Publicado em 15/09/2022
Depois que descobrimos o problema que o nosso cliente nos passou quando solicitou a nossa ajuda é hora de resolvermos. E eu trouxe aqui uma técnica bem legal que pode ser usada em grupos ou também individual (basta você adaptar como eu faço aqui no meu studio). É o brainstorming.
A maioria de nós adoraria ter mais ideias criativas para desenvolver. A criatividade nos motiva e mobiliza o crescimento e a inovação. Quer conhecer e explorar mais o seu potencial criativo? Experimente o brainstorming.
Brainstoming significa atacar um problema a partir de todas as direções possíveis de uma vez só, bombardeando-o com perguntas rápidas para chegar a soluções viáveis.
Sendo assim, é fundamental que o brainstorming envolva um número mais elevado de participantes, de preferência reunindo pessoas ativas na empresa, mas que tragam perspectivas diferentes. Essa pluralidade de ideias é o pilar da técnica. Para que seja bem-sucedido, o processo deve focar em quantidade, não em qualidade. “Duas cabeças pensam melhor que uma” já ouviu esse ditado, certo? A ideia aqui é justamente essa: Uma tempestade de perspectivas para chegar ao melhor resultado.
Assim, é importante que o brainstorming seja completamente livre de críticas. Mesmo as ideias que parecem ineficientes devem ser levadas em conta, afinal, elas podem ser o ponto de partida para a construção de pensamentos mais aprofundados.
O termo brainstoming foi criado por Alex F. Osborn, publicitário, iniciou uma revolução ao ajudar as pessoas a pensarem de forma criativa. Osborn acreditava que até mesmo o problema mais difícil poderia ser facilmente trucidado se bombardeado por suficientes raios de pensamento. Ele acreditava que até mesmo as pessoas mais presas e rígidas aos hábitos poderiam se tornar imaginativas caso fossem colocadas na situação certa.
De lá para cá, a tempestade de ideias se tornou uma técnica utilizada em praticamente todas as empresas que trabalham com inovação ou que buscam soluções criativas para seus problemas.
A verdade é que, antes de ter ideias, é importante entender qual o problema se quer resolver. Investigando sua ocorrência, identificando padrões e encontrando suas verdadeiras causas. Você pode utilizar o brainstorming para encontrar as melhores palavras-chave, para melhorar o desempenho de determinados setores da empresa ou em qualquer outra situação que achar que existe a necessidade.
Ou seja, a sessão de brainstorming pode ser aplicada em várias situações que focam na melhoria dos processos da empresa ou na tomada de novas decisões. Basta identificar uma necessidade no negócio e o brainstorming pode então ser utilizado.
Em resumo: o brainstorming é muito versátil. A partir do momento que você identifica uma demanda para seu negócio, pode buscar soluções criativas através da tempestade de ideias com os colaboradores.
Brainstorming e técnicas semelhantes ajudam os designers a definir problemas e gerar conceitos iniciais no começo de um projeto. Esses processos podem produzir listas por escrito, bem como esboços e diagramas rápidos.
A melhor forma de chegar a uma ideia brilhante é ter muitas ideias. Assim, mesmo as mais absurdas são levadas em conta para, no fim, possibilitar um filtro que permita eleger as que se mostram mais apropriadas para lidar com o objetivo proposto.
Portanto, organizar uma dinâmica de grupo nesses moldes serve para possibilitar a aceleração do processo criativo.
Certamente. Como promove a interação constante e a valorização de todos os insights, o processo estimula o trabalho em equipe. Assim, uma empresa que investe nesse procedimento vai contar com um ambiente de trabalho mais adequado. A confiança gerada por esse fenômeno é fundamental para otimizar a comunicação interna.
Ele pode ser feito com pessoas de um mesmo time ou reunir colaboradores de vários grupos, dependendo da finalidade.
Existem técnicas que tornam o brainstorming mais eficaz.
Esses papéis autocolantes dão maior destaque às idéias, agilizando o processo do brainstorming.Eles também inspiram a equipe, que passa a participar mais efetivamente da modalidade. Incentive a criatividade mostrando que desenhos também podem ser feitos de maneira a passar melhor suas ideias.
Mind Mapping: Imagine se pudesse dar uma resumida no problema em questão. Pois a ideia do mind mapping é justamente isso, resumir a questão que está sendo abordada em apenas três palavras. Identifique três termos que expressem a ideia de forma clara e deixe que a equipe trabalhe a partir delas. Após esgotar as ideias, faça o mesmo com as palavras derivadas das iniciais e vá trabalhando dessa forma até esgotarem as ideias.
O método do gatilho é muito simples, mas tem tudo para funcionar perfeitamente na maioria das companhias. A ideia é basicamente usar opiniões iniciais como ponto de partida para outras ideias melhores. Então, o primeiro passo é discutir o maior número de sugestões possível, mesmo as que parecem ineficazes. Depois, as melhores são escolhidas e usadas como gatilho para que a equipe tenha ainda mais insights. O processo é repetido até que a solução final seja encontrada.
Com os princípios e regras do brainstorming em mente, você já tem uma ideia de práticas que não devem ser realizadas ao longo do processo.
Condenar a ideia dos outros
Interromper o fluxo criativo
Deixar que a conversa se torne uma palestra
Permitir conflitos o tempo todo
Não levar o brainstorming adiante
Temos disponíveis algumas opções dessa ferramenta online, eu uso a MindMeister, acho muito boa, prática e intuitiva de se usar. Adoro usar essa ferramenta no meu processo de criação de Identidade Visual. Adoro ver essa “bagunça organizada”.
O brainstorming é um processo criativo que pode ser utilizado em diversas áreas da empresa, com os mais variados objetivos. Para garantir os benefícios do processo criado por Alex Osborn, que incluem a melhoria do ambiente de trabalho, é essencial proporcionar um ambiente adequado, livre de críticas e distrações.
E aí, pronto para executar o brainstorming em sua empresa e estimular soluções criativas?
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Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
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Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.
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