Publicado em 26/03/2018
Tenho reparado que muitos clientes se sentem inseguros ao contratar um designer que não more na mesma cidade, se sentindo mais seguros se estiverem mais próximo do designer, ou da agência. Mas se o medo é que o trabalho não dê certo, a pergunta é, e se a agência ou o designer que está próximo também não der certo, ou pior ainda, te passar a perna? O prejuízo ou a perda de tempo não será mesma?
Hoje em dia há diversos meios de se proteger de maus designers ou agências, seja por meio de contratos, pela própria conversa por email, através das redes sociais denunciando essas pessoas e agências.
Uma dica bem legal antes de você fechar qualquer projeto é você pesquisar sobre o designer / agência, ver o perfil nas redes sociais, olhar comentários, buscar referências de trabalhos anteriores, pedir telefone, endereço, CPF, CNPJ, caso o designer / agência tenha e isso vale o mesmo para nós designers, para não correr o risco do cliente sumir no meio do projeto, ou seja, fazer uma busca detalhada sobre a pessoa / agência ou cliente.
E se mesmo assim o designer/cliente sumir? O que fazer?
É uma situação muito chata, porém temos que correr atrás. No caso do designer sumir normalmente ele tem site, perfil em rede social, email, e portanto, é mais fácil de encontrá-lo e tentar dialogar sobre isso. Caso não haja resultado, o que pode ser feito é fazer uma avaliação nas redes e site que o profissional está, imprimir os emails e o contrato levando no PROCON.
É bem desgastante, mas isso não é um problema que é evitado trabalhando com uma agência ou com um designer da mesma cidade, pois este problema em si não é originado pela distância ou pela falta dela. O importante é sempre ter um contrato, termos do trabalho, assim você pode correr atrás caso tenha algum tipo de prejuízo.
O que faço e normalmente evita a maior parte dos problemas é trabalhar com contrato. O contrato pode ser simples, passado via email (nele peço CPF, contatos e afins). Após enviado, espero o cliente ler e me responder, informando que está de acordo com os termos. Somente após isso e o pagamento do sinal combinado, os trabalhos são iniciados. Assim ambos ficam cientes e de acordo com todos os termos nesse novo projeto que se inicia.
Portanto, o fato do designer ser a distância não é o problema, e sim a má personalidade e a falta de respeito. Isto não é exclusividade de trabalho a distância, e pode ocorrer em qualquer relação de trabalho. Fale frisar mais uma vez, é muito importante ter um contrato, com os termos de trabalho e com a aprovação do cliente.
Siga-me Facebook | Twitter | Behance
Espero que tenha gostado. Não deixe de comentar abaixo caso conheça alguma história parecida. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.
Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
Saber maisFique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos
Projeto de Identidade Visual | GF Produtos naturais
Projeto de Identidade Visual Café Trigueiro
Projeto de Identidade Visual | Arena 7 point
Projeto de Identidade Visual Capim Limão
Projeto de Identidade Visual G' Atelier
Projeto de Identidade Visual SML Automação e energia
Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.
Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio