3 razões para investir na identidade de marca

Publicado em 13/06/2019

Se você é empreendedor, seja pequeno, médio ou grande, você precisa de uma marca, de uma identidade visual. Você precisa reconhecer e aceitar que vivemos em um mundo cheio de marcas! Já parou para pensar nisso? Repare no seu banheiro, quantas marcas diferentes tem nele? Se você, empreendedor, não tem marca, já está sendo passado pra trás por milhares de outros empreendedores e perdendo potenciais clientes. Vou explicar o porquê. Com uma marca, a sua empresa passa a ser reconhecida e ser diferenciada de empresas concorrentes. Por exemplo, sem uma marca, como o seu cliente irá te diferenciar das demais empresas? Uma marca diz quem você é, ela espalha e transmite ideias e valores de sua empresa. Ela posiciona a sua empresa na mente dos seus consumidores. Isso quer dizer que o investimento em design gera um competição duradoura no mercado. A seguir, listo 3 razões para investir na identidade da marca em sua empresa:

1º Facilita a compra pelo consumidor.

A identidade da marca permite a qualquer empresa, de qualquer porte, em qualquer lugar, uma imagem para reconhecer, diferenciada e profissional, que certamente a posiciona para o caminho do sucesso. A identidade da marca ajuda na diferenciação de seus concorrentes e na percepção da empresa. Transmite respeito e facilita a compreensão. Fideliza o cliente e incentiva a voltar outras vezes. Uma identidade de sucesso inclui elementos como nome fácil de se lembrar e escrever e um design diferenciado. Vejamos o caso da empresa Starbucks, sempre mantendo o seu padrão de identidade em qualquer loja que você vá. Porque nós nos sentimos bem comprando nela? Porque uma caneca com a marca da Starbucks vale até 5 vezes mais do que uma caneca igual, porém sem a marca? Isso é a diferenciação, é a fidelização do cliente com a marca. Não é a toa que é uma das maiores redes de café do mundo.

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2º Facilita a venda

Todos na empresa estão vendendo, seja o CEO, um empreendedor novato, um consultor financeiro, organizações sem fins lucrativos, como na arrecadação de fundos ou na busca de voluntários.  A identidade da marca funciona em diferentes públicos e culturas para construir consciência e o entendimento da empresa e seus pontos fortes. Procurando deixar claro a proposta de valor da empresa e principalmente tendo coerência na comunicação nas várias mídias passando um foco poderoso e preciso da empresa. Novamente o Starbucks está presente, não somente com um padrão em suas lojas, mas também em seu design de embalagens. Vai dizer que você não se sente bem andando com um copo da Starbucks? Isso é o que todas a marcas precisam buscar. O cliente ficar feliz e realizado por poder usar a marca. Hoje a empresa conta com mais de 20 mil lojas espalhadas pelo mundo. E diversas opções de bebidas além de cafés, como chás e bebidas geladas, proporcionando aos clientes uma maneira fácil de experimentar seus produtos

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3º Facilita a construção de valor da marca

A meta de todas as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grande é agregar valor. O que seria agregar valor? É acrescentar inovações, se diferenciar do mercado, sempre com o objetivo de satisfazer o cliente. E isso é um desafio para os empreendedores que buscam manter o seu negócio mais atraente ao longo do tempo. Não importa o tamanho da sua empresa, pode ser pequena ou sem fins lucrativos, ela precisa de uma marca para construir o seu valor. O sucesso do seu futuro depende da conscientização do seu público, da sua reputação e da defesa de seus valores. Uma identidade de marca forte ajuda a construir um valor de marca por meio de um maior reconhecimento, fidelidade do consumidor, que por sua vez ajudam a sua empresa a se tornar mais bem sucedida. E mais uma vez a Starbucks é uma marca que sabe agregar valor, diferenciar-se de uma forma que faz com que os clientes amem mostrar que estão “usando” os produtos dela. A marca tem como objetivo trazer o consumidor para a loja, como um “terceiro lugar”. O que isso quer dizer? O lugar após a casa e o trabalho. Para passar o tempo, em um lugar confortável, com sofás, internet, tomadas para carregar notebooks e afins.

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Esses são, na minha opinião, alguns dos principais pontos que acho importantes na construção e principalmente nas razões do porquê é importante ter uma marca, uma identidade visual. A identidade de uma marca ajuda a criar polos de atração que captam e fixam os consumidores, compreendendo os consumidores, para trabalhar as sua percepções, preferências, valores e estilo de vida. Identificar os pontos de contato com os clientes na hora da interação do consumidor com os produtos / serviços. E quais são esses pontos de contato? Mídias sociais, sites, cartão de visita, folder, embalagens, boca a boca e etc. Toda forma de contato é bem vinda, mas nada de forma exagerada e invasiva. As melhores identidades visuais incorporam e impulsionam a marca pelo apoio que oferecem às percepções. Ela se expressa em cada ponto de contato da marca e torna constante seus valores e sua tradição.

Caso precise de um bom profissional para a criação da sua marca e/ou da sua identidade visual, para você ou para a sua empresa, basta entrar em contato que estarei a sua disposição.

Espero que tenham gostado. Não deixe de comentar abaixo. Faça bom proveito e se tiver alguma dúvida basta entrar em contato.

Referência: Design de identidade da marca

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Pri Bellafronte

Sobre Pri Bellafronte

Sou Designer Gráfico, especialista em design de identidade visual. Crio marcas e logos para pequenas e médias empresas, de forma 100% artesanal. Meus trabalhos buscam expressar significado, representando a essência de seu negócios ou de sua organização.

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