A Identidade visual da sua empresa está realmente passando credibilidade para seus clientes?

Publicado em 24/10/2022

Gerar confiança e credibilidade para seus clientes não é uma tarefa fácil. E o ponto principal para saber se a sua empresa está transmitindo isso é através de uma boa gestão, uma boa Identidade visual com um bom posicionamento, certo? Se esses 3 elementos (Posicionamento, Gestão da marca e Identidade visual) estiverem trabalhando juntos e em harmonia é questão de tempo para que sua empresa seja vista como uma referência no ramo dela. Nesse artigo nós vamos entender um pouquinho sobre a importância de cada um deles e outros pontos que são muito importantes para aumentar a credibilidade da sua empresa frente aos seus concorrentes. 

Vamos começar falando sobre Identidade Visual e como ela pode melhorar em muito o aspecto tanto tangível como intangível da sua empresa. 

O que é Identidade Visual?

Identidade visual é a combinação de elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço.

Geralmente, essa construção tem como parâmetro o logotipo, que é o símbolo principal e representante do conceito que é comunicado pelo segmento.

As cores, tipografias, formatos e até frases, como o slogan, possuem o papel de gravar na mente do público, de forma rápida e objetiva, qual é a sua grande missão.

Vamos ver com mais detalhes alguns deles:

Cores 

As cores ajudam a deixar sua identidade mais do que só atrativa. São elas que conseguem se aliar a qualquer comunicação da sua empresa e auxiliá-la a atingir seus objetivos

Você já deve ter ouvido falar de psicologia das cores, então, sabe que cada cor passa uma determinada ideia e desperta determinados sentimentos. Por isso, ao escolher quais serão suas cores institucionais, é importante voltar nos atributos da sua marca. Quais cores vão ajudar a comunicar aqueles atributos? 

É importante lembrar que esse não é um processo somente de escolha mas, também, de manutenção. A cor roxa não ficou associada ao Nubank e o laranja ao Itaú da noite para o dia. Esse é um trabalho de repetição e atenção aos detalhes.

identidade visual

 

Ícones, símbolos e ilustrações

O logotipo é certamente o símbolo mais reconhecido em uma marca, mas existem outros itens que dão suporte a uma identidade. Aqui falamos mais sobre a maneira como eles são feitos do que necessariamente símbolos ou ícones específicos. 

Tipografia

Com ou sem serifa? Em caixa alta ou baixa? Se você já teve contato com Design sabe que essas são dúvidas normais de se ter ao definir diretrizes para tipografias de marca. Assim como as cores, esses detalhes são fundamentais ao passar uma mensagem. 

Geralmente, marcas possuem fontes primárias e secundárias. As primárias são, em regra, as tipografias escolhidas para os logotipos, e ficam mais conhecidas. Quem não reconhece as letras da Coca-Cola instantaneamente?  

Mas essas não são as únicas tipografias. Aquelas que chamamos de secundárias, ou de apoio, são as usadas em outras comunicações como para as postagens em redes sociais e campanhas de marketing. 

 

identidade visual

 

Slogan 

Não só de processos visuais vive uma marca e nós sabemos muito bem o poder das palavras. Várias marcas são lembradas imediatamente ao serem associadas aos seus slogans. “Amo muito tudo isso”, “Think different”, “Todo mundo usa”, “Just do it” são apenas alguns desses exemplos.  

Tom e Voz

Se um atributo de sua marca é ser educadora, sua voz precisa ser didática e acessível. Agora, se sua marca é objetiva, sua linguagem não pode ser robusta e prolixa.  

É importante olhar também para as diferenças entre tom e voz. Sua voz não muda, pois é intrinsecamente ligada a seus atributos de marca e a base da sua empresa. 

Já o seu tom vai mudar sempre, visto que é a maneira que você adapta sua voz a diferentes públicos e canais.  

Esse processo de fortalecimento de identidade precisa ecoar em todos os pontos da sua marca.

Seu feed no Instagram precisa gritar essa identidade, seu site precisa comunicar de forma efetiva e coerente, sua loja física tem que ter toques de decoração que são muito claramente perfeitos para sua marca.

 

Por que a identidade visual é importante para o negócio?

Uma identidade gráfica arquitetada e marcante é um passo fundamental para se apresentar ao seu cliente como uma empresa em que ele pode acreditar e investir.

É importante trabalhar com a identidade visual por vários motivos, mas um dos principais é que, com ela, é possível definir de forma visual, prática e “a primeira vista” quem é a empresa.

Ou seja, são várias as vantagens de uma identidade visual e listei algumas:

  • Gera credibilidade: A identidade visual ajuda a transmitir uma mensagem e é importante que ela seja positiva, de modo a impactar leads, gerar vendas e manter a empresa bem posicionada. A sensação de profissionalismo que transmite poderá aumentar, ou diminuir, a confiabilidade.

  • Faz a marca ser lembrada: Para a marca, é super importante que consiga estar nos primeiros pensamentos do consumidor — já que é uma forma de reconhecimento.

  • Cria vínculo com o consumidor: De forma natural e instintiva, as pessoas procuram por relacionamentos. Somos seres sociais e precisamos deles para sobreviver. Precisamos, inclusive, nos afirmar e nos sentirmos pertencentes a um grupo que reforce nossos valores. A identidade visual ajuda a criar vínculos com o consumidor, fazendo com que ele procure a marca como forma de autoafirmação.

  • Atrai as pessoas certas: Uma empresa sem muita personalidade ou sem constância em seus elementos atrai um público qualquer, que, muitas vezes, não se mostra o ideal. As pessoas não sabem muito bem o que esperar da marca, o que facilita o surgimento do sentimento de arrependimento após a aquisição.

  • Melhora a experiência do consumidor: A identidade visual é uma estratégia de marca, que ajuda a gerar sensações no consumidor. Quando bem planejada, provoca experiências positivas, fazendo com que ele faça associações favoráveis, cada vez que se relaciona com a empresa.

  • Fideliza clientes: A facilidade em reconhecer a marca, a identificação com os valores e a sensação de pertencimento gera a fidelização do cliente. Isso fortalece ainda mais a marca e aumenta a probabilidade de um marketing de recomendação.

identidade visual

 

O que é posicionamento de marca?

O posicionamento de marca é o elemento central do sucesso, sustentabilidade e permanência de um negócio em qualquer área. Esse fator está alinhado ao Branding, que reforça a identidade corporativa, aumenta a visibilidade da empresa, melhora a percepção dos clientes, torna o empreendimento cada vez mais viável e com tendência de crescimento no mercado.

Ele tem grande importância nesse cenário de alta competitividade, marcado pela necessidade de as empresas se tornarem cada vez mais relevantes e rentáveis, mesmo com a mudança constante dos anseios de consumo dos clientes.

Ou seja, o posicionamento de marca é um conceito que se refere à maneira como as marcas são percebidas pelo público, o que influencia diretamente nas estratégias de marketing.

Quais as vantagens de um bom posicionamento de marca?

Ele envolve visibilidade e conexão com os usuários, pois somente é possível promover o posicionamento de marca se o segmento de mercado e os potenciais clientes forem devidamente compreendidos e obtiverem as respostas que almejam em suas buscas. Para toda empresa, independentemente de seu porte e nicho, uma estratégia bem-sucedida se traduz em benefícios como:

  • vendas contínuas, já que a oferta comercial está sempre na cabeça do consumidor;

  • maior reconhecimento e visibilidade da marca;

  • autoridade no mercado, construindo audiências, além de clientes;

  • credibilidade e melhor imagem em relação aos competidores diretos, o que se traduz em diferenciais que mantêm essa posição de liderança no mercado.

 

Como definir o posicionamento da sua marca? 

Uma estratégia de posicionamento de marca deve ser valorizada como um projeto extraordinário em toda empresa, o que requer planejamento, análise e esforço. Primeiro, você precisa fazer um estudo que permita detectar o nível atual de visibilidade e autoridade de sua empresa.

A quem o seu produto se destina? 

Ou seja, quem são as buyer personas e o público-alvo da sua marca? Sem saber quem você quer que reconheça a marca, fica impossível definir qual posicionamento você quer ter.

Para isso, defina exatamente quem é o público da sua marca. Uma dica válida é elaborar um mapa de empatia para ajudar a detalhar informações sobre a persona.

A pesquisa de mercado também ajudará a traçar o perfil do cliente ideal e outros detalhes sobre quem irá consumir seu produto ou serviço.

Qual a dor que o seu produto resolve?

O comportamento do consumidor é motivado por duas necessidades básicas: resolver uma dor ou proporcionar um prazer. Assim, é preciso ter claro qual a dor ou o prazer que seu produto satisfaz.

Qual o seu diferencial perante a concorrência?

Aqui você precisa definir quais os valores da marca que justificam comprar o seu produto e não o da concorrência. Ele é mais barato? É melhor? O mais saboroso? O mais rápido?

Juntando as três respostas, é possível definir o posicionamento. Assim, um produto que se destina a classe C, por exemplo, pode ter como diferencial ser o mais barato, enquanto um produto similar que tem como público-alvo a classe A vai se posicionar como o mais durável.

identidade visual

 

O que é branding? 

Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

Todos os movimentos que uma marca faz, desde a criação de um logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles, pessoas que irão representar, tudo isso ajuda a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.

Essas práticas auxiliam na criação de valor além do produto. É mais que o produto, é quem a marca é. É a criação de significado por meio de símbolos.

Qual a importância do Branding?

Ter uma marca com personalidade e propósito, criar identificação com as pessoas, com suas histórias e suas causas. Assim, promover boas experiências de marca é a chave para a recomendação, que hoje é uma das armas mais poderosas para aquisição de novos clientes.

A globalização aumentou a competitividade, e demonstrar diferencial de marca passou a ser necessário, assim como ter um propósito que vá além de um posicionamento.

identidade visual

O que é uma marca?

Uma marca não é só um logotipo, um nome ou uma identidade visual. Ela é um conjunto de sentimentos e experiências que o seu público teve e criou do produto ou serviço que você oferece. 

Muitas vezes esse processo é individual, no qual cada pessoa entende sua marca de uma maneira distinta. Essa perspectiva será sempre baseada nos contextos sociais, culturais, econômicos de cada indivíduo e, principalmente, nas experiências que tiveram com sua empresa.

É justamente por isso que uma estratégia de Branding se faz essencial. Você nunca terá controle total sobre como sua empresa será percebida, o que faz com que você tenha que se diferenciar da concorrência, criando uma marca única e que entregue experiências incríveis do início ao fim.

 

Concluindo: Tenha uma identidade forte e coerente

Ter uma identidade de marca é o que faz com que grandes empresas sejam reconhecidas com apenas uma cor ou um ícone. Mais do que criar um nome forte e um logotipo criativo, é criar um universo para sua marca, que seja relacionável e único.  

O primeiro passo é, indiscutivelmente, criar um nome e um logotipo para sua empresa, o que você provavelmente já tem. Se não, pode entrar em contato que eu te ajudo com isso!

Espero que tenha gostado e não deixe de comentar. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Referências: resultadosdigitais.com.br. rockcontent e neilpatel

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Pri Bellafronte

Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

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