Publicado em 14/07/2022
Existe uma estratégia de posicionamento por trás de toda marca de sucesso, impulsionando o planejamento, o marketing e as vendas. O posicionamento é desenvolvido para criar abertura em um mercado que está sempre mudando, um mercado no qual os consumidores estão saturados com produtos e mensagens. O posicionamento tira vantagens das mudanças que ocorrem na demografia, na tecnologia, nos ciclos de marketing, nas tendências dos consumidores e nas brechas do mercado para encontrar novos meios de chamar a atenção do público.
Posicionamento de marca é a estratégia de branding que busca ocupar um único lugar na mente do público-alvo. De fato, há uma verdadeira guerra lá fora pela atenção das pessoas. E a vitória depende de um posicionamento certeiro. Mas o foco dessa estratégia não está no produto, e sim na percepção do consumidor.
Logo, posicionar uma marca vai muito além de promover produtos e serviços. Pense nisso como um exercício contínuo de diferenciação baseado nas opiniões e visões do público-alvo. Para começar, todo o pacote de benefícios e valor do seu produto precisa estar 100% pronto na hora de partir para o posicionamento.
Ou seja, para se posicionar com sucesso, você precisa saber exatamente:
Agora, sim, você só precisa desenvolver uma estratégia para comunicar tudo isso, da forma mais impactante possível.
Porque o posicionamento só se concretiza, de fato, quando sua marca se intensifica no imaginário do seu cliente.
“O posicionamento transpõe as barreiras dos mercados hipersaturados para criar novas oportunidades.”
O posicionamento leva em conta o mix de preço, produto, promoção/divulgação e praça/distribuição, os quatros “”Ps” que dimensionam e afetam as vendas. As empresas precisam determinar sua posição na mente dos consumidores, considerando suas necessidades, os pontos fortes e fracos das empresas e o cenário competitivo. O posicionamento continua sendo um preceito fundamental na comunicação de marketing, na gestão de marcas e na publicidade.
A empresa criou suas famosas sandálias de borracha em 1962 e baseou todo o marketing na praticidade, custo-benefício e resistência dos calçados. No entanto, com as mudanças no mercado, mergulhou em uma crise sem precedentes no início dos anos 1990.
O mundo já havia mudado, mas as Havaianas continuavam as mesmas: a palmilha branca com tira azul claro, amarela ou preta. O resultado foi a queda expressiva nas vendas e uma posição que nenhuma marca quer: a de commodity, ordinária, igual a todas as outras.
A solução foi criar mais de 40 opções de cores e triplicar o preço, além de investir em publicidade com celebridades ostentando suas Havaianas. Com isso, a Havaianas passou uma mensagem clara: todo mundo usa, todo mundo quer. De fato, o posicionamento da marca permanece forte até hoje, como um produto de sucesso internacional e desejado por todos – inclusive pelas elites.
Não tem como falar de posicionamento de marca sem colocar a Coca-Cola no topo dos cases de sucesso. Afinal, a marca foi uma das primeiras a se posicionar como uma experiência, e não como um simples produto.
De fato, transformar um refrigerante de cola em sinônimo de felicidade universal é um feito para poucos. Para alcançar esse patamar, a Coca-Cola se manteve consistente desde seu surgimento, em 1886, evocando a simplicidade e os bons momentos da vida.
O lugar que ela ocupa é muito mais próximo do que o de outras marcas, pois faz parte do nosso dia a dia. Como uma marca social, a Coca-Cola conseguiu um espaço dentro dos lares, nas confraternizações, nas relações e eventos cotidianos.
Hoje, a marca continua ligada às mudanças globais e já se adaptou às novas gerações com a campanha “Sinta o Sabor”.
Dove
A Dove ouviu as dores das suas consumidoras e descobriu como solucionar os problemas da mulher contemporânea. A marca foi pioneira em trazer a tendência do empoderamento feminino para o mercado da beleza, alcançando um posicionamento único em seu segmento.
A campanha “Real Beleza” foi simplesmente revolucionária, de uma sensibilidade incrível. Por meio da emoção, a Dove imprimiu em sua marca a defesa da beleza sem padrões – um argumento inédito que conquistou as consumidoras.
Pela primeira vez, uma marca de cosméticos conseguiu se posicionar em meio à onda feminista, quando nenhuma outra teria se arriscado dessa forma. A lição da Dove é que o foco no cliente é uma receita mágica, que sempre vale a pena para as marcas.
O Starbucks soube se comunicar muito bem com seu público e acompanhar tendências em tempo real. Desde seu início, na década de 1990, a rede de cafés se focou em oferecer uma experiência relaxante e agradável para seus clientes.
Com as mudanças no mercado, a marca manteve sua consistência e personalizou ainda mais sua experiência, chegando ao posicionamento exclusivo de hoje. O Starbucks encontrou um lugar único entre a casa e o trabalho, posicionando seu negócio como um “terceiro lugar” onde as pessoas podem relaxar, tomar um café saboroso e ter ótimas conversas.
Pronto, agora você já sabe o que é posicionamento de marca na teoria e na prática. Para isso, não basta vender um excelente produto ou serviço. É preciso vender propósitos, ideias, valores e realizações. Tudo para se diferenciar do restante e para se conectar diretamente ao seu público. Assim, sua marca será associada ao que importa para as pessoas.
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Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
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Projeto de Identidade Visual | Arena 7 point
Projeto de Identidade visual Sorelle
Projeto de Identidade Visual | GF Produtos naturais
Projeto de Identidade Visual Cafés Muzambo
Projeto de Identidade Fouet
Projeto de Identidade Visual MJB Sofware e Soluções
Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.
Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio