Como exportar arquivos do Indesign para Illustrator e Corel

Publicado em 6/16/2016

Certa vez, um cliente me pediu para fazer um trabalho de diagramação de 3 apostilas com aproximadamente 30 páginas cada. Para este trabalho, o Indesign era o software mais indicado, e portanto foi nele que o fiz. Finalizei o trabalho e enviei os arquivos fechados em PDF e os arquivos abertos, no formato do Indesign. Porém o cliente não tinha o programa e gostaria de ter um arquivo aberto que pudesse ser editado no Photoshop ou Corel.

Bom, nunca tinha feito uma conversão ou exportação deste tipo, e então comecei a procurar pela internet, mas sem encontrar informação confiável e de qualidade.

Mas finalmente encontrei. E a solução é bem simples. Na hora de salvar, basta exportar uma versão no formato .EPS. Esse tipo de extensão é um formato aberto, onde você pode editar texto, fotos e tudo mais. Um arquivo EPS é um PostScript (PostScript encapsulado) que pode conter gráficos 2D em formato vetor, imagens de bitmap e texto. Isso significa que ele serve para transferência de trabalho artístico de vetor entre aplicativos. Caso você queira abrir em um programa de edição de imagem, os vetores são transformados em pixels, sendo essa ação chamada de “rasterize”. É o que acontece ao abrir um vetor no Photoshop, por exemplo.

Por fim, uma observação importante: Para que ele abra qualquer fonte contida no arquivo, é necessário que você tenha a fonte instalada no seu computador, ou o arquivo não irá reconhecer.

Assine minha newsletter

© 2020 Pri Bellafronte. Todos os direitos reservados.