Já faz um tempo que li esse livro: “Produtividade Máxima – Como assumir o controle do seu tempo e ser mais eficiente, Tamara Schwambach” e resolvi passar um pouco para vocês algumas etapas bem interessantes que ele cita, como os 5 níveis da pirâmide da Produtividade Máxima:
- Organização espacial: O processo começa lidando com o acúmulo de documentos, revistas, correspondência, papéis e livros. No mundo corporativo, essa é a necessidade mais básica no caminho para o aumento da produtividade.
- Organização eletrônica: É indispensável para o sucesso no nível seguinte que você disponha de sistemas para ordenar suas informações online. Todos os recursos de comunicação, armazenamento e recuperação de informações em meio eletrônico.
- Gerenciamento de tempo: Esta é a necessidade mais comum associada à produtividade. O gerenciamento do tempo envolve a administração de tarefas e compromissos, lista de afazeres, agendas e tudo o que se faz no dia a dia.
- Alinhamento entre atividades e objetivos: As tarefas nesse nível são definir metas profissionais e pessoais e adequar as atividades do seu dia a dia à realização desses objetos.
- Possibilidade: Assim como a realização pessoal da hierarquia de Maslow, o quinto nível da Pirâmide da Produtividade Máxima é a consequência do domínio dos quatro níveis anteriores. O nível 5 não é algo a ser alcançado ou um lugar onde permanecer: em vez disso, possibilidade é o processo contínuo de questionamento e definição de metas em busca da realização plena de seu potencial individual.
Ou seja, embora ela seja uma série de 5 níveis, nem sempre é um caminho linear. O dia a dia, o corre-corre e a evolução do mundo físico e eletrônico, sempre haverá meios de melhorar a produtividade. Mesmo depois que você dominar um nível, poderá voltar no outro de vez em quando. É fácil ter recaídas, e por isso é importante verificar se você continua aplicando o sistema de organização. Novas estratégias e habilidades também costumam trazer consigo novos métodos para aumentar a sua produtividade. À medida que a natureza dos seus objetivos e as atividades daí resultantes mudam, é provável que você precise adotar outros sistemas para lidar com as mudanças em sua rotina.