Publicado em 22/03/2022
No case de hoje vou mostrar em detalhes como foi feita a construção para a Identidade Visual do perfil do Blocker Girl no Instagram. A identidade visual é o conjunto de elementos e propriedades visuais que, juntos, representam visualmente toda a ideia por trás do produto, nome, empresa, instituição ou serviço. Geralmente, estes elementos formam um símbolo visual, que se torna vivo através das cores, tipografia e desenhos que precisam ser identificados pelos consumidores.
Tudo isto irá traduzir o conceito de todo o negócio, por isso a sua importância. Afinal, a identidade visual será o que tornará sua empresa atraente para o consumidor. De forma resumida, a identidade visual será a “cara” da marca de sua empresa.
Em resumo, vamos ver o briefing da Blocker Girl:
“Trata-se de uma página de ensino médico no Instagram criada em Abril de 2021, focada para uma área específica da Anestesia, chamada anestesia regional, para ensinar procedimentos chamados bloqueios.
O objetivo é transmitir conhecimento gratuitamente mas também iniciar brevemente com cursos, mentorías e consultorias presenciais e online, razão pela qual quero profissionalizar a imagem da página.
Gêneros 50/50, maioria 30-40 anos, mais nas capitais mas espalhados pelo Brasil, elevado poder aquisitivo.
Profissionalismo, modernidade e feminilidade é o que desejo passar para meus clientes.
A marca não deve transmitir amadorismo.
Quero um ultrassom, porque é o sentido da marca.
A maior essência é a minha proximidade com o público.”
De posse do briefing vamos analisar tudo que temos para resolver o problema do nosso cliente.
1 - Identificar o problema do cliente
Se o cliente te procura para fazer qualquer tipo de trabalho é porque ele tem algum problema, certo? E nós precisamos identificá-lo. No caso do perfil da Blocker Girl o problema era o amadorismo. A marca era comum, não tinha conceito e nenhum posicionamento.
Justamente o que ela não queria. Veja como era a marca:
2 - Resolver o problema
O perfil não queria mais passar a ideia de amadorismo e sim de profissionalismo com o objetivo a médio prazo de criação de cursos, mentorias e consultorias presenciais e online. E para resolver isso nada mais certo do que a criação de uma identidade visual que transmita um ar de modernidade e profissionalismo.
Após identificarmos o problema do nosso cliente é hora de resolver e para a criação de um identidade visual com conceito, estratégia e propósito eu gosto de seguir alguns passos:
3 - Posicionamento da Marca
Posicionamento são todas as associações que o cliente tem em sua mente. É importante para a construção da marca ao longo dos anos. É como ele percebe a marca.
E eu gosto de desmembrar cada item com o que o cliente me respondeu no briefng. Veja aqui:
4 - Análise de concorrentes
Gosto de fazer sempre uma análise dos concorrentes, é muito importante para sabermos que linha nós vamos seguir no processo de criação da Identidade visual. Por exemplo, se o nosso cliente quer seguir o padrão dos seus concorrentes ou que se destacar e se diferenciar deles.
Analisar cores, tipografia, sites, perfis em redes sociais como estilo de publicação e tudo o que for importante para o projeto.
5 - Processo criativo
De forma resumida, após o estudo do briefing e coleta de dados eu dou início ao processo criativo. Gosto de utilizar o mapa mental para organizar as ideias e me guiar na criação de rascunhos. É hora de deixar as ideias fluírem e desenhar diversas opções que possam compor a marca.
Nessa etapa é interessante buscar referências de outras marcas e outras ideias que façam sentido para o projeto.
6 - Definição do símbolo
Após a criação de muitos e muitos rascunhos, cheguei à ideia final do símbolo e como vimos no briefing a cliente pediu um ultrassom no logotipo para a marca dela. Desenhei diversos tipos, posições, formas de ultrassom. Fui testando em formatos diferentes, incluindo a letra B de Blocker Girl, as ondas sonoras que o ultrassom faz, a letra S do nome da cliente (Sara).
Enfim, diferentes tipos de ideias. E cheguei neste resultado aqui:
A solução foi criar um desenho que gere propriedade e proximidade em diferentes frentes de atuação. O símbolo criado se constrói através de um ultrassom e suas ondas, apontando para cima a na direção direita, para demonstrar o crescimento. O símbolo em forma circular demonstra proteção.
Desta forma, o símbolo passa o sentimento de ser uma marca jovem e inovadora e ao mesmo tempo bastante feminina e que será facilmente reconhecida por seus clientes, além de promover relações mais próximas com o público-alvo. É um símbolo simples e fácil de se reconhecer e com traços minimalistas .
Assim, quero que as pessoas se identifiquem com a marca e reconheçam a página Blocker Girl pela autenticidade de seu posicionamento e gerando diferenciação frente à categoria.
7 - Escolha da paleta de cores e tipografia
O estudo de cores envolve análises de aspectos tangíveis e intangíveis relacionados à marca e ao mercado que ela se apresenta.
As cores podem ter um protagonismo diferente. Por vezes o azul toma conta, por vezes o rosa. Isso depende do contexto de uso que a marca estiver inserida. O rosa traz o aspecto mais feminino da marca.
A paleta de cor é muito rica, pois nos dá inúmeras possibilidades de aplicação.
A tipografia é o principal elemento comunicador. Sua relevância é tão fundamental quanto as imagens, as cores, a diagramação e toda a identidade visual de uma marca.
Para a tipografia principal foi escolhida uma fonte com serifa que se destaca por ter a presença muito forte da mão humana.
Para a tipografia de apoio uma fonte sem serifa combina muita bem dando uma boa legibilidade para qualquer tipo de texto.
8 - Resultado e conceito
Essa é a cara da marca. Já conseguimos perceber que é uma marca que realmente se difere de todos os seus concorrentes. Aposta num logotipo orgânico, uma tipografia com uma presença muito forte da mão humana.
Outro ponto super interessante para a comunicação da marca é o contraste entre um logotipo mais orgânico com uma tipografia mais pincelada e o contraste entre cores.
Por mais contraste que tenham os elementos, existem pontos em comum e são eles que fazem com que todos esses elementos conversem muito bem juntos.
9 - Mockups
Para finalizar, vamos ver o resultado da marca aplicado em diversos meios de comunicação.
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Se tiver mais alguma dica, pode comentar que acrescento no post.
Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e / ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.
Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.
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Porque a sua marca merece ser original e exclusiva.
Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
Saber maisFique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos
Projeto de Identidade Visual Juliana Salgado | Dermatologista
Projeto de Identidade Visual | GF Produtos naturais
Projeto de Identidade Visual | Raphael Barreto
Projeto de Identidade Visual Ateliê Flavia Salzano
Projeto de Identidade Visual Meninas Nail Design
Projeto de Identidade visual Sorelle
Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.
Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio