Definição do problema | Método utilizando o Design Think focado no Design de marcas

Publicado em 24/08/2022

A maioria dos projetos de design começam com um problema, como por exemplo melhorar um produto, logotipo ou ilustrar uma ideia. Aqui no Studio não é muito diferente, quando um cliente me envia um email solicitando um orçamento para a criação da marca ele normalmente vem com um problema. A loja pode não estar vendendo bem ou a marca dele não está passando credibilidade, são inúmeros problemas. Sabemos que um bom logotipo e uma boa identidade visual para a empresa é o ponto crucial para que uma empresa comece a passar uma boa impressão para seus clientes. Clientes e designers muitas vezes pensam no problema de forma restrita logo no começo, o que limita o sucesso do resultado. 

Vamos dar início a um projeto bem legal, onde eu estarei escrevendo e analisando todas as etapas do processo do design, utilizando o design think. Agora como disse no título estamos na definição do problema

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No início do processo de design, as ideias têm pouco valor e surgem em grande quantidade, são lançadas com abundância e tratadas com desapego. Mais tarde esse mar de ideias é reduzido para manter as que têm maior chance de sucesso. Visualizar e testar cada uma das ideias consome muito tempo, por isso, muitas vezes o muitas vezes é aconselhável começar com um período lúdico de estudos. Como criação de listas, criação de esboços e mapeamento. 

Ferramentas para definir um problema

Métodos como brainstorming e mapas mentais ajudam os designers a gerar conceitos centrais, enquanto outros métodos ( como entrevistas, grupos focais e mapeamento da marca - Isso veremos mais a fundo nos próximos posts) buscam esclarecer o problema, perguntando o que os usuários  desejam ou o que já foi feito anteriormente. Muitas dessas técnicas poderiam ser empregadas em qualquer etapa de um projeto. O brainstorming é a primeira etapa no processo de muitos designers.

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No exemplo desta foto foi um case para um cliente que tinha como um problema o lançamento de um evento e ele queria uma marca para um evento, um programa que ele estava criando. Ele era nutricionista e estava criando uma campanha chamada Programa Viver Bem. Esse projeto deve ter uns 8 anos já. E nele eu utilizei o brainstorming, essa confusão de ideias, quantidades infinitas para no final aproveitar uma ideia.  

Pense um pouco. O que você faria? 

Ao utilizar a ferramenta de definição de problemas, pergunte-se sempre se cada elemento do problema pode ser subdividido. Assim, você pode fazer novas relações e descobrir soluções totalmente novas.

Até mesmo um jogo de palavras pode facilitar tudo. Compare as duas situações:

  •  “Colar um papel em uma parede”

  •  “Prender um papel em uma parede”

design-de-marca-2

Podem surgir soluções bem diferentes, certo? Lance mão de outros recursos, como dicionários e até calculadoras. Definir um problema é tão importante quanto definir uma solução. Na verdade, você deve ter problemas bem traçados antes de imaginar soluções.

Um problema bem formulado já é meio caminho andado.

Não se esqueça:

  • Olhe o problema de diversos ângulos.

  • Observe pontos de vista diferentes.

  • Apresente fatos que ajudem a configurar o problema.

  • Não encare um problema como algo único.

  • Amplie sua visão evitando o “olhar viciado”.

  • Troque palavras

 

Concluindo:

Porque essas técnicas, sejam elas comuns ou estruturadas, são necessárias? Uma pessoa criativa não pode sentar e simplesmente ser criativa? A maioria dos métodos envolvem externalização de ideias de forma que possam ser visualizadas e comparadas, classificadas e combinadas, avaliadas e compartilhadas. O pensamento não ocorre somente dentro do cérebro. Ele ocorre à medida que ideias se transformam em coisas tangíveis: Palavras, esboços, protótipos e propostas.  

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Pri Bellafronte

Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

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