Posicionamento de Marca - Como Definir Promessa de Marca

Publicado em 14/07/2022

Existe uma estratégia de posicionamento por trás de toda marca de sucesso, impulsionando o  planejamento, o marketing e as vendas. O posicionamento é desenvolvido para criar abertura em um mercado que está sempre mudando, um mercado no qual os consumidores estão saturados com produtos e mensagens. O posicionamento tira vantagens das mudanças que ocorrem na demografia, na tecnologia, nos ciclos de marketing, nas tendências dos consumidores e nas brechas do mercado para encontrar novos meios de chamar a atenção do público. 

 

O que é posicionamento de marca?

 

Posicionamento de marca é a estratégia de branding que busca ocupar um único lugar na mente do público-alvo. De fato, há uma verdadeira guerra lá fora pela atenção das pessoas. E a vitória depende de um posicionamento certeiro. Mas o foco dessa estratégia não está no produto, e sim na percepção do consumidor. 

 

Logo, posicionar uma marca vai muito além de promover produtos e serviços. Pense nisso como um exercício contínuo de diferenciação baseado nas opiniões e visões do público-alvo. Para começar, todo o pacote de benefícios e valor do seu produto precisa estar 100% pronto na hora de partir para o posicionamento.

 

Ou seja, para se posicionar com sucesso, você precisa saber exatamente:

 

5-dicas

Agora, sim, você só precisa desenvolver uma estratégia para comunicar tudo isso, da forma mais impactante possível.

 

Porque o posicionamento só se concretiza, de fato, quando sua marca se intensifica no imaginário do seu cliente.

 

“O posicionamento transpõe as barreiras dos mercados hipersaturados para criar novas oportunidades.”

 

O posicionamento leva em conta o mix de preço, produto, promoção/divulgação e praça/distribuição, os quatros “”Ps” que dimensionam e afetam as vendas. As empresas precisam determinar sua posição na mente dos consumidores, considerando suas necessidades, os pontos fortes e fracos das empresas e o cenário competitivo. O posicionamento continua sendo um preceito fundamental na comunicação de marketing, na gestão de marcas e na publicidade. 

 

Exemplos de posicionamento de marca em empresas famosas

Havaianas

post-blog-estudio-roxo-como-havaiana-contruiu-uma-marca-global-1

A empresa criou suas famosas sandálias de borracha em 1962 e baseou todo o marketing na praticidade, custo-benefício e resistência dos calçados. No entanto, com as mudanças no mercado, mergulhou em uma crise sem precedentes no início dos anos 1990.

O mundo já havia mudado, mas as Havaianas continuavam as mesmas: a palmilha branca com tira azul claro, amarela ou preta. O resultado foi a queda expressiva nas vendas e uma posição que nenhuma marca quer: a de commodity, ordinária, igual a todas as outras.

A solução foi criar mais de 40 opções de cores e triplicar o preço, além de investir em publicidade com celebridades ostentando suas Havaianas. Com isso, a Havaianas passou uma mensagem clara: todo mundo usa, todo mundo quer. De fato, o posicionamento da marca permanece forte até hoje, como um produto de sucesso internacional e desejado por todos – inclusive pelas elites.

Coca-cola

maxresdefault

Não tem como falar de posicionamento de marca sem colocar a Coca-Cola no topo dos cases de sucesso. Afinal, a marca foi uma das primeiras a se posicionar como uma experiência, e não como um simples produto.

De fato, transformar um refrigerante de cola em sinônimo de felicidade universal é um feito para poucos. Para alcançar esse patamar, a Coca-Cola se manteve consistente desde seu surgimento, em 1886, evocando a simplicidade e os bons momentos da vida.

O lugar que ela ocupa é muito mais próximo do que o de outras marcas, pois faz parte do nosso dia a dia. Como uma marca social, a Coca-Cola conseguiu um espaço dentro dos lares, nas confraternizações, nas relações e eventos cotidianos.

Hoje, a marca continua ligada às mudanças globais e já se adaptou às novas gerações com a campanha “Sinta o Sabor”.

Dove

maxresdefault (1)

A Dove ouviu as dores das suas consumidoras e descobriu como solucionar os problemas da mulher contemporânea. A marca foi pioneira em trazer a tendência do empoderamento feminino para o mercado da beleza, alcançando um posicionamento único em seu segmento.

A campanha “Real Beleza” foi simplesmente revolucionária, de uma sensibilidade incrível. Por meio da emoção, a Dove imprimiu em sua marca a defesa da beleza sem padrões – um argumento inédito que conquistou as consumidoras.

Pela primeira vez, uma marca de cosméticos conseguiu se posicionar em meio à onda feminista, quando nenhuma outra teria se arriscado dessa forma. A lição da Dove é que o foco no cliente é uma receita mágica, que sempre vale a pena para as marcas.

Starbucks

starbucks

O Starbucks soube se comunicar muito bem com seu público e acompanhar tendências em tempo real. Desde seu início, na década de 1990, a rede de cafés se focou em oferecer uma experiência relaxante e agradável para seus clientes.

Com as mudanças no mercado, a marca manteve sua consistência e personalizou ainda mais sua experiência, chegando ao posicionamento exclusivo de hoje. O Starbucks encontrou um lugar único entre a casa e o trabalho, posicionando seu negócio como um “terceiro lugar” onde as pessoas podem relaxar, tomar um café saboroso e ter ótimas conversas.

 

Conclusão

Pronto, agora você já sabe o que é posicionamento de marca na teoria e na prática. Para isso, não basta vender um excelente produto ou serviço. É preciso vender propósitos, ideias, valores e realizações. Tudo para se diferenciar do restante e para se conectar diretamente ao seu público. Assim, sua marca será associada ao que importa para as pessoas.

 

– 

Se tiver mais alguma dica, pode comentar que acrescento no post.

Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e / ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.

Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Siga-me no Instagram | Facebook | Behance

Porque a sua marca merece ser original e exclusiva.

Alguns outros posts que você pode gostar

Pri Bellafronte

Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

Saber mais

Alguns dos meus projetos

Fique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos

Projeto de Identidade Visual Capim Limão

Projeto de Identidade Visual Capim Limão

Projeto de Identidade Visual Cafés Muzambo

Projeto de Identidade Visual Cafés Muzambo

Projeto de Identidade Visual Ateliê Flavia Salzano

Projeto de Identidade Visual Ateliê Flavia Salzano

Projeto de Identidade Visual Argue

Projeto de Identidade Visual Argue

Projeto de Identidade Visual MT Summit

Projeto de Identidade Visual MT Summit

Projeto de Identidade Visual Juliana Salgado | Dermatologista

Projeto de Identidade Visual Juliana Salgado | Dermatologista

A sua empresa pode ser a próxima

Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.

Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio

© 2020 Pri Bellafronte. Todos os direitos reservados.