5 erros e equívocos ao construir sua identidade visual sozinho

Publicado em 14/12/2022

Em muitos casos, micro e pequenas empresas com o intuito de reduzir custos, optam em construir sua identidade visual sozinhos ou confiam em alguém próximo ou até mesmo um familiar, que não possui conhecimento. Porém, embora possam acreditar em estarem economizando, depois de um tempo começam a perceber a necessidade de investir de forma profissional nesse processo.Caso você ainda não tenha uma boa identidade visual ou esteja pensando em fazer um redesign da sua marca, pode entrar em contato que eu te ajudo com isso!

Toda marca precisa de uma Identidade Visual para transmitir sua mensagem e se conectar com seu público. E não estamos falando apenas de logotipo, mas sim do conjunto de elementos que representam uma empresa: cores, tipografias, símbolos, formas. Para ficar mais claro: é a maneira como sua marca é lembrada!

E quais os 5 erros mais comuns que as pessoas cometem ao criar a Identidade Visual sozinhas?

1- Incompatibilidade com algumas plataformas

Ao desenvolver a identidade visual, é fundamental pensar em suas várias aplicações, tanto no meio físico quanto no virtual. O logo, por exemplo, deve ficar bem em impressos, embalagens, outdoors etc. Também deve ser adequado a posts em redes sociais, anúncios, imagens de fundo do site da empresa, entre outras mídias.

Não se esqueça de que, no ambiente digital, o logo ainda precisa ser desenvolvido para que apresente sua mensagem e sua beleza em diferentes tipos de dispositivos (responsividade) e mídias.

2- Criação de um logo simples não vetorizado 

Um bom logo precisa ser ajustável e flexível. Afinal, como logo da sua empresa, ele estará presente em todos os materiais relacionados à sua marca. Isso significa que ele precisa ser usado em diversos tamanhos sem distorção, e também que ele precisa se adaptar bem a diversos materiais diferentes. 

Tenha isso em mente ao criar seu logo: a imagem dele deve ser de alta qualidade, permitindo que ele seja usado de muitas formas sem perder a eficiência. Um bom programa para garantir isso é o Adobe Illustrator. O Photoshop, embora seja uma ferramenta muito eficaz, possui muitas limitações com o trabalho com vetores, e portanto não é uma boa escolha.

3- Exagero no uso de cores e na quantidade de informações 

O seu logo precisa ser uma imagem memorável. Isso não quer dizer que precisa ser super elaborado ou cheio de detalhes e muitas cores. Na verdade, para evitar erros na criação de logos, o ideal é buscar simplicidade no design.

Evidentemente, isso não é o mesmo que fazer um logo sem graça. A questão é ter como objetivo um logo que seja simples, mas que carregue impacto e que, portanto, fique marcado na mente dos seus clientes.

4- Uso de tipografia complexa 

A escolha da tipografia é fundamental para transmitir um bom conceito para a marca. Uma tipografia com muitos elementos, com dificuldade de leitura não é interessante. Utilizar muitos tipos e estilos de fonte também não é uma boa opção. 

A utilização de fontes muito semelhantes pode causar confusão para o leitor. Isso tira a hierarquia que está a tentar estabelecer ou amortece a afirmação que está a tentar fazer. Distorcer o seu texto pode torná-lo mais difícil de ler, pixelizado ou simplesmente feio. Então, por favor, nada de esticar, amassar/amassar, inclinar ou qualquer outra coisa que possa destruir as belas formas das letras que está a utilizar.

5- Falta de conceito, objetividade e posicionamento da empresa 

Descobrir o público alvo da sua empresa é algo que deve preceder qualquer iniciativa de marketing. Afinal, é preciso saber para quem você quer vender, e, portanto, como atingir aquela audiência. O seu logo deve ser criado de acordo. Se o seu público alvo é jovem, por exemplo, é necessário ter um design moderno.

Concluindo..

A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência a quem escolhe o seu empreendimento e os produtos.

Ela deve representar o conjunto de valores pensados pelo empresário para dar identidade ao negócio. 

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Pri Bellafronte

Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

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