Publicado em 06/12/2022
Criar um logotipo não é tão fácil como parece, requer estudos, pesquisa, disciplina, dedicação, foco e bastante criatividade para não cair na mesmice. Trazer uma ideia do papel para o meio digital às vezes pode ser muito frustrante. Por vários motivos, como por exemplo, não ficar exatamente do jeito que você esperava, demorar mais que o esperado e não saber utilizar a ferramenta. Se não, pode entrar em contato que eu te ajudo com isso!
Tentar resumir uma marca por meio de um logotipo pode ser desafiador do ponto de vista criativo e técnico. Grandes logotipos são alguns dos símbolos mais reconhecíveis que existem. Para mostrar como um logotipo pode ser incrível, vou listar 6 considerações importantes:
Os logotipos devem sempre ser nítidos, ou seja, ele precisa ser visto da melhor forma em qualquer tamanho que seja utilizado. Por exemplo, ele precisa ser nítido em um cartão de visita e também em um outdoor. Precisa ter diferentes formatos e versões de cores. Para isso, é importante criar o seu logotipo em um programa vetorial, como o Illustrator ou o Corel.
O programa vetorial permite a escala infinita e em alta qualidade do logotipo. Ele não vai perder a consistência nem na forma e nem nas cores.
Um ótimo logotipo refletirá a identidade de uma empresa – seus valores e essência. Aqui é mais do que o logotipo, trata-se de um sistema de elementos de design, como cor, forma, imagem, textura, tipografia, padrões e materiais, criado para comunicar valores de uma empresa a um público específico. A aparência e o comportamento são capazes de desencadear associações, expressar valores e inspirar fidelidade.
Nike, Apple e Amazon são exemplos de grandes logotipos que reconhecemos facilmente. Lembre-se de que todos eles conquistaram esse status ao longo de muitos anos, após inúmeras campanhas de marketing e publicidade. Em vez de tentar criar o próximo logotipo icônico, concentre-se na legibilidade (em todos os tamanhos), na usabilidade e em transmitir a sensação da marca para a qual você está projetando.
Um logotipo deve ser facilmente reconhecível como uma representação da sua marca. A legibilidade é vital, portanto, cuidado com o excesso de design. Um logotipo com elementos de design simples e limpos transmite de forma rápida e fácil a identidade da marca.
Existem algumas formas de logotipos. Eles podem ser um
Monograma, como a marca da Chanel ou da LG.
Lettermark: Como a Coca-cola e a Canon
Pictóricas: Como a Lacoste ou a NBC
Abstratas: Como a Renault ou a Pepsi
Através de testes, você experimenta qual o logotipo melhor se adapta para as necessidades da marca.
Quando você tiver uma ideia central, continue tentando, revisando, refinando e recriando. Ao criar novas versões, salve as versões anteriores para que você possa consultá-las quando necessário. Revise todas as suas versões e tente combinar elementos de design de cada uma. Às vezes, um bom logotipo precisa apenas de um simples ajuste para se tornar ótimo.
Com essas dicas você estará no caminho certo para ter um logotipo que se adapte à sua marca e reflita a missão, os valores e o posicionamento.
Espero que tenha gostado e não deixe de comentar. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.
–
Quer profissionalizar seu negócio através de uma Identidade Visual completa?
Você está no lugar certo!
Basta entrar em contato https://pribellafronte.com.br/ que estarei à disposição.
Siga-me no Instagram | Facebook | Behance
Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.
Saber maisFique a vontade para clicar nas fotos e ver mais detalhes sobre os projetos
Projeto de Identidade Visual Pontarolo Advogados Associados
Projeto de Identidade Visual Café Trigueiro
Projeto de Identidade Visual | GF Produtos naturais
Projeto de Identidade Visual | Salzano Cocoa
Projeto de Identidade Fouet
Projeto de Identidade Visual Cadernos da Lina
Muito mais que um logotipo memorável, uma boa estratégia de branding aumento o valor de uma empresa.
Vamos juntos construir uma marca autêntica e com personalidade para o seu negócio