olhar viciado”.
Troque palavras
Porque essas técnicas, sejam elas comuns ou estruturadas, são necessárias? Uma pessoa criativa não pode sentar e simplesmente ser criativa? A maioria dos métodos envolvem externalização de ideias de forma que possam ser visualizadas e comparadas, classificadas e combinadas, avaliadas e compartilhadas. O pensamento não ocorre somente dentro do cérebro. Ele ocorre à medida que ideias se transformam em coisas tangíveis: Palavras, esboços, protótipos e propostas.
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Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.
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Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
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Projeto de Identidade Visual Oito Cafés Especiais
Projeto de Identidade Visual | Revela
Projeto de Identidade Visual Pontarolo Advogados Associados
Projeto de Identidade Visual Cadernos da Lina
Projeto de Identidade Visual Capim Limão
Projeto de Identidade Visual MT Summit
Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.
Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio