Como se sentir seguro ao contratar um designer a distância?

Publicado em 26/03/2018

Tenho reparado que muitos clientes se sentem inseguros ao contratar um designer que não more na mesma cidade, se sentindo mais seguros se estiverem mais próximo do designer, ou da agência. Mas se o medo é que o trabalho não dê certo, a pergunta é, e se a agência ou o designer que está próximo também não der certo, ou pior ainda, te passar a perna? O prejuízo ou a perda de tempo não será mesma?

Hoje em dia há diversos meios de se proteger de maus designers ou agências, seja por meio de contratos, pela própria conversa por email, através das redes sociais denunciando essas pessoas e agências.

Uma dica bem legal antes de você fechar qualquer projeto é você pesquisar sobre o designer / agência, ver o perfil nas redes sociais, olhar comentários, buscar referências de trabalhos anteriores, pedir telefone, endereço, CPF, CNPJ, caso o designer / agência tenha e isso vale o mesmo para nós designers, para não correr o risco do cliente sumir no meio do projeto, ou seja, fazer uma busca detalhada sobre a pessoa / agência ou cliente.

graphic-designer-working-on-computer-FWTDGCN

E se mesmo assim o designer/cliente sumir? O que fazer?

É uma situação muito chata, porém temos que correr atrás. No caso do designer sumir normalmente ele tem site, perfil em rede social, email, e portanto, é mais fácil de encontrá-lo e tentar dialogar sobre isso. Caso não haja resultado, o que pode ser feito é fazer uma avaliação nas redes e site que o profissional está, imprimir os emails e o contrato levando no PROCON.

É bem desgastante, mas isso não é um problema que é evitado trabalhando com uma agência ou com um designer da mesma cidade, pois este problema em si não é originado pela distância ou pela falta dela. O importante é sempre ter um contrato, termos do trabalho, assim você pode correr atrás caso tenha algum tipo de prejuízo.

O que faço e normalmente evita a maior parte dos problemas é trabalhar com contrato. O contrato pode ser simples, passado via email (nele peço CPF, contatos e afins). Após enviado, espero o cliente ler e me responder, informando que está de acordo com os termos. Somente após isso e o pagamento do sinal combinado, os trabalhos são iniciados. Assim ambos ficam cientes e de acordo com todos os termos nesse novo projeto que se inicia.

Portanto, o fato do designer ser a distância não é o problema, e sim a má personalidade e a falta de respeito. Isto não é exclusividade de trabalho a distância, e pode ocorrer em qualquer relação de trabalho. Fale frisar mais uma vez, é muito importante ter um contrato, com os termos de trabalho e com a aprovação do cliente.

Siga-me Facebook | Twitter | Behance

Espero que tenha gostado. Não deixe de comentar abaixo caso conheça alguma história parecida. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Alguns outros posts que você pode gostar

Pri Bellafronte

Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

Saber mais

Alguns dos meus projetos

Fique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos

Projeto de Identidade Visual Moovez

Projeto de Identidade Visual Moovez

Projeto de Identidade Visual Pontarolo Advogados Associados

Projeto de Identidade Visual Pontarolo Advogados Associados

Projeto de Identidade Visual Kepher

Projeto de Identidade Visual Kepher

Projeto de Identidade Visual Cadernos da Lina

Projeto de Identidade Visual Cadernos da Lina

Projeto de Identidade Visual Meninas Nail Design

Projeto de Identidade Visual Meninas Nail Design

Projeto de Identidade Visual MJB Sofware e Soluções

Projeto de Identidade Visual MJB Sofware e Soluções

A sua empresa pode ser a próxima

Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.

Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio

© 2020 Pri Bellafronte. Todos os direitos reservados.