Publicado em 22/03/2022
No case de hoje vou mostrar em detalhes como foi feita a construção para a Identidade Visual do perfil do Blocker Girl no Instagram. A identidade visual é o conjunto de elementos e propriedades visuais que, juntos, representam visualmente toda a ideia por trás do produto, nome, empresa, instituição ou serviço. Geralmente, estes elementos formam um símbolo visual, que se torna vivo através das cores, tipografia e desenhos que precisam ser identificados pelos consumidores.
Tudo isto irá traduzir o conceito de todo o negócio, por isso a sua importância. Afinal, a identidade visual será o que tornará sua empresa atraente para o consumidor. De forma resumida, a identidade visual será a “cara” da marca de sua empresa.
Em resumo, vamos ver o briefing da Blocker Girl:
“Trata-se de uma página de ensino médico no Instagram criada em Abril de 2021, focada para uma área específica da Anestesia, chamada anestesia regional, para ensinar procedimentos chamados bloqueios.
O objetivo é transmitir conhecimento gratuitamente mas também iniciar brevemente com cursos, mentorías e consultorias presenciais e online, razão pela qual quero profissionalizar a imagem da página.
Gêneros 50/50, maioria 30-40 anos, mais nas capitais mas espalhados pelo Brasil, elevado poder aquisitivo.
Profissionalismo, modernidade e feminilidade é o que desejo passar para meus clientes.
A marca não deve transmitir amadorismo.
Quero um ultrassom, porque é o sentido da marca.
A maior essência é a minha proximidade com o público.”
De posse do briefing vamos analisar tudo que temos para resolver o problema do nosso cliente.
1 - Identificar o problema do cliente
Se o cliente te procura para fazer qualquer tipo de trabalho é porque ele tem algum problema, certo? E nós precisamos identificá-lo. No caso do perfil da Blocker Girl o problema era o amadorismo. A marca era comum, não tinha conceito e nenhum posicionamento.
Justamente o que ela não queria. Veja como era a marca:
2 - Resolver o problema
O perfil não queria mais passar a ideia de amadorismo e sim de profissionalismo com o objetivo a médio prazo de criação de cursos, mentorias e consultorias presenciais e online. E para resolver isso nada mais certo do que a criação de uma identidade visual que transmita um ar de modernidade e profissionalismo.
Após identificarmos o problema do nosso cliente é hora de resolver e para a criação de um identidade visual com conceito, estratégia e propósito eu gosto de seguir alguns passos:
3 - Posicionamento da Marca
Posicionamento são todas as associações que o cliente tem em sua mente. É importante para a construção da marca ao longo dos anos. É como ele percebe a marca.
E eu gosto de desmembrar cada item com o que o cliente me respondeu no briefng. Veja aqui:
4 - Análise de concorrentes
Gosto de fazer sempre uma análise dos concorrentes, é muito importante para sabermos que linha nós vamos seguir no processo de criação da Identidade visual. Por exemplo, se o nosso cliente quer seguir o padrão dos seus concorrentes ou que se destacar e se diferenciar deles.
Analisar cores, tipografia, sites, perfis em redes sociais como estilo de publicação e tudo o que for importante para o projeto.
5 - Processo criativo
De forma resumida, após o estudo do briefing e coleta de dados eu dou início ao processo criativo. Gosto de utilizar o mapa mental para organizar as ideias e me guiar na criação de rascunhos. É hora de deixar as ideias fluírem e desenhar diversas opções que possam compor a marca.
Nessa etapa é interessante buscar referências de outras marcas e outras ideias que façam sentido para o projeto.
6 - Definição do símbolo
Após a criação de muitos e muitos rascunhos, cheguei à ideia final do símbolo e como vimos no briefing a cliente pediu um ultrassom no logotipo para a marca dela. Desenhei diversos tipos, posições, formas de ultrassom. Fui testando em formatos diferentes, incluindo a letra B de Blocker Girl, as ondas sonoras que o ultrassom faz, a letra S do nome da cliente (Sara).
Enfim, diferentes tipos de ideias. E cheguei neste resultado aqui:
A solução foi criar um desenho que gere propriedade e proximidade em diferentes frentes de atuação. O símbolo criado se constrói através de um ultrassom e suas ondas, apontando para cima a na direção direita, para demonstrar o crescimento. O símbolo em forma circular demonstra proteção.
Desta forma, o símbolo passa o sentimento de ser uma marca jovem e inovadora e ao mesmo tempo bastante feminina e que será facilmente reconhecida por seus clientes, além de promover relações mais próximas com o público-alvo. É um símbolo simples e fácil de se reconhecer e com traços minimalistas .
Assim, quero que as pessoas se identifiquem com a marca e reconheçam a página Blocker Girl pela autenticidade de seu posicionamento e gerando diferenciação frente à categoria.
7 - Escolha da paleta de cores e tipografia
O estudo de cores envolve análises de aspectos tangíveis e intangíveis relacionados à marca e ao mercado que ela se apresenta.
As cores podem ter um protagonismo diferente. Por vezes o azul toma conta, por vezes o rosa. Isso depende do contexto de uso que a marca estiver inserida. O rosa traz o aspecto mais feminino da marca.
A paleta de cor é muito rica, pois nos dá inúmeras possibilidades de aplicação.
A tipografia é o principal elemento comunicador. Sua relevância é tão fundamental quanto as imagens, as cores, a diagramação e toda a identidade visual de uma marca.
Para a tipografia principal foi escolhida uma fonte com serifa que se destaca por ter a presença muito forte da mão humana.
Para a tipografia de apoio uma fonte sem serifa combina muita bem dando uma boa legibilidade para qualquer tipo de texto.
8 - Resultado e conceito
Essa é a cara da marca. Já conseguimos perceber que é uma marca que realmente se difere de todos os seus concorrentes. Aposta num logotipo orgânico, uma tipografia com uma presença muito forte da mão humana.
Outro ponto super interessante para a comunicação da marca é o contraste entre um logotipo mais orgânico com uma tipografia mais pincelada e o contraste entre cores.
Por mais contraste que tenham os elementos, existem pontos em comum e são eles que fazem com que todos esses elementos conversem muito bem juntos.
9 - Mockups
Para finalizar, vamos ver o resultado da marca aplicado em diversos meios de comunicação.
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Se tiver mais alguma dica, pode comentar que acrescento no post.
Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e / ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.
Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.
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Porque a sua marca merece ser original e exclusiva.
Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
Saber maisFique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos
Projeto de Identidade Visual Cântico Café
Projeto de Identidade Visual MJB Sofware e Soluções
Projeto de Identidade Visual | GF Produtos naturais
Projeto de Identidade Visual Pontarolo Advogados Associados
Projeto de Identidade Visual Punix
Projeto de Identidade Visual | Marilene Ramaldes
Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.
Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio